Instalação Wallbox com transformador

Pessoal, bom dia! Sou nova aqui no fórum, moro em Contagem MG e comprei um byd dolphin GS e preciso instalar o wallbox. O problema é que moro em um prédio com 8 apartamentos e meu padrão é monofásico, apenas 110v e o wallbox é 220v. Para fazer a alteração de carga na CEMIG é muito caro e burocrático então me disseram para usar um transformador de 12.000va que suporta o wallbox de 7.000w. Porém não encontro nenhum prestador de serviço que instale o wallbox com o uso do transformador, todos falam que não é recomendado, sendo que no próprio site da BYD eles mencionam que pode fazer uso do transformador. Gostaria da ajuda de vocês quanto a isso, alguém usa o wallbox com transformador? Dá certo? Obrigada!

O ideal seria procurar um engenheiro elétrico para fazer a avaliação da instalação como um todo.

O uso do transformador, sozinho, não é problema algum. Mas dado que você tem uma instalação monofásica, é preciso avaliar a disponibilidade de carga da sua instalação. Sua instalação é coletiva, provavelmente seu prédio não tem transformador próprio dado o tamanho, mas ainda assim é importante verificar se a carga disponibilizada é suficiente para todas as unidades consumidoras.

Aqui dificilmente vamos ter acesso a todas as informações relevantes para essa análise.

1 curtida

Instalar um transformador para 7000W na saída em 220V não vai ser viável devido à corrente na entrada que será muito alta.

Minha sugestão para você é verificar se é possível instalar uma tomada de 20A em 110V mesmo na sua vaga e utilizar um carregador portátil que trabalhe nessa tensão. Vai ser o mais viável tecnicamente e economicamente.

Talvez seja até possível usar uma tomada de 32A com 110V com um portátil de 7kW, precisa confirmar se funcionaria eu nunca vi alguém fazer esse teste, mas acredito que funcionaria.

Se for possível, vc chegaria em aproximadamente 3kW de carregamento, o que é suficiente para cargas durante a noite.

2 curtidas

Exatamente. O primário desse transformador teria que trabalhar em, no mínimo, 64a pra chegar nos 220v 32a que os 7kw demandariam. O primário pode acabar consumindo toda a carga disponível da unidade, no melhor dos cenários o disjuntor desligaria se ligar praticamente qualquer coisa durante a carga.

Salvo engano, o padrão da CEMIG para instalações monofásicas novas é de 8kw.

Acho que, ao mesmo tempo em que você procura uma solução a curto prazo, e ao que tudo indica não será uma grande solução, vale a pena trabalhar na melhor solução que seria a mudança de carga. Partindo do princípio de que ter 220V disponível beneficiaria todos os moradores (ar condicionado melhor por exemplo), não valeria a pena levantar os custos e discutir em assembleia? Pode haver outros moradores que pretendam ter VE também que facilitem esse processo. Sabemos por experiência aqui no fórum que a coisa costuma caminhar contra, mas quem sabe com poucos apartamentos seja mais fácil.

Nenhuma solução é melhor que a definitiva…

Qual o modelo desse wallbox? Pq a informação sobre ele ser somente 220v pode estar errada.
Como o pessoal mencionou acima, pra ter 220v carregando na potencia maxima, precisaria ter uma entrada de 110v rodando a 64 amperes, isso precisaria ter fiação de no mínimo 16mm vindo la do poste.
Se o wallbox aceitar entrada 110v, pelo menos vc vai conseguir usar ele com 32 amperes carregando em 3,5Kw. Leva o dobro do tempo, mas é mais econômico e seguro.
E a opção que o @dawtaylor falou em comprar um carregador portátil tem 2 vantagens. Carregar em qualquer lugar, inclusive no trabalho se permitirem e ter um custo mais baixo de instalação.

1 curtida

Essa sugestão foi do @Br_Robot. :upside_down_face: