Android Auto/ Apple Car Play disconectando quando o celular perde sinal de rede 3G/4G/5G

Olá pessoal.

Assim que peguei meu BYD Dolphin Mini, percebi que ao viajar em auto estradas ou locais onde meu celular realizasse troca de sinal de rede de 5G para 4G, 3G ou até a perda de sinal, o Apple Car Play e Android Auto paravam de funcionar.

Isso aconteceu com um iPhone 16 Pro e também com um Samsung Galaxy S25. Foi a certeza que eu tive que era um problema na central do carro e não nos aparelhos em si.

Hoje, após quase 3 meses do problema, acabei resolvendo tentar pesquisar novamente e achei a solução abaixo para o Android Auto:

https://www.reddit.com/r/AndroidAuto/comments/1gdeg9z/solved_android_auto_wireless_get_disconnected/?tl=pt-br

Ainda não procurei algo específico para o iPhone, mas pelo conhecimento que tenho, a solução não será muito diferente.

No Android, há uma função escondida no Menu de Desenvolvedor. Não é o Menu de Desenvolvedor do Android Auto, mas sim do celular. Na seção Redes, há a opção “Limitar busca do Wifi” ou “Wifi Scan Throtling”.

Ao que indica o link do post acima, com essa opção ativada, quando a rede troca no celular ou o sinal cai, o Wifi Direct é desativado. Wifi Direct é a rede wifi criada para realizar a conexão Android Auto, sendo o mesmo processo no Apple Car Play. É uma rede wifi que nao passa internet, mas sim dados.

Desativei esta opção e após isso, entrando em garagens de predio ou em estradas, com sinal de rede celular ou não, a conexão não caiu mais. Desse modo, o que eu achava que poderia ser um problema da Central Multimidia BYD, é na verdade uma configuração a ser trocada nos aparelhos.

Retorno aqui quando encontrar um passo a passo para o iPhone, mas como dito anteriormente, as premissas devem ser as mesmas.

Espero ter ajudado!

Outra solução é vc atualizar a multimídia do carro para a versão 2507 que também resolve esse problema de queda do Android Auto e tbem do Apple CarPlay…

1 curtida

É isso, desde a 2507 o problema foi resolvido, tanto para o Android Auto quanto para o CarPlay. Não há mais a necessidade de nenhuma gambiarra solução alternativa, como essa do modo desenvolvedor, ou desligar os dados móveis do carro.

Dá uma busca por aqui que vai encontrar um tópico com o arquivo de atualização para a 2507, caso não queira esperar a boa vontade da BYD em mandar a OTA.

A central da BYD ficava doidona ao perder conexão com a operadora e começava a buscar redes wifi, e causava esse problema. Outra vantagem da atualização é que agora não fica mais mostrando notificação para conectar o carro em wifi público/aberto.