Ajuda pra quem entende de elétrica!

Gente, procurei aqui no fórum e não achei.

Estou tendo um problema com meu wallbox que as vezes está caindo o disjuntor.

Tenho uma fase pra casa em geral que é onde está o wallbox e outra fase para os chuveiros elétricos. (Aqui é bifásico).

Gostaria de saber se tem algum dispositivo pra eu poder colocar o wallbox na mesma fase do chuveiro. Mas queria que ele cortasse a alimentação do wallbox quando os chuveiros fossem ligados. Algo automático. Será que tem algum dispositivo que faz isso?

Obrigado pela ajuda.

Algo 100% automático, acredito que só com gambiarra… teria que fazer uma alteração no chuveiro pra pegar um “sinal” do embolo que aciona a resistência pra alimentar uma contatora que corte a alimentação do wallbox. Tem outras formas de fazer, mas todas que consegui pensar no momento precisariam de um processo a mais além da de abrir o chuveiro… mas eu não recomendo fazer isso… tirando o fato de ter que fazer gambiarra num chuveiro elétrico, que não seria uma coisa muito segura, a contatora desarmar com o wallbox ativo, carregando o carro ia dar centelhamento e não ia ter uma vida útil muito longa.

Provavelmente dá pra fazer com algum tipo de detector de corrente tbm, mas aí exigiria algum tipo de programação e eu não sei como fazer/te explicar e ainda assim a contatora não ia durar.

@Maicon Balanceador Dinâmico de Carga, DLB ou DLB Box não encontra facilmente a venda no varejo. É geralmente aplicado quando a disponibilidade da concessionária não pode ser aumentada.

Grandes clientes (condomínios, comércio, indústria, etc) usam em situações bem específicas. Não é comum em uso residencial.

Chegou a revisar o dimensionamento do circuito e a disponibilidade de aumento pela concessionária?

Eu estava vendo aqui e acho que vou mudar meu wallbox pra 16a é o suficiente pra mim e daria pra usar junto com o chuveiro pq o disjuntor é de 50a

2 curtidas