Água nas câmeras (RESOLVIDO)

Olá pessoal,

No meu Dolphin Plus, notei que entrou agua nas 4 cameras no mesmo dia!
Alguém mais teve problema de infiltração de agua?
Se sim, conseguiram conserto em garantia?

Ja entrou agua na minha câmera traseira e trocaram em garantia. Mas ainda não existia apps de gravação na época. Há relatos que o modo sentinela dos apps de gravação por usarem as câmeras direto pra monitoramento causam condensação no interior da lente e fica um borrado embaçado. Normalmente seca depois de umas 24hrs depois de desativar essa função do app.

Não sei se foi esse o seu caso ou não. De qualquer forma eu esperaria alguns dias pra ver se seca sozinho. Pra trocar a câmera do meu, precisaram tirar o parachoque e ralaram ele, tive que voltar na css pra eles fazerem uma correção na pintura. Melhor esperar um pouco do que correr o risco de criarem novos problemas.

1 curtida

Já tive isso, usei - vigorosamente - o ar comprimido do lava-rápido e resolveu.

1 curtida

Obrigado pela dica @Roluber .
De fato, carro estava usando a função do sentinela da versão beta do Electro.
Desliguei agora pra ver ser resolve. Mas ainda sim, é um comportamento estranho, as cameras deveriam ter melhor vedação.

Essas câmeras não foram projetadas para ficarem ligadas direto. Tem tópicos por aí falando sobre isso. Realmente esses aplicativos têm causado problemas nas câmeras. Use por conta e risco.

1 curtida

a própria BYD está habilitando no app nativo dela, não faz sentido essa afirmação sua.

Como você identificou umidade nas 4 câmeras ao mesmo tempo, estou supondo que não se trata de muita água, provavelmente um embaçamento e gotículas. Nesse caso, minha opinião é que não se trata de um problema de vedação, mas uma situação de clima que gerou condensação da umidade que sempre haverá na parte interna. Não creio ser um problema e suponho que a condensação vai sumir em pouco tempo.
Várias vezes provoco condensação dentro da iluminação traseira do Dolphin GS que é transparente. Ao lavar o carro em dias quentes e úmidos, o plástico transparente que protege a iluminação em LED traseira resfria e aparece condensação pelo lado de dentro na forma de gotículas e embaçamento. Isso não significa que entrou água no conjunto óptico traseiro, mas que a água que já estava lá como umidade do ar condensou em uma superfície que agora está mais fria.

O fato de você estar usando o Electro pode ter causado um aumento marginal de temperatura dentro do receptáculo das câmeras, nada anormal nem prejudicial. Mas isso colabora com minha teoria, pois ar aquecido é capaz de reter mais vapor d´água e facilita a condensação em superfícies mais frias como a lente que protege a câmera do exterior.

1 curtida

Com acesso de baixo nível ao hardware, a BYD pode implementar uma captura de baixa resolução, com armazenamento em qualidade superior somente de eventos. Só pra citar algumas diferenças entre um app lançando um stream direto via ADB.

1 curtida

acessar stream de baixa resolução, se tiver nativo, daria para fazer também. Se houver conversão acredito que o processador da central é bem capaz de fazer esse downscaling de boa. De qualquer forma não vejo como o uso da câmera poderia fazer diferença. Mesmo se for gravação por evento, vai precisar de processamento também.

O ponto é que a BYD tem acesso de baixo nível ao hardware, e isso dá a ela mais possibilidades.

O stream continuo, independente da resolução, manteria o hardware ativado. Com acesso de baixo nível, a BYD pode capturar 1 frame por segundo, por exemplo, e usar isso pra identificar eventos, iniciando assim uma gravação eventual. Já por stream o trabalho de abrir e feche o stream 1x por segundo pode não compensar o ganho.

Enfim, se o hardware da câmera fica o tempo todo ativado, gera calor e potencial condensação.

E sim, a fabricante tem mais acesso ao hardware da câmera e da central do que qualquer outro desenvolvedor.

1 curtida

me permita discordar, isso tudo que vc falou carece de evidências. Todo esse processo relatado por você faria sentido se houvesse algum processamento nas câmeras, que não é o caso, pela instalação parecem ser apenas câmeras simples e o processamento todo é feito na central. Não temos evidências sequer que elas esquentam, que aí seria mais provável que elas tem sim processadores separadas fazendo compressão de imagem, processando detecção de movimento, etc. Mas também não tem porque um software de terceiros não ter acesso, já que o hardware de câmera, seja qual for o barramento utilizado, é facilmente disponível.
Qualquer opinião no momento sobre água nas câmeras é mero chute, isso inclui o meu :slight_smile:

As cameras são lacradas hermeticamente e com um ano e meio de uso, ja passei pelas 4 estações do ano. Logo, teria visto esse comportamento no ano passado por essa época se não fosse um problema de fato.
Além disso tem literalmente 1 gota de agua armazenada nas lentes. Tentei usar o secador de cabelo da excelentíssima para ver se a evaporação faria a agua ir embora, mas não tive sucesso também.
Existe de fato a possibilidade do electro ter causado isso, pois o sistema de sentinela deve sim manter as cameras ativas o tempo todo. Por mais que elas não tenham processamento local, ainda sim geram calor pois o sensor precisa estar ativo.

