Olá Pessoal. Procurei aqui no fórum, mas não achei nada parecido.
Meu antigo carro era um Civic e adquiri um Dolphin Plus. Uma das coisas que sinto bastante falta é do retrovisor eletrocrômico. Durante a noite, principalmente em estradas sem iluminação, os faróis dos carros que seguem atrás atrapalham bastante. Preciso mudar a “chavinha” do retrovisor para que o feixe de luz não venha para os meus olhos.
Alguém tem esse mesmo problema? Alguém achou alguma solução para isso?
Tem umas opções aftermarket, mas confesso que nunca tive muita confiança. Embora me faça tanta falta que eu esteja realmente cogitando meter a cara… hahah
Engraçado que em setembro de 2023, quando a BYD apresentou o carro, os modelos de demonstração do Plus tinham o espelho fotocrômico. Só não veio pra ca por algum motivo $$$ desconhecido…
É um dos itens que mais senti falta quando peguei o Dolphin Plus, meu carro anterior tinha. Até o momento o único jeito de compensar é fazer essa mudança manual na “chave” do retrovisor.
No AliExpress da pra encontrar o retrovisor eletrocrômico do Yuan Plus. Precisa ver se o encaixe para fixação é o mesmo.
Plugue de alimentação, vi que tem um que fixa disponível em cima da luminária do teto, então daria pra chegar com alimentação lá facilmente.
Então… eu achei que sentiria mais falta do limpador automático do que do retrovisor eletrocrômico, ledo engano…
Repito que esse item é o melhor exemplo de tecnologia bem utilizada. O funcionamento é tão transparente que a gente chega a esquecer que existe, só lembra quando pega um carro sem isso… chega a esquecer o quanto tem de motorista ruim que deixa feixe alto nas costas de quem vai à frente.
Lembro que quando instalei a dashcam original do plus, tinha um chicote sobrando, presumo que seja do retrovisor eletrocromico… mas como não achei pra comprar no aliexpress, não fui mais a fundo pra ter certeza.
Eu vi um vídeo que uma pessoa colocou o retrovisor eletrocrômico no GS, mas precisou trocar o suporte colado no vidro, com o risco de quebrar o para-brisa.
No Dolphin Plus parece algo bem mais simples de adaptar, mesmo que fosse necessário projetar e imprimir uma peça intermediária em 3D. Só fico com uma sensação de que deve ter alguma “pegadinha” por não ser uma solução fácil de achar.
Pelo meu entendimento, não é tão popular assim devido a grande quantidade de integrações necessárias.
De cara, parece somente um retrovisor que escurece quando recebe uma luz forte em um sensor, bastaria ter alimentação, certo? Mas se o retrovisor não tiver um cálculo bem feito, levando em consideração a luminosidade à frente, pode não ficar tão bom. Por isso os eletrocrômicos geralmente tem também um sensor apontado para a frente do carro, coisa que não notei em nenhum dos aftermarket que encontrei agora.
Outra coisa que precisa ser levado em consideração é que ele precisa desativar completamente quando engata a ré, por exemplo, pra evitar ficar mais escuro em manobras. Também acho que precisaria ter uma integração com os faróis do carro, pra saber quando atuar ou não.
Enfim, acho que não existem tantas opções por não ser tão simples quanto parece, embora não seja impossível. No fim do dia, não me parece o tipo de coisa que muitas pessoas se interessariam em trocar.