Boa tarde, meu carregador portátil, mesmo carregando em apenas 10a aquece bastante os pinos do plugue, isso é normal, chega a ser impossível segurar os pVinos após algum tempo de carregamento? Importante salientar, instalação em 220V com fios de 6mm e tomada de 20a adequada para maiores exigências.
É comum os polos não ficarem bem encostados em várias partes ao conectar em tomada, por isso a não recomendação de usar tomadas em chuveiro elétrico. Eu tive episódio assim usando uma tomada de boa marca com 16A, mas por aquecimento após horas optei por limitar em 10A até trocar a tomada e melhorar a fixação da fiação nela, agora uso no máximo 13A / 220v para carregar o carro.
É normal ficar levemente aquecido, mas não a ponto de vc não conseguir encostar a mão. Verifique as conexões do plugue tanto do lado da tomada quanto do carregador e tbm se o carregador é a única carga conectada a esse mesmo circuito de tomadas.
Imagino que o plug tenha os pinos no tamanho de 20A, certo? Pq se for no tamanho de 10A, pode ser o caso relatado acima
O ideal é não esquentar, ou esquentar o mínimo.
Mas pela norma, é para as tomadas suportarem até 70 graus. Ou seja, pode estar com 65 graus e estar dentro da norma.
Mas como disseram, os contatos podem não estar bons e esquentando. Trocar a tomada poderia ajudar.
Temperatura máxima de trabalho de tomadas no padrão NBR (Norma Brasileira) depende do tipo de tomada e do material utilizado. A principal norma que trata de tomadas e plugues no Brasil é a NBR NM 60884-1 (baseada na IEC 60884-1).
Segundo essa norma:
- A temperatura máxima de trabalho dos terminais e partes condutoras das tomadas é de 70°C em condições normais de operação.
- Para situações de sobrecarga ou mau contato, as tomadas devem suportar temperaturas mais elevadas por curtos períodos, mas não devem exceder 150°C nos ensaios de resistência ao calor.
Att
Felipe
Minha instalação foi feita especificamente para utilizar o carregador portátil, fios de 6mm, tomada de 20a, o carregador também tem plugue de 20a. então, conforme citado por um dos colegas que pode atingir até 65 graus, então deve estar normal, mas creio que 65 graus não seja fácil de segurar nos pinos, é bastante quente, mas deve estar dentro da normalidade. obrigados a todos.
Tive problemas com a ligação interna do carregador, os bornes/conexão estavam frouxos e superaqueciam o carregador e o desligava automáticamente.
Tbém tive esse problema, acabei trocando o terminal pq acho q a folga estava nele.. mas ficou aquele cheiro de queimado elétrico no Wallbox BYD Retangular..