Bom dia pessoal, minha esposa quase atropelou um motoqueiro, se não fosse o ADAS tinha sido feio o negócio, mas ele só raspou no parachoque, arrancou a parte ta placa e deu duas quebradas de leve no plástico…
Sou obrigado a arrumar na CSS pra manter a garantia do carro?
A camera frontal ficou parcialmente solta tbm… por dentro não sei se pode ter soltado algum outro sensor…
Em resposta à sua pergunta. Não existe motivo para a perda da garantia do carro por um reparo fora da rede autorizada.
Porém, como o parachoques carrega sensores de estacionamento, câmera frontal, radar do ACC, esses itens podem não funcionar conforme deveriam sem a devida calibração. O próprio ADAS, que mitigou o acidente, pode não atuar da mesma forma caso algo semelhante volte a acontecer.
Nesse caso, tu não vai poder reclamar do ADAS, por exemplo.
Minha linha de raciocínio, nesse caso, seria. Cotar o reparo total na concessionária e em uma funilaria de confiança. Caso a diferença seja muito grande, cotaria na concessionária o serviço de calibração desses sensores. Infelizmente, há uma chance grande de a concessionária se recusar a realizar apenas a calibração, alegando algo como “não poderemos garantir a qualidade do serviço”. Mas vale tentar.
Dado que o parachoques quebrou, eu aposto que vão querer trocar sim. Especialmente com a quantidade de sensores que esses carros têm hoje em dia, vão dizer que o reparo não vai alinhar os sensores direito e afins. O mesmo vale para muitas funilarias que atendem seguradora.
A real é que é mais fácil e seguro garantir a qualidade do serviço com uma peça nova. Então mesmo fora de concessionárias muitos optam pela troca.
Eu levaria para uma boa oficina, existem algumas muito boas, e já estão aprendendo a lidar com carro elétrico. Se eles atendem o Nivus que tem ACC, vão te atender tb.
Eu tive um sinistro lá atrás, tive que fazer com a CSS pq na época oficina nenhuma pegava carro elétrico. E foi a pior experiência automotiva da minha vida: além de longa demais (por causa da fila, já que na época essa CSS era a única que fazia BYD em todo São Paulo - o estado, não a capital), o trabalho mais porco que vi na vida, vidros contaminados, estofamento idem, nem o Zé da Esquina te entrega assim, teve que voltar mais duas vezes, mais duas semanas perdidas.
Tem o dito popular: o cara que é muito bom em funilaria ou mecânica não pára na CSS, ou é “roubado” por uma oficina top ou abre a sua própria.