Como diria o saudoso jornalista Ibrahim Sued: Bomba, Bomba, Bomba!!
Divulgação de preços nada ainda…
R$ 339.990,00 versão AWD, 531CV.
40k a mais que o Seal… Eu já sou um que não vai comprar ![]()
Dado que a proposta é ser “mais refinado”, até que faz sentido. Mas eu achei interessante vir com uma versão RWD… se vier mesmo, claro.
RWD no preço do Seal deve ser uma boa opção, vamos ver.
Achei salgado. Ainda mais que o Seal na prática estava sendo desovado muito abaixo da tabela.
Acho que tinha que ser menos ainda, 289 por ai, pq é outra porposta ai.
Dentro da margem de diferença que estava achando que viria. SUV é a modinha dos ultimos anos e só pelo form factor, as marcas já cobram a mais, mesmo que fosse até mais simples que o sedan.
A BYD conseguiu o que queria, se tornar a marca chinesa de referencia no nosso mercado.
E como a administração local é brasileira, feita de executivos vindos de outras marcas, seguem a cartilha das montadoras nacionais. Criam a fama e sentam nela pra cobrar mais caro.
É o famoso preço de lançamento do se colar, colou. Se nesse valor vender bem, se torna o preço de referencia e vida que segue. Se encalhar, as promoções com descontos vem 6 meses depois. Exatamente a jogada feita com o próprio Seal e agora com Yuan novo.
E a segunda fase da cartinha dos executivos nacionais vem com a fabricação nacional, implementando o pacote do pagode. Troca de acabamentos soft por plástico seco e outros emporcalhamentos pra reduzir centavos, deixando as versões tupiniquins dos carros cada vez mais de acordo com o sabor que o brasileiro comum gosta de pagar.
Talvez façam isso com alguns modelos de produção local, mas acho que a concorrência entre as chinesas vai segurar parte do ímpeto.
O Sealion é um Seal com algumas coisas a mais. A começar pelo nome. ![]()
Seal-ion-de-lítio (ok, essa foi podre…)
No Uruguai ele é 5% mais barato que o Seal mesmo. Mas pode ser que no Uruguai a moda seja invertida e sedan faça mais sucesso que SUV…
Reparei umas coisas. O modelo apresentado no lançamento ainda segue a linguagem antiga da BYD. Será que esse já tem arquitetura 800V?
Segundo um comentário do Mateus (Electric Car), ainda é 400v. Mas ainda tá meio estranho, não lembro onde vi que 400v limitaria a recarga DC a 150kw, no anúncio diz que é até 180kw. Mas ainda nessa linha, faz sentido uma potência de “apenas” 180kw em 800v? Não faria mais sentido ter pelo menos 205kw como o Yuan AWD? Quando vi o anúncio do Seal 800v, uma das benesses associadas à arquitetura de 800v seria o maior limite de velocidade, o Sealion passa dos 200km/h…
Acho que é o tipo de coisa que só saberemos ao certo quando o carro estiver nas ruas apto a ser testado mesmo.
E no Uruguay é o AWD? Pq se for o RWD é pra ele chegar no preço do Seal ou uns 10k a menos.
Sim, é o AWD…
20 caracteres
No site da BYD do Brasil diz que a arquitetura é de 1200V (EDIT, na verdade isso não é a arquitetura, pelo que entendi, mas a verdade é que não entendi ainda rs…)… E o motor é aquele que devia vir no Seal 2026, mas não veio, de 23000 RPM…
Desova de estoque? ![]()
Pois é, acho que tem algo de ‘enganoso’ nesse marketing: a arquitetura é de 800V mas os semicondutores que a controlam suportam até 1.200V (veja a definição do Gemini abaixo). Se suportassem 900V ou 1.000V seria a mesma coisa. Quem entende muito do assunto pode apreciar essa margem de segurança, mas para a grande maioria, incluindo a gente, esse valor se confunde com a tensão da arquitetura e acaba passando erroneamente a impressão de arquitetura de 1.200V.
O controle eletrônico de carboneto de silício (SiC) refere-se à utilização de semicondutores de carbeto de silício para gerenciar e converter energia em sistemas de alta potência. Esse material substitui o silício tradicional, oferecendo maior eficiência, operação em temperaturas mais altas e comutação mais rápida, sendo vital em veículos elétricos e painéis solares.


