Ah, esse EX30, quem diria

Lembram quando a Volvo anunciou o EX30 e todo mundo - começando pela própria -disse que iria transformar o mercado de VEs brasileiro? Minha história com carro elétrico iniciou na verdade com o pré-lançamento do Volvo EX30, que pré-reservei em novembro, mas ao receber o boleto de reserva de 20 mil reais junto com o pedido de compra com entrega só para MAIO/24, desisti na hora. Aí gostei do Ora GT, reservei um, mas aí apareceu o Plus, desisti do Ora e estou aqui feliz com o golfinho. Como quase todos aqui.

Esta semana vi um EX30 amarelo em exposição num shopping de São Paulo. O que era cabeça de bacalhau, se materializou, só que como um protótipo meio fransksteiniano, o vendedor disse que aquelas rodas expostas não seriam as finais e o multimedia não funcionava. Me lembrou o caso do Ora: muitos dos reviews que li falavam que foi desenvolvido às pressas, muitas pontas soltas, e que 6 meses a mais de desenvolvimento teriam feito muito bem a ele. Pois agora quem sofre de time-to-marketite é a Volvo, cujo sonho público de “arrebentar” o mercado com o EX30 foi devidamente “arrebentado” pela BYD, e correm atrás do prejuízo, sabendo que antes de ter o carro prontinho pra entregar ainda vão ver aparecer o Mini para complicar mais as coisas.

Eu não queria estar na pele dos vendedores da Volvo. Como eles vão explicar o recente aumento de preços a quem reservou, enquanto BYD e GWM mantém a tabela? O Ultra foi de R$ 280 mil para R$ 295 mil !!! 115 mil reais a mais que o Plus para ter 70 hp a mais, e parking assist. O resto o Plus tem igual ou melhor, a começar pela bateria - ou alguém acha que a Geely faz baterias melhores que a BYD? E por 115k a mais você leva um carro com interior ultra-espartano de tecido, sem painel de instrumentos (acho que até tem uma faixinha digital, mas a telinha do Dolphin é um iMax perto dela), desprovido até de acionadores de janela / travas nas portas. E o modelo mais básico custa exatamente 50 mil reais a mais que o Plus, sem câmera panorâmica, 360, teto de vidro, um monte de coisa.

Acho que essa diferença é pelo brand Volvo. Mas considerando que o EX30 é um Geely fabricado na China com design e software da Volvo, não me parece uma compra racional. Acho que vai vender pouco, inclusive (ou principalmente) o de entrada. Pra quem ia dominar o mercado, se o EX30 aparecer na rabeira dos top 5 já pode comemorar.

O mundo dá muitas voltas, muito rápido…

2 curtidas

Amigo o dolphin é um excelente carro, mas não dá pra comparar com o ex30, são categorias diferentes, um carro mais alto, mais potente, tração traseira, com dirigibilidade mais aprimorada e com adas melhor calibrado. O dolphin entrega ótimo custo benefício, mas tem seus defeitos tb.

Amigo, se dimensão define “categoria” de veículo, saiba que o EX30 é mais curto que o Plus. E fico pensando em como o ADAS de um carro que só apareceu como protótipo até agora já pode ser considerado melhor calibrado. O mesmo vale para essa tal dirigibilidade aprimorada.

Agora, eu vi os 2 carros carros pessoalmente , por dentro e por fora, e do que eu vi posso disser que para mim estão na mesma “categoria”. E dá para comparar os dois carros sim, eu como consumidor comparei ué, e preferi o Plus mesmo podendo levar o EX30, porque vi nele uma proposta de valor, essa sim, incomparável.

Que curioso, tenho uma experiência até parecida com a do @Truc_dp.

Olha isso:

A Volvo já tinha dado spoiler do EX30 no Brasil desde o primeiro semestre.
Em Maio / Junho fui até um concessionária tentar fazer uma pré-reserva mesmo antes do lançamento.
Já sabia que meu próximo carro seria eletrico e aquela altura estava decidido a ser um Volvo, mas eu não gostava de algumas coisas do XC40 e C40 (incluindo o preço).

Em Setembro fiz a pré-reserva do EX30 e paguei os 20 mil para segurar o carro que vai chegar em Maio.
Tinha pegado o EX30 Ultra que é o mais completo para não pagar caro em um carro capado.

Ai vieram as montadoras locais totalmente ultrapassadas e pressionaram o governo a aumentar imposto.
Meu carro só chegava em Maio e eu ia me ferrar.
Corri e peguei o Dolphin Plus na pré-vendas também e recebi na primeira leva de carros, antes do imposto.

Deu uma semana que estava com o Dolphin Plus e liguei na Volvo e pedi para cancelar o EX30.
Era pré-vendas e ainda iam aumentar o preço (5%). Então me devolveram os 20 mil sem esforço.

Póximo passo: quero ter dois eletricos. Nada de combustão mais.
Pedi mais um Dolphin Plus de tanto que gostei do carro. Mas é para minha esposa e devemos mudar o pedido para um Dolphin Mini em Fevereiro.

