Pessoal, alguém aqui já teve problema com a bateria 12V do Dolphin Mini?
Na segunda-feira meu carro morreu completamente. Acionei a BYD Assistance, consegui fazer o carro funcionar com auxílio de uma bateria externa (mas se desligasse, ele morria totalmente novamente) e levei o veículo para a BYD Alphaville, em Barueri, por volta das 15h.
Depois do diagnóstico (provavelmente na terça pois o carro ficou um tempão ligado nesse dia), constataram que o problema era a bateria 12V e que seria necessário substituí-la. O problema é que a concessionária não tinha a peça em estoque (o que é um absurdo a meu ver) e precisou fazer um pedido de urgência.
O problema é que a bateria não chegou ainda e estou a quase 1 semana sem o carro.
Queria saber de quem já passou por algo parecido:
Quanto tempo levou para a bateria chegar e o carro ser liberado?
A concessionária forneceu carro reserva ou alguma outra solução de mobilidade?
É possível solicitar algum tipo de carro reserva/assistência nesses casos?
Existe algum procedimento que eu possa cobrar da concessionária ou da BYD Assistance para acelerar o processo?
Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver de alguma outra forma?
Estou tentando entender se esse prazo é algo comum ou se devo insistir mais com a concessionária/BYD.
Se o seu carro for dos primeiros que chegaram com bateria de chumbo, sim, pode trocar. Se for a de LFP, a resposta é simples! NÃO! a bateria de LFP usa um gerenciador de carga, a BMS, se carregar como faz com a de chumbo, metendo mais de 12v ela pode pegar fogo.
Tive problema com a bateria de 12V dia 3 de agosto. Liguei para a BYD e consegui que levassem o carro de Itaipava, onde moro, para Juiz de Fora, onde comprei o carro. Queriam levar para Nova Iguaçu. O reboque da Porto Seguros não conseguia entrar na garagem do Shopping onde o carro se encontrava. O carro estava morto e travado. Então veio um técnico da Porto, viu que a bateria de 12V estava descarregada, usou um equipamento de assistência de partida, ligou o carro, colocou em cima do reboque e levou para Juiz de Fora.
O carro ficou uma semana na autorizada de Juiz de Fora. Disseram que foi difícil encontrar o problema, mas que não tiveram que trocar nenhuma peça, foi só uma atualização de software.
Peguei o carro em Juiz de Fora e já na BR-040 deu a mensagem “Please check SRS system”. Segui para a Itaipava de qualquer maneira, não voltei para Juiz de Fora.
No dia seguinte minha esposa foi a Petrópolis com o carro e o carro deu a mensagem “Please chech the EPS system”. Ela teve tempo tempo estacionar o carro antes dele apagar inteiramente.
Dessa vez chamei a Porto Seguro para rebocar o carro por conta do meu seguro. Novamente o motorista do reboque chamou o apoio para liberar o carro, o técnico do apoio viu que a bateria de 12V estava baixa, usou o equipamento de assistência de partida e minha esposa foi dirigindo até a concessionária da BYD em Petrópolis. A bateria foi trocada e o carro não apresentou mais problemas.
O que mais me impressionou nessa história toda foi a dificuldade da BYD de Juiz de Fora para resolver um problema tão simples, que qualquer técnico da Porto Seguradora sabe o que é.
Também fiquei sabendo que é muito perigoso tentar mexer por conta própria nessa bateria e que quando ela fica baixa começam a aparecer todo tipo de mensagem de erro no painel do carro.