Meu intuito maior de ter ela é por causa de alguma necessidade de guincho ou alguma ajuda, porque sabemos que nas BRs a gente costuma não ter sinal de telefone.
É mais por um eventualidade que aconteceu comigo, que eu tinha rasgado um pneu, e precisava chamar o guincho, no momento tinham três operadoras no carro, TIM, Vivo e Claro, apenas essa última tinha sinal e era do carro, e adivinha, o carro não fazia ligações, e eu não tinha WhatsApp configurado nele, como não tinha estepe, quase que eu fico na estrada, mas por sorte, consegui um pouco de sinal da Tim e acionei o guincho.
Aí a minha intenção de ter essa internet é para isso, mas assim, foi a opção minha, porque o estepe resolve um dos problemas, mas não todos, por exemplo, se eu tivesse furado mais de um pneu, ainda assim precisaria do guincho.
Aí optei por ter conexão, criei esse tópico para ver se tinha mais alguém que já usava, como instalou, como anda o uso…
Mas depois de um tempo usando eu volto aqui para contar experiência.
Eu tenho Starlink, quer dizer, tinha pois a minha queimou recentemente. Pedi uma Starlink Mini e estou aguardando chegar. Nesse meio tempo estou imprimindo um suporte para fixar ela no teto solar do D+.
Um detalhe importante sobre o seu caso de uso. Você precisaria contratar o plano viagem, que custa bem mais caro.
No plano residencial você tem um raio de 15km para usar em movimento a partir do local do serviço. Você pode trocar sempre que quiser, mas não vai conseguir usar em deslocamento pois teria que trocar o local de serviço com frequência.
Mas e o seu caso de uso para emergência? Se você não tiver nenhum sinal de internet, não consegue fazer a troca do local de serviço. Então você teria que ter previsto a emergência e trocado o local de serviço com antecedência.
Se você viajar bastante, talvez faça sentido usar o plano viagem. Poderia ter internet no carro o tempo todo e não depender do plano de dados da BYD para streaming de música e vídeo.
No meu caso eu pretendo ter o suporte pra simplificar o uso quando chegar em algum camping ou coisa do tipo. E também não teria que me preocupar quanto a alguém mexer ou até mesmo roubar a antena.
Sobre a alimentação. Acho que o adaptador 12v é o caminho mais seguro. Não encontrei informações sobre a capacidade máxima da USB-C do carro.
Eu pensei em usar aquele plano que antes não precisava pagar, aquele modo de espera, que acho que custa uns 30 conto, só para manter uma conexão mínima, que já me serve o propósito, 0.5 MB já é útil para uma emergência
Aí tu me pegou. Pelo que eu entendi do modo de espera, além das limitações que comentou, a ideia dele é te permitir acesso de baixa velocidade, mas o principal motivo para ele existir é tu poder reativar o serviço. Eu cheguei a pausar meu plano por um tempo, quando fui reativar eu precisei acessar pelo 4g (que estava horrível) para ativar o plano novamente.
Você não pode manter o modo de espera por 12 meses consecutivos, passados 12 meses você pode ter o plano cancelado, ou ser obrigado a fazer algum pagamento.
Outro ponto é que, eu acho que o modo de espera é “apenas” uma versão extremamente limitada do seu plano. Então você precisa assinar um plano, residencial por exemplo, e colocar ele em espera. Isso significa que você vai pagar o primeiro mês do plano cheio, colocar ele em espera e somente a partir do segundo mês estaria limitado e pagaria R$36,00. Dessa forma, o modo de espera PODE ter as mesmas restrições de localização do plano, então pra ter modo de espera em qualquer lugar tu precisaria assinar o plano de viagem e colocar esse plano em modo de espera.
O importante é que o modo de espera não é um plano ele é um modo do seu plano atual. Então tenha isso em mente.
