O objetivo é incentivar, por meio de desconto, o carregamento nos horários de menor demanda na rede: entre meia-noite e 6h da manhã.
fiz o cadastro na copel e não tive nenhum retorno.
Alguém me explica como eles diferenciam o que foi consumo noturno e o que não foi, já que o relógio de medição independe do horário? Será alguma análise diferencial-temporal? Me parece que qualquer cálculo assim será resultado de inferências e algoritmos, portanto não refletiria o consumo exato, deixando margrm para erros e até fraudes.
É isso?
Talvez usem o mesmo método da bandeira branca.
Sera necessário uma mudança no tipo de conta elétrica e tambem do medidor. É conhecida como tarifa horasazonal.
Eu tenho receio desse tipo de iniciativa. Já vi relatos de diversas pessoas no PR que trocaram seus relógios para relógios “inteligentes” e tiveram as contas de energia subindo para as alturas…
Pode ser que pareça um benefício, mas virar um prejuízo…
Creio ser melhor investir em placa solar ou as empresas que revendem energia solar (gerando economia de 15% na conta) do que essa solução ai.
Já ouvi esse tipo de reclamação em MG também, na época (meados dos anos 2000) nem era a troca por medidores inteligentes mas sim os digitais. A minha casa foi uma das que ficaram no “piloto” na época, não teve nenhuma mudança na conta em virtude disso. Já o vizinho teve um problemão quando, alguns anos depois, começaram a trocar todos os medidores, isso porque ele comprou a casa nunca olhou nada disso e tinha uma porrada de coisa errada na instalação.
Me pergunto se são relatos verdadeiros, ou se são desinformação mesmo. Imagino que, uma troca de um medidor de uns 30-40 anos de uso possa gerar uma alteração, não sei como isso se “desgasta” com o tempo e pode acabar perdendo a precisão.
O meu ceticismo é porque não faz sentido a troca do medidor causar um aumento na conta de luz. O que eu consigo ver acontecendo é uma opção pela bandeira branca em uma instalação que usa muita eletricidade em horários de pico, por exemplo, dado que a bandeira branca (enquanto opcional) faz sentido somente para quem usa mais fora dos horários de pico.
O investimento em placas solares é um investimento que faz sentido em 99,99% dos casos de quem tem telhado pra isso.
Se a cobrança do fio B for proporcional ao valor da bandeira branca (ou desse programa aí) pode ser que uma coisa complemente a outra, em especial porque a cobrança do fio B cresce ano a ano.
Sou do pr, estão trocando os relogios do estado inteiro por relogio digital