Ajuda na instalação elétrica

Na minha residência, a Energisa (empresa de fornecimento da PB) tem um fornecimento terrível no meu bairro. Energia fornecida aqui, chega no máximo a 210kw/h.
Com isso, meu carro está sendo carregado na velocidade de 5.0. Muito lento, principalmente pra mim que sou uber.

Alguém aqui sabe o que posso fazer pra contornar esse problema? Me falaram de um tal de Regulador de Tensão Automático. Mas não sei qual potência comprar, e dos que vi, são bem caros.
Sobre a Energisa, eu e outras pessoas já tentamos contato, vieram, fizeram testes, isso já se arrasta já a uns três anos, e nada é feito. Pois eles não querem trocar o transformador que já não da conta pra tantas casas e equipamentos que hoje existem, exigindo bastante desse transformador.

Acredito que esteja se referindo à tensão nominal de 220V que no seu caso só chega a 210V. A Aneel permite que a tensão varie de 201 V a 231 V.
Durante a madrugada, a queda de tensão é menor.
Mesmo a diferença no tempo de carga não sendo muito grande (~ 20%) ,uma solução possível é usar um auto-trafo com tensão de entrada de 200V e saída 220V, potência de 7 KVA, no entanto não vai encontrar pronto.

5,0kW é bem normal, o meu carrega as vezes com essa potência. Vc conseguiria no máximo uns 6kW com um Wallbox, o que não ajudaria muito no tempo de recarga. São horas carregando de qualquer forma. Acho que um trafo não compensa o investimento.

5KW esta muito dentro do esperado, não tem nada de absurdo, o meu tambem carrega nesta média entre 5 e 6 kw este é o normal, uma pergunta: quantos KW você esta esperando que carregue se tudo estiver resolvido pela Energisa? qual a sua expectariva com o Wallbox padrão da BYD?

É, meu irmão que mora no bairro vizinho, carrega a 6.2… ele é uber também, e isso acaba fazendo diferença no tempo de carregamento. E eu entendo o que você fala quanto a se vale a pena ou não o investimento em um equipamento pra resolver esse problema. Vou ter ver mais pra frente se invisto nisso ou não.

1 curtida

6.2, é o que eu espero conseguir de velocidade no carregamento. Teve um dia aqui, que o fornecimento de energia tava em 190v. O carro estava carregando em 4.0, isso foi na hora do almoço. Eu fui ligar o micro-ondas, ligou, mas não fazia nada. Não tinha energia suficiente, eu tive que parar o carregamento do carro, pra poder usar o micro-ondas.

2 curtidas

Se puxar a energia diretamente do padrão, pelo menos a queda de tensão dever um pouco menor quando ligar o micro-ondas

Boa noite! Me chamo Eduardo. A distância do disjuntor do meu prédio até a minha vaga é de 140 metros, qual bitola de fio usar? 10mm? Obrigado

A distância aqui na minha casa é de 26mt e uso 12mm. Eu sugiro daí para mais, assim reduz a resistência e chega mais carga para vc. Cuidado na compra de fios, o mercado tem muito Alucobre que é péssimo, tenha a certeza de ser 100% cobre para não ter problema