3 toneladas de carbono a menos

Aos 15.000km de golfinho, resolvi calcular o quanto deixei de produzir de carbono nessa vida elétrica. Assumi um consumo de 10 km/l do meu carro (era menos, mas este valor fica mais em linha com um valor genérico). Portanto, deixei de queimar uns 1.500 litros de nossa gasolina (com 72,5% de pureza).

Utilizando o conhecido cálculo 1.500 x 0,725 x 0,75 x 3,7, chego a 3.018 kilos de CO2 que deixei de jogar no ar que você respira.

É o golfinho salvando duas vezes o seu peso em CO2. Sinto-me orgulhoso e imagino o quanto todoa os irmãos aqui salvamos em CO2 no agregado até agora.

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Essa questão de co2 é uma incógnita.

A China é o maior poluidor do mundo e deve ter emitido várias vezes o peso do carro em co2 durante o processo produtivo dos componentes.
Sem falar do problema que é o resíduo da bateria e tb os países que queimam carvão para produzir eletricidade. Ok que não é o caso do Brasil, mas que essa história de carro elétrico reduzir co2 é muito mal contada, isso é…

Não é incognita não. É matemática. Incremental.

Eu realmente deixei de jogar 3 toneladas de CO2. Se o carro consumiu CO2 para fabricar, todo carro consome. Só que, a cada dia que passa, é mais CO2 que deixou de ser jogado no ar. E nos próximos 15.000km serão mais 3 toneladas que foram salvas, independente do passado ou do futuro do carro.

Por que será que toda que vez que a gente quer comemorar aparece alguém querendo aparecer pra estragar?

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Não acho que seja alguém querendo estragar, mas sim que a conta precisa ser mais pragmática mesmo.

Seu dado não está incorreto, porém no cálculo “do berço ao túmulo” é preciso levar em conta muitos outros fatores.

Sim, todo carro emite CO2 durante a produção, mas é inegável que o elétrico emite mais devido aos processos de mineração e fabricação da bateria.

É excelente que estejamos deixado de jogar CO2 no ar ao conduzir nossos VEs, mas a conta provavelmente só inverte no longo prazo pra compensar essa diferença de emissão.

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“According to current estimates, producing an average electric vehicle battery releases around 100 kilograms of carbon dioxide equivalent per kilowatt-hour (CO2e/kWh), meaning a larger battery will have a higher carbon footprint during production”

Ou seja… Pagastes por 30kwh de bateria até agora… Daqui há pouco vais entrar no “break even”

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Tem a fonte desse dado? Não estou questionando a informação, mas queria ler mais sobre.

Eu imaginava que essa conta seria mais próxima dos 50-60k.

A China está mudando rapidamente a matriz energética para fontes renováveis, mas sim, produzir a bateria gasta energia, assim como qualquer atividade industrial.

Falam do custo energético para produzir a bateria e o novo termo “do berço ao túmulo” do carro elétrico, que nunca vi ninguém falar para carro a combustão que tem 2.000 pecas a mais só no motor para serem produzidas.

E a economia não foi só esse de CO2 da queima da gasolina, convenientemente esquecem do custo energético “do berço ao ar” para extrair, refinar e distribuir a gasolina, que não aparece magicamente no tanque do carro. Mesmo considerando só essa economia, um carro a gasolina com 10 anos de uso joga em média 30 toneladas de CO2 na atmosfera.

Carro elétrico tem seus defeitos, mas poluir mais que carros a combustão não é um deles.

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Sem a menor sombra de dúvidas, se polui mais durante a produção, essa conta com certeza se inverte no longo prazo.

Muito mais do que convenientemente.

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Eu ia escrever exatamente o que o @julio falou! E ainda tem a pegada na fabricação do carro, que deve ser maior no carro à combustão já que é muito mais complexo e tem centenas ou milhares de partes (bateria à parte), cadeia de fornecedores maior (a Byd fabrica as sete elementos do motor elétrico).

E nem falamos do descarte de óleo e problemas ambientais causados por vazamentos de petróleo, óleo lubrificante, diesel, gasolina e outros derivados.

Se for levar a questão a ferro e fogo, deveríamos todos andar a pé, de bicicleta, metrô ou tróleibus/VLT. Mas já que optamos por comprar um carro, deixem-me sentir feliz por não ter jogado estas 3 toneladas na atmosfera, prefiro isso a me sentir culpado por ter comprado um carro elétrico.

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É a mesma matemática do apostador do Tigrinho que fala que ganhou R$ 100 mas esquece os R$ 500 que mandou antes. Assim são os caras que emitem toneladas de co2 nos jatinhos para discutir a redução de emissão de… co2!

Se foi produzido na China, emitiu co2 a vontade e nunca será retirado a menos que plante árvores ou algum outro processo do tipo. “Deixar de emitir” é uma conta que não faz sentido. A byd é o gordão vegano que come pizza de espinafre e contabiliza os MC’s que deixou de comer. Mas emagreceu o que? Difícil dizer sem olhar para a balança.

