Lembram quando a Volvo anunciou o EX30 e todo mundo - começando pela própria -disse que iria transformar o mercado de VEs brasileiro? Minha história com carro elétrico iniciou na verdade com o pré-lançamento do Volvo EX30, que pré-reservei em novembro, mas ao receber o boleto de reserva de 20 mil reais junto com o pedido de compra com entrega só para MAIO/24, desisti na hora. Aí gostei do Ora GT, reservei um, mas aí apareceu o Plus, desisti do Ora e estou aqui feliz com o golfinho. Como quase todos aqui.
Esta semana vi um EX30 amarelo em exposição num shopping de São Paulo. O que era cabeça de bacalhau, se materializou, só que como um protótipo meio fransksteiniano, o vendedor disse que aquelas rodas expostas não seriam as finais e o multimedia não funcionava. Me lembrou o caso do Ora: muitos dos reviews que li falavam que foi desenvolvido às pressas, muitas pontas soltas, e que 6 meses a mais de desenvolvimento teriam feito muito bem a ele. Pois agora quem sofre de time-to-marketite é a Volvo, cujo sonho público de “arrebentar” o mercado com o EX30 foi devidamente “arrebentado” pela BYD, e correm atrás do prejuízo, sabendo que antes de ter o carro prontinho pra entregar ainda vão ver aparecer o Mini para complicar mais as coisas.
Eu não queria estar na pele dos vendedores da Volvo. Como eles vão explicar o recente aumento de preços a quem reservou, enquanto BYD e GWM mantém a tabela? O Ultra foi de R$ 280 mil para R$ 295 mil !!! 115 mil reais a mais que o Plus para ter 70 hp a mais, e parking assist. O resto o Plus tem igual ou melhor, a começar pela bateria - ou alguém acha que a Geely faz baterias melhores que a BYD? E por 115k a mais você leva um carro com interior ultra-espartano de tecido, sem painel de instrumentos (acho que até tem uma faixinha digital, mas a telinha do Dolphin é um iMax perto dela), desprovido até de acionadores de janela / travas nas portas. E o modelo mais básico custa exatamente 50 mil reais a mais que o Plus, sem câmera panorâmica, 360, teto de vidro, um monte de coisa.
Acho que essa diferença é pelo brand Volvo. Mas considerando que o EX30 é um Geely fabricado na China com design e software da Volvo, não me parece uma compra racional. Acho que vai vender pouco, inclusive (ou principalmente) o de entrada. Pra quem ia dominar o mercado, se o EX30 aparecer na rabeira dos top 5 já pode comemorar.
O mundo dá muitas voltas, muito rápido…