Alerta de pressão dos pneus Dolphin GS

Apareceu no meu painel o alerta de baixa pressão dos pneus. O carro é um Dolphin GS. Alguém já viu este alerta, neste modelo de carro? Caso sim a solução é somente via CS, ou existe alguma solução caseira? Eu verifiquei as pressões dos pneus e estão corretas. O erro apareceu durante uma viagem.

O GS não tem TPMS direto, ele detecta a diferença de pressão dos pneus por meio do sensor de rotação do ABS. Geralmente, carros com esse tipo de sensor mostram problemas de pressão em 1 roda, no máximo 2, eu mesmo só vi aparecer em 1 roda.

O que pode ter acontecido aí é um erro de leitura nesse sensor que fez com que cada sensor tivesse um valor. Mas mesmo assim 1 roda teria que ser a base “correta”.

Imagino que tenha rodado alguma coisa depois que o erro apareceu. Então não deve ser questão de “recalibrar” os sensores.

O GS não tem uma opção para redefinir a pressão dos pneus? Lá na área de manutenção dentro do app de ajustes.

Não, o GS não tem opção em menu para redefinir pressão dos pneus.

Tem sim!!!

Servico > Revisao > TPMS > Reiniciar

3 curtidas

Isso! Lembro de ter visto alguém comentar. O ideal seria calibrar todos os pneus e redefinir. Depois observar se o problema volta a acontecer.

De qualquer forma. TPMS indireto mostrar pressão baixa em todas as rodas não é normal.

Obrigado pela informação. Passei batido neste menu da primeira vez. Redefini a pressão o alerta sumiu, e até o presente não apareceu novamente.

1 curtida

Boa! Agora é ficar de olho. Eu estranhei dizer que não tinha essa opção, acho que todo carro com TPMS indireto precisa ter isso pra “avisar” pro carro que tá tudo certo.

Não só por isso, o reset é mandatório após calibrar os pneus, é a maneira de dar o baseline de rotação relativa dos 4 semi-eixos ao sistema, contra o qual uma variação posterior no giro de um semi-eixo em relação aos outros gerará alarme de pneu murcho.

2 curtidas

Relendo o manual do proprietário e achei esta informação lá. Calibrou → Resetar. Um bom alerta, obrigado.

1 curtida

Boa noite! O meu estava com esse mesmo problema de calibragem dos pneus, fui na concessionária e ressetaram e continuou. Só resolveu quando fui a uma borracharia e descobri que tinha um prego no pneu. A Carmais Fortaleza/Ce. Nao se deu ao trabalho de averiguar se o pneu estava furado.