A Volvo literalmente perdeu uma venda. No meu caso os motivos foram:

  • Dirigir o Dolphin Plus é sensacional
  • Vi que o teto panorâmico é legal mas tem horas que queremos uma cortina nele para fechar a claridade e o EX30 não tem
  • O painel de instrumentos do Dolphin apesar de pequeno é muito útil. Fico imaginando dirigindo ele e olhando tudo na multimídia (igual o EX30). Acho que não seria legal
  • Eu prefiro a multimídia deitada e no Volvo é só em pé. Na BYD você deixa como quiser
  • Só depois que comprei o Dolphin fui pesquisar o que era a bateria LFP e vi que a do Volvo não era dessa. A NMC pra mim já é ultrapassada e não quero nada que tem risco de explodir em contato com o ar (e se der um PT, qual o risco do volvo pegar fogo?)
  • Volvo tem fama de desvalorizar muito. No BYD tenho a possibilidade de não desvalorizar tanto (vamos ver)
  • Cinco revisões grátis eu não teria no Volvo
  • O preço nem se fala, vou comprar dois BYD praticamente
  • editado: como lembrando pelo colega Truc, se é seu primeiro carro eletrico o Wallbox da BYD faz muita falta e o Volvo não vem com Wallbox
4 curtidas

Eu comparei isso também.
O Dolphin Plus é maior em quase tudo. O EX30 só é mais largo.
A altura do solo é questionável. Não acho que o Dolphin tem 12 cm. Eles só mediram de um jeito diferente. Na minha medição deu 20cm do solo.

Nem o porta malas do EX30 é maior.

Eu adoro o ACC do Dolphin (de um tempo pra cá nem o aviso de placas que era chato tá me incomodando, não sei se tirei o som de alguma forma), mas o ACC acho bom.

Potência não falta no Dolphin Plus. Rodo no ECO porque acho o Sport mais potente do que preciso para cidade.

O que eu acho que o EX30 ganha é design externo, é moderno e parece que o carro é maior que é, mas na verdade é menor que o Dolphin.
E de dentro do carro, onde você vai estar a maior parte das vezes, a do Dolphin Plus é mais legal.

1 curtida

Concordo em 100% com você (tb tinha reservado o Ultra, mas não cheguei a pagar o boleto). E faltou listar ainda o wallbox que veio com o Plus, o que aumentaria o “prejuizo” no Ultra para mais de 120 mil reais.

Você acha que eles vão manter o preço para quem reservou? Lá atras disseram que não iriam, mas se não mantiverem é capaz do EX30 não entrar nem nos top 5…

Eu não disse que dimensão define categoria, só que um é Hatch e outro é crossover (suv compacto), foi isso que quis dizer. A questão do adas é só vc ver o dos outros carros da volvo que estão entre os melhores do mercado, a questão da dirigibilidade todos que dirigiram o carro no evento na Espanha falaram que o carro é muito estável e bom de curva, direção bem direta. Tração traseira em carro muito potente faz com que não destracione as rodas e evite esse “problema” do dolphin plus. E sempre pontuando que o dolphin é um ótimo carro e ótimo custo benefício gente, eu tenho um tb…mas eu sei diferenciar um produto de outro. Não dá pra comparar um carro de 180 mil com um de 280mil…vcs podem falar que vale mais a pena em relação ao ex30 de entrada e isso é uma outra questão chamada custo benefício.

O Wallbox nem coloquei na lista porque quando cancelei o EX30 já tinha o Dolphin e ia usar o carregador da BYD no Volvo :joy:
Mas para quem está comprando o primeiro carro o wallbox faz muita falta.

O preço do EX30 não vão manter. Antes de cancelar eu recebi o email da Volvo dizendo que iam “absorver” parte do imposto e iam repassar só 5% durante 2024 inteiro.

Eu “comprei” o carro em Setembro. A Volvo não me entregou em 2023 por problema dela mesmo (carro não tava pronto). Entendo que quem tem que pagar a conta é a Volvo. EX30 não vale mais de 300 mil. Essa mudança foi outro motivo pra cancelar e focar em outro BYD.

Se pegar o dinheiro do Ultra e colocar mais 3 mil reais, compra-se um BYD Seal. Aqui sim estamos falando de categorias bem diferentes: dobro da potência, couro em tudo em vez de tecido, 60cm de comprimento a mais, porta-malas muito maior, etc.

Oops, tinha esquecido o wallbox que vai junto com o Seal. Esquece os 3 mil reais a mais…

1 curtida

A Volvo pegou o pior da Tesla para copiar. Acho o EX30 muito bonito por fora, mas internamente é pior que um VW Polo.

Quase comprei um XC40 a um ano e meio atrás e acompanhava um fórum gringo dos donos do XC40. Vários problemas na multimídia (espero que tenham resolvido) além de autonomia péssima na estrada, causada principalmente pela aerodinâmica de um bloco de concreto. A frente bonita “chapada” dos Volvos paga um preço alto para a eficiência nos elétricos.

Não compraria um EX30 nem que fosse pelo mesmo valor do golfinho.

1 curtida