Boa tarde, fiz uma pesquisa e não encontrei uma dúvida igual a minha no tópico, caso haja peço perdão desde já. Estou iniciando nos carros elétricos/hibridos agora.
Adquirimos um Byd Song Pro GL, não pretendo instalar wallbox pois moro de aluguel e o carregador portátil que acompanha o carro será suficiente. Acredito que o carregador opere a 2,4kw/h, o máximo seria 3,5kw/h. A bateria possui um total de 12,9kw.
Pretendo carregar o carro apenas à noite, mas não quero a dor de cabeça de ficar pensando se naquele dia irá chover ou não.
Dúvida: A vaga que possuo é a céu aberto. Não há cobertura alguma. Em frente à vaga existe um muro que posso inserir a tomada, quadro e conduites.
A tomada deve ser protegida da chuva? O que recomendam, uma caixa?
O quadro de proteção deve ser protegido da chuva?
O carregador portátil deve ser protegido da chuva?
Nas pesquisas que fiz os quadros de proteção da clamper, por exemplo, não possuem proteção IP67 que me parece o mais adequado, salvo engano.
Este é meu primeiro post e deixo aqui minhas saudações a todos, uma ótima semana.
Realmente, teria que usar uma caixa hermética e não, as da clamper não tem essa proteção. No máximo resistem a respingos.
Já os carregadores costumam ter uma resistência maior a água, mas se vai usar uma caixa hermética, já vale pensar em colocar o portátil junto.
Se montar tudo dentro de uma caixa, pode também ter a tomada ali protegida.
O que você pode fazer é uma “cobertura” como se fosse um telhadinho em cima do quadro e da tomada. Se for por esse caminho, coloque uma tomada de 32a, pois ela já é protegida por natureza.
Eu ia falar o que nosso amigo acima disse, coloca uma tomada de 32a, aquela azul, q ja é protegida, vc pode ficar no carro junto do carregador um adaptador da de 32a para uma 20a normal, e usar isso so como uma forma segura de conectar.
Eu colocaria uma caixa de sobrepor e a tomada ao lado, carregador portátil não pode ficar na chuva, mas o cabo conectado pode. No corpo do carregador costuma ter um buraco para encaixar em parafuso, mas um suporte simples é fácil de encontrar. Sobre todos eu colocaria aquele telhadinhos que tem em varias medidas com uma lámina acrílica que também é simples colocar.
No fim para reverter quando sair desse imóvel ou se houver problemas com síndico em outro momento é só tampara furos de bucha se remover tudo e se o conduíte for embutido será apenas uma tampa cega que ficará na parede.