Estamos desenvolvendo uma função de Vehicle-to-Load (V2L), que permite usar a energia do carro para alimentar dispositivos externos. Uma das ideias é permitir que o usuário escolha a tensão de saída — 127V ou 220V.
Durante o desenvolvimento, surgiram algumas dúvidas, e gostaríamos muito de ouvir a opinião de vocês:
1. Alguns membros da equipe são contra lançar essa função. Com base em pesquisas internas, em cidades onde o padrão é 127V, a maioria dos pequenos eletrodomésticos é projetada para essa tensão, e a necessidade de 220V seria limitada.
2. Mesmo pensando em cenários como picapes elétricas e híbridas, fica a dúvida:
Existem realmente usos práticos, ferramentas ou situações em que seria necessário alternar entre 127V e 220V?
No geral, achamos a ideia interessante, mas ainda não temos certeza se existem cenários do dia a dia suficientes para justificar essa funcionalidade.
Queremos muito ouvir vocês:
Você usaria esse tipo de função?
Em que situações faria sentido alternar entre 127V e 220V?
A opinião de vocês é muito importante para ajudar a definir esse recurso. Desde já, obrigado pela colaboração!
Um exemplo prático, na minha cidade é 220V e tudo em casa é 220V. Mas tenho parentes que moram em outra cidade que tudo é 127V. Não consegui demonstrar o V2L para eles pois meus carros estão configurados para 220V.
Isso vale também quando alugamos um AirBnb, chácaras, etc e precisamos ligar algo caso apareca algum imprevisto.
Ter essa função no carro seria bem vinda e permitiria usar o V2L em qualquer lugar do Brasil em.qualquer situação.
@julio ,obrigado pela resposta! Queria entender melhor: em Airbnbs e casas de campo, que tipo de equipamentos precisam ser ligados antes? Isso geralmente é para evitar qual tipo de problema?
Concordo com os colegas: o carro deveria oferecer esta possibilidade de configuração para o usuário final. Com avisos, disclaimers - e se a central multimídia conseguisse emitir um alerta quando detectar a conexão de um plug V2Lindicando a voltagem atual configurada, acho que mitigaria bastante algum descuido.
Como já foi comentado em threads anteriores, o Brasil tem uma rede elétrica heterogênea em relação à voltagem padrão das regiões, e sim, é bastante útil ter a possibilidade de configurar esta funcionalidade.
Voto para sim, fornecer esta funcionalidade para o usuário final.
@Liz2025 tudo bem? Tudo que vocês fizerem para jogar a decisão para o usuário será sempre melhor. Foi assim com o botão de apagar faróis led, com o botão de desativar o TSR, e vai ser assim com a tensão do V2L. E a boa noticia é que nem BYD nem os clientes têm custos nesse processo ( não vou considerar o salário dos desenvolvedores porque já estão lá pra fazer coisas melhores” ).
Pela intensão do seu projeto, acredito ser um tipo “V2L Autotransformador”. Tempos atrás discutimos aqui em um tópico sobre usar um autotransformador que rendeu bastante comentários,(seria algo muito restrito). Mas uma coisa que seria muito interessante (e eu creio que em breve podemos ter), seria a opção do proprietário nas configurações de energia via multimídia selecionar a opção de tensão de saída para V2L ou então ajustar para definido uma faixa de tensão aceitável, como é nos carregadores bi-volts, visto que a BYD conhece os mercados na qual exporta seus veículos e isto já vir definido.
Eu acho que a possibilidade de alterar pela multimedia implica em avisar com bastante destaque a voltagem de saída configurada na multimedia quando o carro está fornecendo energia para dispositivos. O EX5 informa amperagem e voltagem quando está fornecendo energia para outro dispositivo.
A configuração ideal Seria 220V em duas fases de 127V. Não sei se já é assim quando configura em 220V. Aí cada um configura seu(s) cabo(s) de saída conforme a necessidade. Tem acesso a 127V e 220V sem mudar a configuração.