cara que bizarrice, o software do seu carro veio errado Surreal BYD…
Tive a “sorte” de fazer o test drive no carro que comprei (sim fiz o test drive num carro “zero”), deu pra ver antes qualquer BO pra nao ter surpresa.
Talvez uma simples atualização do sistema resolva, pede pra instalar a ultima versão e resetar tudo. O carro provavelmente não foi reconhecido como plus pelo software. Ou no pior caso, algum dos chicotes está mal encaixado e por isso o carro não reconhece os hardwares do Plus e detecta como sendo um GS e por isso nao ativa os recursos.
Perguntinha extra. Vc nota a potencia do carro boa? Vai que ele ta achando que é um GS e em tese pode fazer o carro andar menos entregando potencias menores.
O carro eu tenho certeza que está com os 200cv… Anda muito kkkk
A bateria também, está com os 60kwh.
Como eu disse ali, a atualização de software não adiantou. Vamos ver o que o mecânico vai falar. Quarta que vem deixo ele na oficina (me pediram 2 dias…)
Eu cheguei a pensar nessa hipótese. Em algumas máquinas o sistema tenta se comunicar com diversos subsistemas, se um subsistema não essencial simplesmente não responde, o sistema simplesmente entende que não tem capacidade para uma determinada funcionalidade.
Tenso que esse tipo de coisa dá trabalho e, a menos que alguém extremamente qualificado fique 100% do tempo trabalhando somente no seu carro, é bem pouco provável que resolvam isso em 2 dias.
Estava pensando aqui, e acho que não deve ter relação com o software da central, e sim com algum componente central do ADAS.
Eu consigo acessar o menu e utilizar a função de aquecimento dos bancos. Acho que essa função não existe no GS…
Depende. Os bancos, por não serem sistema crítico, podem ser controlados diretamente pela central, enquanto que o ADAS, por ser um sistema mais crítico (funciona sem, mas um ADAS mal controlado pode dar bem ruim), pode ser controlado através do software do carro.
O Dolphin tem duas versões de software, uma da central multimídia e outra do carro, esse sistema do carro funciona independente da central, mesmo a central se comunicando com ele.
Sim, mas me refiro mais à tese de que poderia ser o caso de um hardware de plus rodando software do GS. Isso não se confirma pelo fato do GS não ter aquecimento de bancos, e na minha central existe essa opção.
Enfim, na semana que vem eu (espero) terei a resposta.
O carro tem 2 “softwares principais”.
Um software da multimídia e um firmware do carro.
Os bancos devem ser controlados pelo software da multimídia, enquanto o ADAS é pelo software do carro.
O software da multimídia é mesma versão para Dolphin GS e Plus. O do carro não.
Provavelmente ou firmware do carro tá errado ou algum módulo de controle central é o do GS, o hardware mesmo, fazendo com que as funções do ADAS não sejam reconhecidas.
Meu palpite: talvez concluam que seja mais fácil trocar o carro, esses tipos de sistemas são tão interconectados que trocar um módulo ou sistema errado pode demandar muito trabalho de integração com risco de não funcionar 100%.
Se for deixar para resolver isso na CSS, não parece trivial e pode tomar um bom tempo, nesse caso demande um carro reserva.
Rolou um negócio comigo que corrobora com a hipótese de algum chicote mal conectado.
Estava em rodovia, acc e lane keeping ativados. Do nada notei que o carro começou a desacelerar, nenhum veículo a frente, quando olhei pro painel, TODOS os ícones dos assistentes tinham sumido. Não estavam desativados, tinham sumido mesmo, igual ao seu carro. Não durou 10s, tanto que quando fui pegar o celular pra tirar foto tudo já tinha voltado a funcionar. O acc inclusive rearmou sem minha interação.
Imagino que possa ter sido um mal contato, ou coisa do tipo. No seu caso pode ser que esteja desconectado mesmo.
Se qualquer sensor deixar de funcionar, o ADAS é automaticamente desativado. Comigo aconteceu com o sensor de ultrassom frontal, que teve um pino afundado no conector durante uma manutenção.
A concessionária já tinha trocado o sensor e mesmo assim não funcionou, e descobriram depois o problema no pino do conector.
Mas o erro no sensor apareceu no log de eventos do carro quando colocaram o scanner.
@cejunges Não tem mensagens no log do seu carro?
Quando aconteceu contigo os ícones sumiram ou ficaram laranja/cinza?
Eu já vi um alerta ADAS limited algumas vezes. Mas nesse caso ficava tudo laranja, sumir os ícones foi a primeira vez.
Ficaram laranja, mas vale a pena ver os logs, pode ser que dependendo do problema o carro nem mostra os ícones.
Vou tentar usar o car scanner pra ver se tem algum evento.
Colocaram o scanner e não apontou nada. Segundo o mecânico, era como se o ADAS não existisse nesse carro.
Tenso que a concessionária tem um costume de fingir que nada acontece. Não somente a BYD.
@julio fiz uma leitura com o car scanner, deu uma listinha de códigos aqui.
Muitos podem ser erros temporários, mas vou pegar um tempinho pra pesquisar o significado desses códigos.
@cejunges, teve algum avanço no seu caso?
Levei na concessionária. Meu carro ficou 3 dias na oficina. Busquei ele sem solução.
Os mecânicos geraram evidências do problema e submeteram pra fábrica. Retorno esperado que me passaram é de 15 dias úteis. Sigo na espera…
Caramba, que situação… Sinto muito. Mantém a gente informado aqui, por favor…
@cejunges, resolveram o problema?