Aquecimento tomada carregador portátil

Boa tarde, meu carregador portátil, mesmo carregando em apenas 10a aquece bastante os pinos do plugue, isso é normal, chega a ser impossível segurar os pVinos após algum tempo de carregamento? Importante salientar, instalação em 220V com fios de 6mm e tomada de 20a adequada para maiores exigências.

É comum os polos não ficarem bem encostados em várias partes ao conectar em tomada, por isso a não recomendação de usar tomadas em chuveiro elétrico. Eu tive episódio assim usando uma tomada de boa marca com 16A, mas por aquecimento após horas optei por limitar em 10A até trocar a tomada e melhorar a fixação da fiação nela, agora uso no máximo 13A / 220v para carregar o carro.

1 curtida

É normal ficar levemente aquecido, mas não a ponto de vc não conseguir encostar a mão. Verifique as conexões do plugue tanto do lado da tomada quanto do carregador e tbm se o carregador é a única carga conectada a esse mesmo circuito de tomadas.

Imagino que o plug tenha os pinos no tamanho de 20A, certo? Pq se for no tamanho de 10A, pode ser o caso relatado acima

1 curtida

O ideal é não esquentar, ou esquentar o mínimo.
Mas pela norma, é para as tomadas suportarem até 70 graus. Ou seja, pode estar com 65 graus e estar dentro da norma.
Mas como disseram, os contatos podem não estar bons e esquentando. Trocar a tomada poderia ajudar.

Temperatura máxima de trabalho de tomadas no padrão NBR (Norma Brasileira) depende do tipo de tomada e do material utilizado. A principal norma que trata de tomadas e plugues no Brasil é a NBR NM 60884-1 (baseada na IEC 60884-1).

Segundo essa norma:

• A temperatura máxima de trabalho dos terminais e partes condutoras das tomadas é de 70°C em condições normais de operação.
  • Para situações de sobrecarga ou mau contato, as tomadas devem suportar temperaturas mais elevadas por curtos períodos, mas não devem exceder 150°C nos ensaios de resistência ao calor.

Att
Felipe

Minha instalação foi feita especificamente para utilizar o carregador portátil, fios de 6mm, tomada de 20a, o carregador também tem plugue de 20a. então, conforme citado por um dos colegas que pode atingir até 65 graus, então deve estar normal, mas creio que 65 graus não seja fácil de segurar nos pinos, é bastante quente, mas deve estar dentro da normalidade. obrigados a todos.

Tive problemas com a ligação interna do carregador, os bornes/conexão estavam frouxos e superaqueciam o carregador e o desligava automáticamente.

1 curtida

Tbém tive esse problema, acabei trocando o terminal pq acho q a folga estava nele.. mas ficou aquele cheiro de queimado elétrico no Wallbox BYD Retangular..

Vou deixar uma experiência sobre aquecimento de tomada.

Fiz uma extensão com cabo pp 2,5mm 3 vias 10 metros com tomada 20a fêmea para ligar o carregador portátil.

Eu cobri a conexão de 20A do carregador com a extensão com fita isolante auto fusão e fita isolante normal para poder usar a conexão exposta na chuva.

Esse isolamento contra umidade impediu a ventilação da conexão e ele superaqueceu, derretendo o plástico do plugue no carregamento de 16a.

Então fica a dica, talvez o plugue até suporte 16a, mas não pode impedir a ventilação para refrigerar.

De qualquer forma, não uso mais o carregador portátil acima de 12A.

Eu só uso o meu a 24-32a porque é o único que tenho atualmente. Nenhum problema até hoje.

Se quiser uma conexão segura, nada te impede de usar uma tomada industrial para 16a ou menos. Além de suportar temperaturas maiores, existem opções IP66, salvo engano.

@Jonas1962 Cara, vejo tantas tomadas e plugs de marcas duvidosas por aí. Pra esse nosso uso que fica horas e horas nessa carga, só usaria plugs e tomadas Legrand. Uma marca que acho inquestionável.

E cabo de 2,5mm2 para 10A, ok. Mas se for usar 20A mesmo, não usaria menor que 4mm2.

Pelo seu relato creio que a tomada e o pino estão com uma conexão não ideal, e a resistência formada ali aquece. E aquecendo demais pode piorar ainda mais essa conexão e levar a pegar fogo. Sugiro trocar a tomada e o plug/pino.

