Arrumar parachoque em funilaria perde a garantia?

Bom dia pessoal, minha esposa quase atropelou um motoqueiro, se não fosse o ADAS tinha sido feio o negócio, mas ele só raspou no parachoque, arrancou a parte ta placa e deu duas quebradas de leve no plástico…

Sou obrigado a arrumar na CSS pra manter a garantia do carro?

A camera frontal ficou parcialmente solta tbm… por dentro não sei se pode ter soltado algum outro sensor…

Segue foto do dano…

Que bom que, pelo seu relato, não foi nada grave.

Em resposta à sua pergunta. Não existe motivo para a perda da garantia do carro por um reparo fora da rede autorizada.

Porém, como o parachoques carrega sensores de estacionamento, câmera frontal, radar do ACC, esses itens podem não funcionar conforme deveriam sem a devida calibração. O próprio ADAS, que mitigou o acidente, pode não atuar da mesma forma caso algo semelhante volte a acontecer.

Nesse caso, tu não vai poder reclamar do ADAS, por exemplo.

Minha linha de raciocínio, nesse caso, seria. Cotar o reparo total na concessionária e em uma funilaria de confiança. Caso a diferença seja muito grande, cotaria na concessionária o serviço de calibração desses sensores. Infelizmente, há uma chance grande de a concessionária se recusar a realizar apenas a calibração, alegando algo como “não poderemos garantir a qualidade do serviço”. Mas vale tentar.

Eu antigamente me incomodava com as CSS que sempre queriam trocar tudo, alguém sabe como esta hj em dia?

Um dano desses será que eles arrumam ou vão querer me enfiar um parachoque novo goela abaixo?

Mas vou orçar sim. Vc tem razão pode dar problema com os sensores né.

Dado que o parachoques quebrou, eu aposto que vão querer trocar sim. Especialmente com a quantidade de sensores que esses carros têm hoje em dia, vão dizer que o reparo não vai alinhar os sensores direito e afins. O mesmo vale para muitas funilarias que atendem seguradora.

A real é que é mais fácil e seguro garantir a qualidade do serviço com uma peça nova. Então mesmo fora de concessionárias muitos optam pela troca.

Eu levaria para uma boa oficina, existem algumas muito boas, e já estão aprendendo a lidar com carro elétrico. Se eles atendem o Nivus que tem ACC, vão te atender tb.

Eu tive um sinistro lá atrás, tive que fazer com a CSS pq na época oficina nenhuma pegava carro elétrico. E foi a pior experiência automotiva da minha vida: além de longa demais (por causa da fila, já que na época essa CSS era a única que fazia BYD em todo São Paulo - o estado, não a capital), o trabalho mais porco que vi na vida, vidros contaminados, estofamento idem, nem o Zé da Esquina te entrega assim, teve que voltar mais duas vezes, mais duas semanas perdidas.

Tem o dito popular: o cara que é muito bom em funilaria ou mecânica não pára na CSS, ou é “roubado” por uma oficina top ou abre a sua própria.