Adaptador de tomada 20a para 10a - Carregador portátil 3w

Tenho um carregador de tomada de 20a e carrega a 3w. Usei apenas 3 vezes até agora e utilizando com um T que faz a adaptação de 20a para 10a (pois as tomadas são de 10a).

O problema é que esquenta demais as tomadas e se deixar muito tempo elas derretem por conta da potência.

Dito tudo isso, alguém conhece um tipo de adaptador que faça essa conversão e não torre os fios da tomada e nem o T?

Você não precisa de um adaptador diferente, precisa de um carregador que permita o ajuste da corrente para 10a.

Em uma instalação 220v, o máximo para 10a, seria 2kw. Se a instalação for 110v, o máximo seria 1kw. Valores arredondados.

A culpa pelo aquecimento não é do adaptador, mas sim a carga que o carregador está puxando, ou pelo menos tentando, puxar da rede.

1 curtida

Não utilize nunca um T (ou qualquer outra coisa) para “reduzir” uma tomada de 20A para 10A (e isso serve até para eletrodomésticos). Isso pode realmente levar a um incêndio, dependendo das condições da instalação.

Dito isso, vamos ver como tentar resolver o seu problema.

Pelo que escreveu, entendo que sua única disponibilidade de tomada para carregar o carro seja essa de 10A. E tbm estou imaginando que seu carregador não possua regulagem de corrente.

Se esse é o caso, vc só tem duas opções, comprar um carregador que permita a regulagem e sempre utilizar com ele ajustado para uma corrente menor que 10A (como disse o @dawtaylor acima) ou refazer a instalação elétrica desse ponto dimensionando para uma tomada de 20A, caso seja possivel. Para isso, contrate um profissional capacitado para avaliação.

1 curtida

Obrigado pela ajuda @dawtaylor e @Br_Robot!

No meu caso, eu tenho o walbox em casa já instalado… Mas a BYD me forneceu o carregador de tomada que utilizo quando vou viajar pra outros lugares. Ele não tem regulagem de corrente mesmo e geralmente pros lugares onde viajo não tem tomada 20A, então comprei um T que faz a redução pra encaixar na tomada mas quando deixo por muito tempo o T superaquece… Pra evitar que algo aconteça eu estou carregando de pouco em pouco, assim não superaquece e diminui o risco.

Como pra onde eu vou é no interior do RS (é 220v), não tem disponibilidade de carregador elétrico pelos arredores, então essa é a minha única solução no momento! Pelo o que estou entendendo o ideal seria eu deixar de lado esse carregador e comprar outro que permita a regulagem, correto?

Queria tentar ir pelo adaptador por ser mais barato, já que já tenho o carregador portatil.

Correto. Um carregador da Taysla, com regulagem pra 10, 16, 24 e 32 amperes custa menos de R$1k e vai te atender nisso.

Infelizmente esse carregador “mais barato” da BYD tem potência fixa mesmo, o mais caro que eles vendem até tem ajuste, mas custa mais caro que o wallbox.

1 curtida

E como eu sei qual regulagem usar dependendo da tomada? Ainda assim eu precisaria de um que atendesse a tomada de 10A ou utilizar um T pra transformar o cabo de 20A para 10A e encaixar na tomada…

Pesquisando aqui, encontrei esse que acredito que atenderia
Taysla Carregador Portatil

Se for um local que você costuma ir com frequência, estilo “casa da sogra”

Uma opção que considero simples é puxar uma tomada de 20 amperes direto do relógio, que dai consegue carregar no seu portátil sem dificuldade, qualquer eletricista faz essa instalação para você tranquilamente

E você não tem que se preocupar com instalação elétrica local da casa

1 curtida

Se vc não conhece a infra do lugar, recomendo sempre carregar no ajuste mínimo, no caso do meu Taysla é 8A.

Mesmo assim ainda há algum risco, pois no mesmo circuito de tomada pode haver outras cargas ligadas.

Esses adaptadores T geralmente tem baixa qualidade, como o carregador vai ficar por horas ligado, não recomendo utilizá-los, ainda que o ajuste esteja em 8A.

Para fazer a adaptação de uma forma mais segura, recomendo comprar um trecho curto de um cabo de 3 vias (para trabalhar sempre em 8A ou 10A pode ser de 2,5mm2) e montar com um plugue fêmea 20A de um lado e um plugue macho 10A do outro.

Reforço que só se deve usar esse adaptador sugerido se a corrente estiver definida para menos de 10A, se estiver com mais que isso NÃO PODE utilizá-lo, sob o mesmo risco de incêndio que falei na resposta anterior.

2 curtidas

A regulagem é pela corrente, logo uma tomada de 10a deve se regular para <= 10a. A potência vai variar de acordo com a tensão.

Eu comprei o modelo com tomada industrial de 32a. Fiz uma extensão 32a para 20a e outra 32a para 10a. Aí é só escolher a extensão certa e ajustar a corrente de acordo com o circuito.

Mas como bem mencionado por aqui, podem haver outros sistemas no mesmo circuito, então se não conhecer a infra, o ideal seria baixar a corrente sempre que possível.

1 curtida

Utilizo um adaptador similar a esse, mas limito o carregador a 10A por segurança e não conhecer a instalação elétrica dos locais, carrego durante a madrugada garantindo que nenhum outro equipamento possa influenciar a rede elétrica. Até o momento não tive problemas em nenhum local que utilizei este modo de uso.

1 curtida