Adaptador CCS2 para tipo2

Ola pessoal,
Uma duvida, é possivel usar um adaptador CCS2 para tipo2?

Tenho um byd song pro… e na regiao que trabalho so tem carregado CCS2, ai vi esse adaptador na aliexpress e gostaria de saber se é compativel.

Manda o link do produto pra entender exatamente o problema que ele se propõe a resolver.

De cara, digo que não. O CCS2 é usado para carregamento em corrente contínua (DC) enquanto que o Type 2 é usado em corrente alternada (AC). Essa “conversão” vai além do conector, seria preciso fazer a conversão de DC para AC…

1 curtida

segue links
opcao 1
opcao 2

É justamente o que eu estava pensando que fosse mesmo. Um adaptador para Teslas na Europa.

O Tesla tem um sistema de controle interno que permite usar os mesmos pinos para AC e DC. Ai os Teslas que não foram importado de maneira oficial não tem o CCS2 combo, então a galera faz umas modificações nele pra conseguir usar esse tipo de adaptador.

Oficialmente, Type2 é pra carga AC e CCS2 pra DC.

2 curtidas

Acabei de ver esse vídeo do Matheus Auto sobre carregar a 22 KW usando Wall Box de 22 KW (trifásico 380V) com adaptador Tipo 2 => CCS2.
Recarga mais eficiente com conversor Tipo 2/CCS2

Tem o link desse adaptador na Ali Express:
https://s.click.aliexpress.com/e/_oDqPbEM

Eu particularmente não acho vantajoso, mas para quem tem 220V por fase, e precisa ou quer investir em um carregamento mais rápido sem partir para um carregador CCS2 puro que ficaria na casa de centenas de milhares de reais…

Isso é basicamente um carregador DC de 22kw… a única diferença é que em vez dele ser ligado na rede elétrica direto, ele pega a alimentação pelo wallbox e aproveita a infra ja instalada dele. Não desmerecendo o aparelho, acho interessante, mas por quase 18 mil, pro meu uso atual não justifica.

1 curtida

Acho que justificaria pra pouquíssimos usos. Muito gasto pra poucos benefícios.

E ainda resta saber se isso funcionaria com um carregador público, controlado por uma rede que envolve uma sessão de carga com cobranças e afins.

Edit: vi no vídeo agora que ele, aparentemente, está testando em um carregador público da Go Electric. Porém levanto 2 pontos aqui, em nenhum momento ele mostrou o processo acontecendo de fato, além disso, ele pode estar usando um carregador liberado por NFC, que é uma liberação “burra” onde o carregador funciona como se não tivesse controle algum.

1 curtida

O inversor embutido no carro eliminaria completamente a necessidade desse aparelho se ele fosse melhorzinho.
Por exemplo o Zoe suporta carregar em AC em 22kw.

Mas entendo que são poucos lugares que disponibilizam carregador nessa potencia por conta da infra, principalmente em SP que tem trifasico 220V. Aqui em SC é um pouco mais comum ja que o trifásico ja é 380V direto da css.

2 curtidas

Exato! Aí tu gasta uma bala pra meter um trafo, chega o cliente e o carro é limitado a 7kw nominal no AC…

Um amigo meu queria colocar um carregador AC de 22kw pro público, depois que expliquei pra ele que muita gente não conseguiria usar ele decidiu ir direto pra um DC de 40kw…

2 curtidas

Entendo que a única utilidade seria um wallbox de 11kW [ou 22kw que seria quase o mesmo custo] poder desocupa-lo mais rápido o carregador, sendo que a maioria dos EV não passa de 6.6kW em AC, mas usaria fácil 22kW DC.

Então o dono do carregador que compraria e não ficar levando na mala um desses se vc não tem um local para uso recorrente disso.