Adaptar autotrafo no Dolpin plus

Estava pensando em comprar um autotrafo para obter 380v e carregar mais rapidamente, entao pesquisando vi que um auto transformador de 15kW é bem pequeno, segue as especificações do vendedor: Dimensões aproximadas cm: larg.: 30cm / alt.: 29cm / comp. 17cm.

Então me veio a seguinte idea: em baixo do banco de traz do plus, existe bastante espaço livre, seria uma opção instala o tranformador ali, junto com o carregador portatil e ligar a saida internamente por dentro do carro, usando contatoras para isolar quando ligado por dentro, ou ligado a entrada normal por fora, seria colocado uma tomada industrial no portamala, na parte plastica, com isso sendo necessario levar apenas uma extensão, e nao todo o conjunto no porta mala.

Poderia ser feita as proteções normalmente, usando dr e dps, apenas plugando umas extensão de 5 vias, e em caso de necessidade nas estradas, o tempo para carregar cairia pela metade, ja que é poucos lugares que possue o trifasico 380v, vote teria possibilidade de carregar a 11kW onde fosse, nao ocuparia espaço em casa com um autotransformador.

pontos a pensar:

-fixação
-ligação interna
-refrigeração do autotrafo

Segue um video mostrando o compartimento abaixo do banco

Oi amigo.

Tens ideia da fiação e o quadro de energia que seria necessário para obter 15kw em 127 monofasico?
Estamos falando de aproximadamente 120A.
Desconheço residência 127 que tenha esta capacidade.

1 curtida

opa, em 11kw, utiliza 16A no trifasico 380V e se for usar o autotrafo, voce vai puxar 32A por fase no trifasico 220V

11000W/(380V√3) = 16,71A
11000W/(220V
√3)= 28,86A + perca do autotrafo

Se tem no mínimo 2 fases, eu ficaria com um normal mono de 7kw mesmo.
O Plus só sobe pra algo em torno de 9kw quando em carregadores de 11kw.
Aqui em casa que é 380v não estou convencido de que me vale a pena pegar um de 22kw.
Quanto mais fazer toda essa mão pra ainda ter uma perda destas.

2 curtidas

ja tem carregadores de 11kw por 900 reais, se onde voce mora ja tem 380v, não tem por que mesmo. Onde moro, meu estado e os estados vizinhos são majoritariamente trifasico 220v.

Ja passei situação de nao ter bateria o suficiente para chegar ao destino, e ficar 2h em um posto carregando, com o 380v nesses casos, o tempo cairia pela metade.

Carregadores de 11kw são um engodo, principalmente pra quem pensa em ter um segundo ev que só carregue mono como o GS ou o Mini.
Estes 2 só irão carregar a 3kw nele.
Melhor um de 7kw Mono que tem muito mais compatibilidade do que um 11kw trifásico.
Se for pra colocar algo que carregue veículos trifásico e mono, tem que ser de 22kw.

Corrente por fase 127V(220 trifásico) no primario de um trafo trifasico 35kva usando o carregador de 22kw(em 11kw no dolphin plus)

Qual carregador tá usando?
Carrega com quantos kw no painel em 11kw?
Estou procurando preferencialmente algum portatil de 22kw que possa usar monofase tb.

O meu é desse aqui:

Acabei de encontrar isso no AliExpress:
R$2.556,04 | Feyree 22KW 32A 3 Fase Type2 Carregador EV Portátil Wi-Fi APP Controle EVSE Estação de Carregamento para Carregador de Carro Elétrico

A potência de painel vai depender muito se tem queda de tensão em alguma fase ou não… geralmente fica 9.5 - 10.2kw

Ele funciona monofasico 220V em 7kw, se for 127V vai dar 3.5kw. Esse foi um ponto que fiquei decepcionado com ele porque eu morava num local de 220v bifasico.

Pois é… aqui em casa é 220/380 trifásico.
To bem servido na instalação interna e o trafo da concessionária ta na frente de casa e ainda tenho solar, então em dia com sol no pico de produção solar a rede fica estável nos 224v mesmo com a carga e queda de tensão nos cabos internos.
Ainda estou pensando se vale investir + R$2,5k pra subir de 6 pra digamos 9,5kw…
Tenho o Wallbox original da BYD e esse portátil de 7kw da Taysla que tem no site. Sei lá… acho que so se aparecer algum de 22kw portátil ja no BR por uns 1000 1500 eu iria.
Ate achei uns mas é de parede e não sei se ele tb funciona mono e pode ajustar a potência. Pois meu solar aqui em casa é hibrido e quando falta luz tenho uma fase 220v que sigo com energia do banco de baterias e dela com sol consigo puxar uns 4000w para recarregar o carro mesmo sem luz da concessionária.

Acho que esse ia me deixar engessado quando ficasse sem luz em casa pra recarregar.

é possivel comprar um autotrafo pra 440v, assim nunca teria problemas com queda de tensão (os carregadores suportam 380 ±20% se nao me engano.

Aqui esta o link de um de 22kw com app por R$ 1100