Ajuda com instalação wallbox

Bom dia, galera!

Amigos, gostaria da ajuda de vocês para verificar se essa instalação está correta. Meu carro é um Byd Dolphin GS. Sou leigo e contratei um eletricista para fazê-la. Noto que os disjuntores ficam bem quentes quando estou carregando o carro. Não tenho um termômetro para medir exatamente a temperatura, mas se serve como base, consigo tocá-los por minutos sem me queimar. O fio (mangueira) do carregador do wallbox também ficam quentes, principalmente a parte que fica enrolada no wallbox. Como falei no começo do tópico, gostaria de saber se a instalação está dentro dos parâmetros e se é normal os disjuntores ficarem quentes assim. Uso fiação de boa qualidade de 6mm para ligar o wallbox ao quadro de distribuição. Tal fiação de 6mm mantém uma temperatura normal, fica morna, quase não esquentando quando o carregador está em uso. O carregador carrega o carro entre de 5.3kw e 5.6kw em média e minha rede é monofásica 220v.





Não sou especialista. Mas parece correto pra mim. Meio desorganizado pro meu gosto, mas não vai impactar o funcionamento ou a segurança.

Só pra confirmar, a tensão aí é 200v mesmo né?

É comum que cabos e disjuntores esquentem durante o uso. Se esquentarem demais, ao ponto de não conseguir tocar neles, aí sim poderia ser um problema.

1 curtida

Sim, amigo, 220v. Show, obrigado por sua ajuda.

1 curtida

Parece correto, não acho que seja necessário porque parece ser 220V monofasico e o neutro não passa pelo disjuntor(a menos que tenha alguma norma que eu desconheça), mas eu teria utilizado um disjuntor bipolar, e passado o neutro pelo disjuntor tambem, pra garantir o isolamento do circuito do neutro tambem. e teria usado um barramento pente de dois polos, ficaria mais “limpo”.

Obs: olhei de novo a foto aqui… acho que você precisa verificar a saida do neutro que vai para o carregador… o fio azul que sai debaixo do IDR. Tem dois fios nesse borne… ali a conexão parece mal feita e esta causando aquecimento… pela foto, parece até que o cabo mudou de cor pelo aquecimento… pode ser que ali seja a causa do aquecimento e esta dissipando para os outros componentes por estar encostado.

O @Roluber observou bem que a conexão do neutro embaixo do IDR deve estar gerando um mal contato, provavelmente por estar com os dois terminais no mesmo borne. Deve estar gerando o aumento de temperatura mesmo.

Além disso (não relacionado ao calor, mas vc pediu uma análise da instalação), seu IDR não é tipo A, é tipo AC, que é proibido pela norma.

Vc tem esse módulo wifi chinês ao lado, algum motivo para o neutro que vai para o carregador não estar saindo dele, assim como a fase, e ter sido conectado na saída do disjuntor diretamente? Se não foi vc que fez essa mudança, parece que o eletricista sabia de algo que vc não sabia…

Eu sugeriria tbm vc trocar o disjuntor e o IDR por marcas de primeira linha. Soprano e Tramontina não so marcas de muita qualidade nessa área (os DPS não vejo tanto problema em manter o que já tem).

E aí monitoraria se esse módulo wifi tbm não está causando problemas… Se vc não tem extrema necessidade de conectá-lo no Tuya, eu tiraria totalmente.

1 curtida

Normalmente esses modulos tuya não chaveiam o neutro… ele passa direto pelo módulo… ele ligou o neutro la em cima somente pra alimentação do módulo, mas não teria problema nenhum ligar a entrada do wallbox na saida do modulo, até evitaria de ter 2 terminais no borne do IDR.

Verdade, tinha esquecido desse detalhe do IDR ser tipo AC, tem alguns casos aqui no forum de garantia do wallbox negada por não seguir a norma, então eu compraria um IDR no AliExpress e trocaria tambem.

Aparentemente o IDR que vc está utilizando não é o recomendado pela norma, mas acredito que isso não esteja influênciando a temperatura na sua instalação.

Quanto ao neutro, por isso mesmo que achei estranho, ao invés de ligar na saída do módulo, que seria até mais fácil, ele preferiu ligar junto com o outro, mais difícil, e gerando provavelmente esse problema de aquecimento…

Existem outros critérios para o dimensionamento do cabo segundo a NBR5410.

  1. Capacidade de condução de corrente.
  2. Queda de tensão máxima de 4%
  3. Temperatura ambiente
  4. Agrupamento de cabos
  5. Corrente de curto circuito.
    No meu caso, o de 6mm embora atenda ao primeiro critério, não passou em outros. No meu caso, ficou em 10mm para a distância de 33 metros.
    Outro fator importante é o disjuntor, ele não desarma aos 40A, ele é termomagnetico, assim ele vai sempre aquecer proximo da corrente nominal dele até desarmar, não sei se é o seu caso, ainda mais em regime contínuo. No meu caso, 50A, foi o que resolveu.
    De todo modo, recomendo pedir ajuda para um técnico ou engenheiro da área para esse dimensionamento.
    IB ≤ IN ≤ IZ. Vale essa equação da Norma. Em resumo, a corrente de operação deve ser menor que a corrente nominal do disjuntor e a corrente do disjuntor deve ser menor que a capacidade de condução do cabo (com os critérios). Assim você terá uma instalação bem dimensionada e protegida.