Pois é mas na verdade nem me preocupo com o carro agora sendo elétrico (mais pela segurança dele e dos pedestres minha preocupação), mas pelo carro vamos ver o que vai dar, o pneu já se que não deve chegar 20-30 mil km, sorte que pelo menos ela não usa o Sport, só no Eco.
Estou com o Mini há 5 dias apenas e somente hoje apareceu no painel a informação do consumo. Iniciou em 9.8 e finalizei o dia em 9.3. Moro na Região de Recife, sempre quente e ar condicionado ligado.
Tenho andado bem de leve, testando mesmo um modo de condução mais macio, não tenho pisado fundo e tenho saído devagar (mas não lerdo) dos semáforos.
Acho que a média está boa, pelo consumo instantâneo está em uma previsão de autonomia de 370km.
Considero um número bom, vamos ver no decorrer do tempo, mas fiquei com uma dúvida:
Devo aguardar chegar em qual % porcentagem para carregá-lo até 100%? Deixar baixar de 20% é prejudicial?
Como ainda não tenho o wallbox instalado, minha ideia e rodar uns 300 - 320km/semana e abastecê-lo no shopping perto de casa. Esta rotina seria prejudicial para a bateria?
O que é danoso para a bateria é chegar a 0% ou deixar em 100% por muito tempo (meses). O resto é fruto de especulação ou de algum estudo que geralmente é contradito por algum outro estudo.
A maior parte da galera aqui põe o carro para carregar quando o soc entra na faixa 20-40%. Deixar abaixo de 20% não tem problema nenhum, aliás o manual manda chegar a 10% a cada 3-6 meses para calibrar a bateria.
Observando esses pontos, faça o carregamento que é mais conveniente pra você. Deixe a bateria trabalhar pra você ao invés de você trabalhar pra ela.
É isso. Aqui é conveniência mesmo. Chega na sexta-feira a noite, carrego porque no final de semana posso inventar algo e precisar do carro carregado. Depois levo a carga até a próxima sexta-feira.
QUANDO, sei que vou precisar fora dessa “agenda” carrego na noite anterior e segue o baile.
E aí fica a provocação. Dado que o carro sempre tem “algum” consumo mesmo parado, tem como a bateria ficar por muito tempo em 100%? Digo, a bateria de 12v vai ser exigida pra manter sistemas básicos funcionando, alarme por exemplo, e vai precisar ser recarregada usando a bateria de tração em algum momento.
Se o carro estiver em ordem, o consumo é muito baixo. Fiquei dois meses fora e a bateria baixou de 70% para 67%. Para baixar dos 100% até os recomendáveis 60-70% vai levar muito tempo.
Faz sentido. Caramba. 2 meses perdeu ±3% de carga… impressionante. Isso foi no Seal?
Foi com o Dolphin GS. Não tinha o Seal na época.
Consumo ainda menor então, dado o GS tem a menor bateria entre os elétricos da BYD. Coisa de 1.5kw no máximo por 2 meses parado…