Para falar de redução tem que olhar a cadeia produtiva e a matriz energética, que por hora é 60% baseada em queima de carvão na China. Um cabo usb produzido na China foi responsável por uma emissão de co2 que nunca será retirado, não só pela energia gasta (60% carvão!), mas também pelo diesel do transporte até aqui. E olhe que cabo usb não queima combustível.

Não entro nessa de quem emite mais ou menos co2. Estou apenas dizendo que a conta divulgada na mídia não bate com nada. Toda estatística é ótima quando a gente pode escolher só as variáveis convenientes.

Posta num fórum de discussão e se afeta com uma resposta honesta. Não é a toa que elétrico está virando sinônimo de frescura. :nail_care:

Que falta faz deslike nesse fórum.

O CO2 e outros gases tóxicos são emitidos na sua cidade, no ar que você respira. Se o cara fosse dono de petrolífera até daria pra entender, mas um cidadão que defende ser envenenado diariamente é difícil de entender.

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Na falta de dislike, melhor fazer o mesmo que fiz com aquele youtuber do video polêmico e ignorar.

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Mostre aí essa defesa, por gentileza.

Rapidamente o assunto saiu de uma questão qualquer para algo pessoal, para querer aparecer, estragar ou defender o pior para si. Não sei de onde tiraram essas conclusões.

Quando o post for fechado só para quem concorda sem nenhuma ressalva, peço que expliquem sem entrar no mérito pessoal.

Carros elétricos são geralmente mais ecológicos em termos de emissões de CO₂ ao longo do ciclo de vida em comparação com carros a combustão, mas isso depende de vários fatores. Vamos aos principais pontos:

  1. Produção do Carro e Baterias

A fabricação de carros elétricos, especialmente a produção de baterias, é mais intensiva em CO₂ do que a de veículos convencionais. As baterias requerem minerais como lítio, cobalto e níquel, cuja extração e processamento emitem mais CO₂. Estudos apontam que um carro elétrico, ao sair da fábrica, já acumulou uma “dívida” de CO₂ maior em comparação a um carro a combustão.

  1. Emissões Durante o Uso

Durante o uso, carros elétricos produzem zero emissões diretas, pois não têm escapamento. Já os veículos a combustão continuam emitindo CO₂ enquanto rodam. Com uma fonte de energia elétrica renovável (como eólica, solar ou hidrelétrica), as emissões do carro elétrico são quase nulas durante toda a fase de uso. Em países onde a matriz energética é baseada em carvão ou gás, o carro elétrico ainda emite CO₂ indiretamente, mas geralmente bem menos que um carro a combustão.

  1. Ponto de Equilíbrio de Emissões

Estudos indicam que, dependendo da fonte de eletricidade e da eficiência do veículo a combustão, um carro elétrico se torna mais ecológico em emissões de CO₂ entre 1 a 3 anos de uso (ou cerca de 20.000 a 60.000 km percorridos). Depois desse ponto de equilíbrio, o elétrico continua a “economizar” CO₂ em comparação ao carro a combustão.

  1. Reciclagem e Descarte das Baterias

O descarte das baterias dos carros elétricos também é um fator a considerar. Programas de reciclagem e reaproveitamento estão avançando, o que ajuda a reduzir o impacto final. Mesmo assim, as baterias, ao final de sua vida útil, exigem tratamento para evitar poluição.

Resumo

Em geral, carros elétricos compensam sua maior emissão inicial de CO₂ na produção ao longo do uso diário, especialmente se carregados com energia de fontes renováveis. Eles se tornam mais ecológicos em um período de alguns anos de uso, dependendo da matriz energética do local e da eficiência do veículo substituído.

Fonte: chatgpt

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Você mesmo vai responder essa:

E seguindo a recomendação do @Truc_dp , meus comentários se encerram por aqui.

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Pegue duas garagens fechadas, sem janelas, coloque um carro a combustão e outro elétrico.
Qual delas vc ficaria?
Pelo seu argumento, vc ficaria na garagem com carro a combustão, mas vc nem perceberia o erro
Eu prefiro o elétrico , a mesma coisa vale para a minha cidade, prefiro um elétrico parado do meu lado no trânsito ou na rua de casa.

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@munhoz99 o meu carro é elétrico mas sei que nesse quase 01 ano de uso ainda está em “dívida ecológica”, mesmo sem emitir co2 com queima de combustível.

Pelo meu argumento essa questão de co2 não é simplesmente queima de combustível.

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Vale lembrar que o etanol usa muito diesel para produção e transporte então ainda polui até 40% do que a gasolina polui. Então 40% dos 27,5% de etanol entram na conta do CO2.

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Na pegada de carbono, o app da geração solar faz um cálculo(não sei no que ele se baseia).

Aproximadamente 3 anos de geração solar com um sistema de 9Kw de pico. Ta dando 30.7 toneladas de CO2 que foram “economizados”. Talvez seja menos ja que a matriz brasileira é relativamente limpa, mas como não sei no que ele se baseia, fica difícil dizer se está correto.

Edit: achei no app o cálculo, e pesquisando a emissão por geração brasileira, o app ta com uma emissao de CO2 por kw/h menor do que a emissão brasileira… então a redução de CO2 é maior ainda.

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