Francamente, eu trocaria os fios por 4mm2 e instalaria uma tomada industrial (dessas tipo Steck azul 2P+T) e aí você pode carregar até em 20A sem problema algum.

Aproveito para deixar uma sugestão à todos. Ao invés de usar tomadas industriais da marca Steck ou WEG, comprem da Famatel. São europeias e de qualidade incomparável com essas outras nacionais. Em lojas físicas são poucas que trabalham com essa marca, mas é bem fácil de achar no Brasil em lojas online.

A diferença na facilidade de conectar e desconectar, e principalmente, a qualidade dos pinos e soquetes delas, não tem comparação. E isso envolve também a segurança da nossa casa e nossa família.

(P.S.: Prestigio a indústria nacional. Mas querer cobrar a mesma coisa por um produto tão inferior, aí não vai ser comigo.)

1 curtida

Meu carregador portátil tem amperagem máxima 16A, logo cabo de 2,5mm está bem dimensionado, tanto que o cabo em si não esquenta.

Não posso usar tomadas industriais porque o carregador já tem uma tomada macho 20a sem possibilidade de troca sem corte do cabo.

A tomada que derreteu era Legrand, tomei esse cuidado porque tem muita porcaria realmente no mercado.

1 curtida

Eu preferiria trocar o plugue do carregador. Mas entendo que queira manter a originalidade.

Salvo engano, pra extensões entra na B1 da norma, nesse caso os cabos de 2.5 podem ser usados para correntes de até 24a. Completamente desnecessário.

Acho a comparação descabida. Steck e Weg tem certificação do Inmetro e são projetadas pra suportar a demanda de um carregador portátil.

Meu carregador veio com o plugue macho industrial (sabe-se lá de que marca dado que é chinês), o plugue fêmea eu nem me lembro a marca, só sei que tem certificação do Inmetro, e nunca notei qualquer problema.

Quando comecei a usar ele como carregador principal eu monitorei demais, inclusive com uma câmera térmica emprestada do engenheiro eletricista que presta serviços pra mim, zero anomalias.

Eu evitaria comprar esse tipo de coisa no ML porque tem uma galera vendendo coisas 100% genéricas, em que podem inclusive ter selo do Inmetro falsificado.

Com todo respeito, essa ideia de “é europeia, portanto é melhor” vai na mesma linha de quem fala mal dos carros “xing-ling”.

1 curtida

Se eu cortar o cabo, farei uma emenda bem feita sem conector.

O principal problema de colocar um conector de 32a é que esse carregador portátil precisa ligar em qualquer tomada para eu carregar o carro em Airbnb e pousadas, quando há tomada disponível.

Inclusive a ponta da minha extensão é uma tomada 10A, que cabe em qualquer tomada. O importante é reduzir a amperagem quando for uma tomada normal.

O carregador que eu tinha com o GS tinha controle de amperagem, o que ganhei com o Geely não tem, ainda bem que o carro tem esse ajuste nativo na central. Inclusive estou em um Airbnb no momento e posso carregar meu carro com amperagem reduzida, mas há outra pessoa com um Song plus na casa que não pode carregar porque nem o carro nem o carregador tem ajuste de amperagem.

Conheço as três marcas e dei a minha opinião como usuário e engenheiro. Trabalho em fabricante de equipamentos industriais, e definitivamente, ter a norma e Inmetro não significa ser de boa qualidade, muito menos estar entre as melhores. Mas tudo bem amigo, use o que for melhor pra ti.

E a NBR 5410 é muito clara, a tabela 36 e 37 da NBR 5410 a qual você refere é somente o ponto inicial do cálculo na especificação, e você não faz ideia o tanto de problemas que vejo até mesmo por ”profissionais” da área que se baseiam somente na primeira tabela. Normal isso. Esse valor é para condutores em leitos abertos e separados (não agrupados) e atingindo uma temperatura de trabalho de 70 graus, longe de ser como a instalação de uma residência. Saiba que aplicando todas as tabelas de fatores a capacidade do cabo pode cair mais de 50% em relação a tabela inicial. Olhe a norma completa. Na verdade nunca o valor final de capacidade condução será a da tabela inicial que o amigo citou. E nesse caso, não é opinião, é norma.