Tenho Starlink mas a residencial, funciona muito bem desde que instalado corretamente. Utilize o V2L que vai ser muito mais adequado e fácil que o acendedor de cigarro. Starlink acredito que não seja a solução mais adequada para esse seu exemplo, primeiro pelo custo de comprar a antena, mesmo sendo a Mini e mais a assinatura mensal (bem caro o plano móvel). Recomendo ativar um ou mais eSIM (se o seu telefone suportar) de operadoras distintas a sua, e na modalidade pré-pago, coloca um crédito só para aquela ocasião, e quando realizar uma viagem vai ter sinal de “todas” as operadoras. Quando precisar novamente só refazer o processo.
Estou usando a mini no meu dolphin plus. E no plano de espera. Não tenho só que reclamar. Se vc não usar mais de 500kbps vc vai ficar satisfeito. Já viajei de São Paulo pra Belo Horizonte e não fiquei sem internet em nenhum momento. Até prefiro esse plano do que o que usava antes de 10gb. Pq quando acabava ele bloqueava a internet. Queria mesmo ter pego essa promoção na antena. Eu uso com um cabo USB tipo c.
Ah o primeiro plano infelizmente não dá pra ser o espera. Tive que pegar um e depois colocar em espera. Na época não tinha cobrança pra ficar sem usar. Agora é esse plano que se paga e fica em espera. Eu vou ficar em espera até eu precisar muito de internet rápida e não tiver 4g.
@dougs1985 no caso o seu plano é um residencial da vida e colocou ele no modo de espera, isso? Mesmo sendo residencial ele funciona fora do raio de 15km do local de serviço, ou precisa alterar o local de serviço pra funcionar fora do raio?
Bom saber que a USB-C do Dolphin dá conta de alimentar a antena, é uma coisa a menos pra pensar.
Na real quase todos os planos permite o modo de espera, cheguei a usar por aqui logo quando saiu, estava em pausa porque estava testando outra fibra de backup. Recebi um e-mail avisando que muda mudar e no mês seguinte cobrou os R$36 e ativou o modo de espera automaticamente. Meu plano é residencial.
Como não pretendo usar em movimento, a Mini vai ficar no residencial também, mas fiz outra assinatura pra aproveitar o valor de R$169 por 12 meses. Assim que possível vou fazer um teste do modo de espera no residencial.
Como disse antes, pelo que eu consegui entender dos termos, o modo de espera deveria seguir as limitações do plano, e o residencial teria que usar dentro dos 15km.
Mas pra quem quer usar dessa forma. Já faz mais sentido ativar logo o plano viagem mesmo. Ai é aquela coisa, coloca na conta 1 mês do plano cheio e 11 do modo de espera.
Agora mudando um pouco as dúvidas técnicas. Tu acha que valeu a pena? Digo, teve alguma situação que ficou zerado de conexão e a Starlink te salvou?
Pessoal. O plano de standby, que paga 36 reais é ótimo pra essa necessidade. Eu estou nele, funciona ilimitado e em qualquer lugar. Funciona WhatsApp, inclusive pra ligações de áudio e de vídeo. A conexão funciona entre 300 e 500kbps.
Eu estou com esse plano exatamente pra quando precisar viajar ter essa conexão de emergência em qualquer lugar.
Nele, vc não consegue assistir streaming, nem jogar. Mas comunicação funciona muito bem.
Comprei um suporte que fixa a antena no teto solar, fica top. E comprei o cabo que alimenta ela pela USB C, funciona perfeitamente.
Então não é que salvou né. Mas por exemplo na viagem. Minha namorada conseguiu usar o WhatsApp pra receber e responder coisas do trabalho dela quando não tinha rede de celular. Acontece bastante na estrada entre cidades.
Eu mesmo como deixo o carro sempre usando ela. Tive internet o tempo todo na multimídia. Mapas e Spotify. Não cheguei a usar outra coisa.
Sim, especialmente quando tem uma grande distância entre elas, aqui também acontece bastante. Confesso que meu uso não envolve esse tipo de necessidade, dificilmente eu ou a esposa vamos precisar responder algo tão urgente durante uma viagem.
Pra mim, só de poder fazer essa troca sob demanda já ajuda demais.