Alinhamento e troca de pneus fora da BYD

Pessoal , meu Dolphin veio ligeiramente desalinhado , puxando pra direita.
Porém estava sem tempo de parar e levar na BYD.
Liguei pra marcar e tem vaga daqui 9 dias. Estarei viajando:

Liguei em Lojas de pneus em BH , e as que eu levava outros carros não atualizaram o sistema a laser com as medidas da BYD.

Alguém conhece alguma loja de pneus em BH que já alinha BYD ? Queria fazer no mesmo dia.

Obrigado

1 curtida

Ontem fui na Stylo Rodas & Pneus em Itaipava/Petrópolis/RJ para conferir o alinhamento da direção e tive o mesmo problema, disseram que o sistema não estava atualizado para o BYD Dolphin Mini, disseram que iam atualizar, mas não deram prazo. Acho que estamos dependente da BYD para realizar esse serviço simples.

Tive o mesmo problema para alinhar o Dolphin Mini, fui em vários locais e somente consegui na concessionária (João Pessoa-PB). Inclusive já vou precisar ir novamente alinhar, e pelo seu relato nem vou perder tempo procurando.
O ruim da concessionária daqui é que não temos acesso à oficina. Eles levam o carro e ficamos esperando.

O dolphin mini de vocês está desalinhando facilmente?

O meu está com 4mil km e já levei 2x para alinhar.

Pode subir. É só falar com João. Direito seu. Eu sempre subo.

1 curtida

Bom dia pessoal, tudo bem? Levei em dois lugares pra alinhar e balancear os pneus e ambos disseram que não fazem os carros eletricos da BYD, alegando desconhecimento técnico, receio de utilizar o elevador e falta de parametrização dos equipamentos.

É normal isso? Devo recorrer a assistência técnica da BYD pra indicarem um lugar?

Ja aconteceu comigo, ao levar pela segunda vez num local que eu ja tinha feito o alinhamento, me disseram que a máquina deles tinha dado problema e tinha perdido a configuração do dolphin, estavam esperando a fabricante disponibilizar novamente as informações. Fui embora e acabei não alinhando… tambem nao voltei mais la pra saber se arrumaram.

Nao entendo muito disso, mas não basta os parâmetros do manual?

1 curtida

Excelente pergunta. Não manjo tb. Na semana que vem vou tentar uma outra oficina…

Não vou afirmar, mas meu palpite é que a oficina receba esses parâmetros como um “update” do software que usam para realizar o procedimento. É provável que exista uma forma de incluir esses parâmetros manualmente, mas a oficina acaba preferindo usar os dados disponibilizados pelo fornecedor do software por questões de segurança e praticidade nas atualizações.

Meu Dolphin Plus está batendo 10k rodados e chegou a hora de adentrar nessa saga.

Procurei meu centro de serviço de preferência na cidade. O responsável disse exatamente o que já foi dito aqui, “minha máquina não tem os parâmetros desse carro”. Aproveitei que tenho certa liberdade com ele, e que o movimento estava baixo, e troquei uma ideia sobre como funciona isso. Ele confirmou o que eu disse antes, eles usam os dados que vem do fornecedor da máquina, e disse que não tem como inserir os dados manualmente.

Então procurei o outro centro de serviço de confiança da cidade, existem outros mas que eu não levaria uma carriola pra remendar pneu. Chegando lá o responsável disse que faria o serviço sem problemas. Perguntei sobre os parâmetros e a resposta foi “se não tiver eu insiro”.

Sem querer cair em viéses, ou até ser preconceituoso (etarista), o responsável pelo primeiro centro de serviço é um camarada mais velho, enquanto que o segundo é um sujeito novo (abaixo dos 40 anos com certeza). Possivelmente o primeiro não tenha conhecimento para fazer a inserção manual, ou simplesmente não se sinta seguro em fazê-lo e por isso prefere não fazer.

Ponto importante que nenhum dos 2 mencionou nada relacionado a elevador. Então questionei sobre e a resposta, em linhas gerais, foi a mesma; é só colocar no lugar certo. Colocando no lugar certo peso não seria desculpa, já que mexem até mesmo com caminhonetes porte Dodge Ram. Imagino que aquele caso famoso do borracheiro do Taycan crie um receio desnecessário na galera…

Enfim. O serviço está agendado pra amanhã. Se houver alguma novidade, para o bem ou para o mal, volto aqui pra relatar.

Quanto ao peso , penso que seja o menor dos problemas , pq o Dolphin pesa igual ou menos que qualquer SUV.

1 curtida

Também acho que não deveria ser nenhum problema. Porém alguns profissionais gostam de achar pelo em ovo. Pra mim é mais ou menos o que os responsáveis por aqui disseram, só colocar no lugar certo. :person_shrugging:

Estou da dúvida, fiz orçamento na autorizada, montagem, alinhamento e balanceamento, sem as válvulas, 500 reais, mesmo serviço em outra boa oficina, 280. Minha dúvida é devido a possibilidade de precisar substituir as válvulas, será que encontra fora autorizada?

1 curtida

A menos que eu esteja completamente enganado, essas válvulas são aquelas que ficam na parte interna do “bico” e são padrão, portanto qualquer centro de serviço teria essas válvulas.

Pensei que eram diferentes, poi o Dolphin gs avisa quando estiver com pneu baixo

O Dolphin usa um TPMS indireto, que se baseia na diferença na rotação das rodas para identificar pneus com pressão baixa. No plus o TPMS é direto, medindo a pressão de fato, porém a válvula ainda deve ser a mesma, dado que o sensor está do lado de dentro e não no “bico”.

1 curtida

Obrigado pela orientação

Estou nesta saga hoje achei o carro bem estranho e vou levar na byd pra fazer esse alinhamento senti o carro muito instavel na pista acima de 100 km 14 mil km pneus com gastos por iguais e sentindo puxar um pouco bem pouco mesmo pra esquerda

O mecânico da Byd disse que é normal puxar um pouco para fora da pista, direita, já sime puxar para a esquerda tem alguma coisa errada

Primeira vez que ouço isso… que eu saiba o normal seria não puxar pra lado nenhum, é um carro e não um barco ou avião que é normal puxar pela rotação da hélice. A não ser que ele tenha dito isso porque algumas ruas tendem a ter uma inclinação pro lado de fora, pra drenar a chuva. E talvez essa inclinação influencie o carro. :thinking:

1 curtida