2 curtidas

Vamos lá.

Todo, absolutamente todo, dispositivo eletrônico que usa energia de alguma forma, vai gerar calor. A questão é quanto.

Sem um mecanismo pensado para dissipar esse calor, a tendência é que se acumule calor.

Sobre o acesso ao hardware das câmeras. Tu acha realmente que um desenvolvedor vai ter acesso direto ao hardware da câmera em um sistema minimamente fechado?

Sistemas operacionais como o Android tem interfaces de comunicação. Essas interfaces visam simplificar o acesso a desenvolvedores, mas também a impor regras e restrições afim de impedir abusos.

O ponto aqui é que a BYD pode desenvolver essa comunicação direta sem passar por essas interfaces.

Se quiser ter uma ideia do que eu to falando, experimenta criar um app que manipule a câmera de um celular com o Android oficial, depois tenta pegar o AOSP e veja a diferença de nível de acesso que tu consegue no AOSP…

sim, por ter fuçado nas câmeras de celular é que estou afirmando que a gente consegue acesso, basta conferir o projeto Gcam no github. Todo aparelho com driver disponível conseguiu acesso a todas funcionalidades da câmera, coisas até que não existiam no app nativo.
Esse calor da câmera, se não tiver processamento local está longe de ser comprometedor.
Mas como eu falei, estamos todos chutando.

Conseguiu acesso a todos os recursos expostos pelo firmware do aparelho… como eu estou dizendo desde o começo, a BYD tem acesso de baixo nível, ao firmware do aparelho. E quando eu digo que ela tem esse acesso, não estou dizendo que ela pode USAR recursos, estou dizendo que ela pode IMPLEMENTAR esses recursos. Em resumo, ela pode modificar o firmware da forma que quiser para implementar o recurso, coisa que um desenvolvedor só poderia fazer rooteando a central e instalando uma rom customizada.

O calor da câmera pode ser gerado por diversos fatores combinados. Falta de dissipação, condutores não preparados para sustentar a corrente por períodos prolongados, falta de circulação de ar por ser um domo vedado, a lista é gigante.

1 curtida

Eu não tenho informações precisas, mas fechar as câmeras hermeticamente seria uma escolha de projeto estranha, em minha opinião.
O lacre hermético não permitiria a troca de gases no exterior nem a equalização de pressão interna x externa.
Isso significa que a pressão poderia causar a fadiga precoce no material do invólucro, incluindo as lentes. Essa diferença de pressão seria causado por diversos fatores como o aquecimento das câmeras, operação do veículo em altitudes diferentes, variações de temperatura externa, entre outros.

Minha opinião é que há algum tipo de respiro ou capacidade de troca de gases entre o interior e o exterior do ambiente das câmeras, o que levaria umidade que condensaria no interior.
Mas, como eu disse, não tenho prova de como a byd projetou esse habitáculo.

Como a água apareceu em todas as câmeras ao mesmo tempo, eu apostaria em condensação.

1 curtida

O mesmo aqui no meu Seal, percebi aumentando a uns 3 dias e coincide com a instalação do app, mas é muito estranho isso…

Já desliguei aqui o modo sentinela pra ver se volta ao normal, hoje piorou MUITO tá que se I.possivel de dar ré…

1 curtida

RESOLVIDO!!!

Desativei o modo sentinela aqui e uns 5 dias depois as câmeras voltaram ao normal.
Mas realmente demorou para secarem.

Resumindo:
Quem instalou o Electro ou outros sistemas de monitoramento no carro utilizando as câmeras, pode vir a ter esse problema de condensação. Elas realmente não foram projetadas para se manterem ligadas por longas durações.

Agradecimentos em especial ao @Roluber que levantou a hipótese e a todos que contribuíram na discussão.

P.S.: Se algum adm puder fixar essa msg no topo vai facilitar a vida de mais pessoas que chegarem com o msm problema.

4 curtidas

Mais um aqui, depois que ativei o sentinela, as 4 apresentaram as manchas:

A primeira foto é a primeira gravação depois da ativação e a segunda, a última gravação, percebam o aumento. Desativei e vou monitorar.
Pelo visto esse recurso deve ser usado somente em situações isoladas.