Testando mais uma vez e, chegando em casa na segunda à noite e saindo agora na quarta de manhã, tive uma perda 5%.
Existe alguma forma de desligar completamente (e automaticamente) ele enquanto estiver em determinados locais, tipo minha casa? Vi que o zrok está em tunneling faz 6 dias, o que imagino que justificaria os 8% no fds e os 5% agora, já que estava rodando e com conexão o tempo todo.
Não acho que justifique esse consumo não. Apesar da porcentagem divergir em função da capacidade total da bateria, o consumo deveria ser algo próximo, por exemplo, no meu D+ deveria perder mais de 1% consistentemente, o que não ocorre.
Eu desativaria outras funções por completo, como o monitoramento das câmeras. Pode ser que, mesmo sem gravar, esse daemon tenha um consumo em vazio significativo.
O daemon do tunnel, em teoria, só recebe um “push” pra acordar quando você tenta acessar remotamente.
Você usa outras integrações? MQTT, ABRP, Telegram? Se sim, verifica como estão os ajustes delas. O ABRP, por exemplo, permite enviar dados somente quando houver alguma mudança e quando o app estiver rodando na central. Ajustar os intervalos de envio de dados (heartbeat) também pode ajudar. MQTT tem ainda mais controles.
Dá um confere nas automações também, pode ser que alguma esteja fazendo algo que não deveria quando para o carro, ou coisa do tipo.
Pior é que não tenho nenhuma outra integração (ou pelo menos não lembro de ter configurado) e não cheguei a fazer automações também.
Eu vou parar hoje e dar uma olhada em todas as configs, tentar desativar o daemon de vigilância ou outras features como essa e aguardar mais uma noite. Devo ir pro escritório de novo só na sexta-feira, então vai dar pra fazer mais um teste.
Se continuar com o consumo, vou tentar deletar o app/limpar todos os dados e ver se continua. Pode ser que às vezes nem seja por conta dele, né? Vai que…
App sensacional. No meu caso nao vejo sentido em deixa-lo ativo com o carro desligado pois meu plano de dados já acabou (não daria pra ver as câmeras remotamente) e principalmente, pois não quero que fique demandando e fazendo ciclos de carga na bateria 12V - vai que detona ela. O unico ponto negativo disso é que a inicialização do app demora, então muitas vezes não grava o percurso pois nao pega o trigger da transição de marcha. Demora também a permitir a execução de comandos personalizados - eu uso clique duplo na rotação para abrir a garagem via Home Assistant. Mas enfim, é versão Alpha, torço para que ajustem estes pontos algum dia.
Isso não acontece somente com o Overdrive, o carro faz isso naturalmente pra manter a conexão com o app funcionando com o carro desligado. A central já fica ativa (com tela desligada) mesmo com o carro parado, exceto quando a bateria baixa demais, coisa de < 5%, e o consumo de processamento do app em si é bem baixo, pelo menos sem ativar gravação.
Se alguém mediu o consumo da central e pode compartilhar seria muito bom. Mas geralmente ao desligar sistemas Android automotivos vão para o modo de suspensão em memória RAM consumindo ~10mA. Prs manter conexão e aplicação ativos estamos falando de uns 600mA, bem diferente.
De fato, porém não sei se dá pra comparar Android por Android em plataformas completamente diferentes. Além disso, existem outros sistemas consumindo energia além da central, mesmo estacionado.
Aqui, em geral, não baixa a carga de um dia pro outro. Porém notei que o sistema só reporta o SoC com precisão decimal quando o carro está ligado. Provavelmente uma limitação do sdk da BYD.
Essa questão da precisão decimal é algo complicado, especialmente para esse cenário de consumo durante estacionamento. Um consumo de 0.2% pode passar despercebido na maioria das vezes, mas aparentar 1% (5x maior) em outros dias. 72% pra 71%, não representa, necessariamente, 600Wh no Dolphin Plus. Pode ser mais, ou até muito menos, pois quando vemos 72% ao estacionar o SoC real pode ser alguma coisa entre 71.5% e 72.499999%, nesse caso o exemplo acima poderia muito bem ser 71.6% pra 71.4%.
Um híbrido tende a ser muito mais perceptível dado que 200wh de consumo em uma bateria de 60kwh é uma porcentagem bem diferente de uma bateria de 20kwh.
Eu tenho um Dolphin Plus, com as seguintes funcionalidades ativadas:
ABRP
MQTT (Home Assistant)
Eu fui analisar, ele perde praticamente ~1% da bateria por dia, pelo gráfico alguns dias tem variação, vai de 600w à 900w a cada 24h
Depois que fui prestar atenção que tava levando isso de bateria, estava fazendo uns testes, deixar 24h com os usbs / cartão de memória desativados para ver se fazia diferença, mas aparentemente não fez, tô acompanhando aqui, e alguma novidade eu aviso aqui, mais alguém com o DP que consome isso?
Detalhe, o modo sentinela tá na safe zone, ou seja, não é para estar funcionando.
Meu carro raramente fica 24h parado, então não sei se é base pra comparação. Mas aqui não costuma consumir tudo isso não.
Você está medindo como? total_electricity do MQTT? Esse dado não é muito confiável quando estacionado. Aqui está cravado o mesmo valor de 12 horas atrás.
Esse ajuste não desativa completamente os recursos de vigilância, apenas ignora eventos nesses locais, evitando gravação. Deve consumir menos por não processar os eventos, mas não tanto quanto se estivesse desligado.
Você deixou o MQTT com intervalo longo quando estacionado? Quais outras integrações tem ativado? ABRP? BYD cloud?
Entendi. Quanto mais recursos ativados, maior a demanda de processamento/rede o que vai levar a um consumo um pouco maior.
Dá uma olhada nas integrações, intervalos de envio de dados, etc. Por exemplo, meu MQTT envia dados a cada 10 minutos quanto estacionado. O ABRP só envia dados quando o ABRP está rodando na própria central.
Mas o sistema de vigilância deve ser o maior ofensor mesmo.
O aplicativo de COntrole de Dados desapareceu da minha multimidia depois que reinstalei o OverDrive, isso já tinha ocorrido na primeira instalação mas apareceu sozinho. Olhei todas as abas da tela e não o encontrei. Alguém sabe como ressucitá-lo?
Durante aquela tela de onboarding o overdrive te dá a opção de desativar o app/serviço de controle de dados completamente, acho que dentro do overdrive tem opção pra restaurar.
Cara… instalei ontem à noite. Tudo funciona maravilhosamente, exceto a projeção, que ainda fica com o ADAS por cima do mapa no cluster. Alguém conseguiu resolver isto?
Meu carro não suporta projeção, então não sei dizer.
Lembro de ter visto no YouTube que, no Seal, o cara selecionava uma visualização mais limpa sem nenhuma informação, mas não sei exatamente como funciona.
Até agora, a única maneira que encontrei para contornar isso é usando o perfil do painel como 12.3, que utiliza a grafia dos Song Plus etc.
Com esse perfil, o painel fica arredondado. No BYD Seal funcionou perfeitamente, porém tentei fazer o mesmo no King e não deu certo.
Quando você coloca o perfil de 12.3 no King, a imagem fica muito maior que a tela, como na imagem abaixo. Após alguns segundos, o painel entra automaticamente no Simple Mode.