Tenho um carregador de tomada de 20a e carrega a 3w. Usei apenas 3 vezes até agora e utilizando com um T que faz a adaptação de 20a para 10a (pois as tomadas são de 10a).
O problema é que esquenta demais as tomadas e se deixar muito tempo elas derretem por conta da potência.
Dito tudo isso, alguém conhece um tipo de adaptador que faça essa conversão e não torre os fios da tomada e nem o T?
Não utilize nunca um T (ou qualquer outra coisa) para “reduzir” uma tomada de 20A para 10A (e isso serve até para eletrodomésticos). Isso pode realmente levar a um incêndio, dependendo das condições da instalação.
Dito isso, vamos ver como tentar resolver o seu problema.
Pelo que escreveu, entendo que sua única disponibilidade de tomada para carregar o carro seja essa de 10A. E tbm estou imaginando que seu carregador não possua regulagem de corrente.
Se esse é o caso, vc só tem duas opções, comprar um carregador que permita a regulagem e sempre utilizar com ele ajustado para uma corrente menor que 10A (como disse o @dawtaylor acima) ou refazer a instalação elétrica desse ponto dimensionando para uma tomada de 20A, caso seja possivel. Para isso, contrate um profissional capacitado para avaliação.
No meu caso, eu tenho o walbox em casa já instalado… Mas a BYD me forneceu o carregador de tomada que utilizo quando vou viajar pra outros lugares. Ele não tem regulagem de corrente mesmo e geralmente pros lugares onde viajo não tem tomada 20A, então comprei um T que faz a redução pra encaixar na tomada mas quando deixo por muito tempo o T superaquece… Pra evitar que algo aconteça eu estou carregando de pouco em pouco, assim não superaquece e diminui o risco.
Como pra onde eu vou é no interior do RS (é 220v), não tem disponibilidade de carregador elétrico pelos arredores, então essa é a minha única solução no momento! Pelo o que estou entendendo o ideal seria eu deixar de lado esse carregador e comprar outro que permita a regulagem, correto?
Queria tentar ir pelo adaptador por ser mais barato, já que já tenho o carregador portatil.
Correto. Um carregador da Taysla, com regulagem pra 10, 16, 24 e 32 amperes custa menos de R$1k e vai te atender nisso.
Infelizmente esse carregador “mais barato” da BYD tem potência fixa mesmo, o mais caro que eles vendem até tem ajuste, mas custa mais caro que o wallbox.
E como eu sei qual regulagem usar dependendo da tomada? Ainda assim eu precisaria de um que atendesse a tomada de 10A ou utilizar um T pra transformar o cabo de 20A para 10A e encaixar na tomada…
Se for um local que você costuma ir com frequência, estilo “casa da sogra”
Uma opção que considero simples é puxar uma tomada de 20 amperes direto do relógio, que dai consegue carregar no seu portátil sem dificuldade, qualquer eletricista faz essa instalação para você tranquilamente
E você não tem que se preocupar com instalação elétrica local da casa
Se vc não conhece a infra do lugar, recomendo sempre carregar no ajuste mínimo, no caso do meu Taysla é 8A.
Mesmo assim ainda há algum risco, pois no mesmo circuito de tomada pode haver outras cargas ligadas.
Esses adaptadores T geralmente tem baixa qualidade, como o carregador vai ficar por horas ligado, não recomendo utilizá-los, ainda que o ajuste esteja em 8A.
Para fazer a adaptação de uma forma mais segura, recomendo comprar um trecho curto de um cabo de 3 vias (para trabalhar sempre em 8A ou 10A pode ser de 2,5mm2) e montar com um plugue fêmea 20A de um lado e um plugue macho 10A do outro.
Reforço que só se deve usar esse adaptador sugerido se a corrente estiver definida para menos de 10A, se estiver com mais que isso NÃO PODE utilizá-lo, sob o mesmo risco de incêndio que falei na resposta anterior.
A regulagem é pela corrente, logo uma tomada de 10a deve se regular para <= 10a. A potência vai variar de acordo com a tensão.
Eu comprei o modelo com tomada industrial de 32a. Fiz uma extensão 32a para 20a e outra 32a para 10a. Aí é só escolher a extensão certa e ajustar a corrente de acordo com o circuito.
Mas como bem mencionado por aqui, podem haver outros sistemas no mesmo circuito, então se não conhecer a infra, o ideal seria baixar a corrente sempre que possível.
Utilizo um adaptador similar a esse, mas limito o carregador a 10A por segurança e não conhecer a instalação elétrica dos locais, carrego durante a madrugada garantindo que nenhum outro equipamento possa influenciar a rede elétrica. Até o momento não tive problemas em nenhum local que utilizei este modo de uso.