Atualização 2504

Não vejo muito sentido no lane keeping com a tecnologia atual. Temos que ficar com a mão no volante constantemente, se não o sistema desativa sozinho depois de pouco tempo. E está longe de “tomar uma decisão” em caso de emergência ou um imprevisto. É um sistema muito limitado, prefiro não usar.

Esse é o o famoso Smart Start do GMW Ora 03, acho que seria uma das melhores implementações da BYD, até comentei com a Liz na entrevista.

Na minha modesta opinião, esse recurso é mil vezes mais útil e interessante que o Cartão NFC ou o wallet key (lá vou eu tomar tiro, porrada e bomba), ainda mais com o botão start/stop tão mal localizado como é no golfinho.

2 curtidas

Como assistente, se funcionasse, estaria cumprindo o papel. Como assistente eu espero que ele simplesmente evite que eu saia da faixa sem a intenção de sair da faixa. O problema é que ao invés de ele prestar uma assistência de permanência em faixa, quem tem que fazer isso sou eu, contra a vontade do assistente…

Não vejo o recurso como algo que deveria ser usado para “fazer curvas” ou “desviar de perigo”. Se ele me mantiver na faixa, já está fazendo o papel dele, o que não acontece. O Fiat Pulse, que tem um sistema que promete muito menos entrega muito mais nesse sentido.

Confesso que é algo que não me incomoda, mas realmente, entrar num Ora, ou num Ex30 e o carro estar pronto é qualidade de vida. No Ex30 o sistema já se inicia quando você se aproxima do carro, então mesmo que não tenha ligado AC remotamente nem nada, o carro já está te esperando.

Sobre NFC (cartão ou wallet), eu acho recursos interessantes e complementares. Usar somente o cartão faz um total de -5 sentido, não passa de uma chave física piorada. Já o wallet eu acho mais interessante porque permite que eu compartilhe a chave e cada um tem a sua.

Porém a implementação da BYD não é interessante, a meu ver. Mesmo os carros que tem o recurso só têm 1 sensor NFC no retrovisor esquerdo, ou seja, se o carro estiver travado e precisar pegar algo que está atrás do banco do passageiro, tem que dar a volta, destrancar, dar a volta pra pegar o que precisar e dar a volta pra trancar novamente. O mínimo deveria ser 1 sensor em cada retrovisor.

O mundo ideal são as chaves UWB que funcionam exatamente como a chave física presencial, e podem ser compartilhadas. Além de permitir a abertura do carro por qualquer dos lados, ainda permite a abertura do porta malas…

O cartão só serve de complemento à wallet, na minha opinião, serve apenas pra deixar no porta luvas pra quando precisar entregar pra algum manobrista.

Ps; a wallet faria infinitamente mais sentido se tivéssemos perfis no veículo. Assim o carro poderia identificar o condutor pela chave e já ajustar memória do banco, preferências da multimídia entre outros recursos. Mas aí eu já estou sonhando alto demais pra BYD…

Gostei muito dessa expressão, diz tudo. :clap:t3:

Ou seja, mesmo que o Dolphin GS e Plus não tenham o sensor interno de NFC, existe toda a viabilidade técnica para usar o celular pelo NFC para abrir o carro e sair dirigindo.

A viabilidade técnica do NFC na wallet se deve mais ao processo de owner pairing, necessário para se “cadastrar” a chave no celular.

Mesmo sem o uso do NFC interno é possível destravar o carro e ligar usando o botão interno, usando o cartão, ou até mesmo o app, por exemplo. Salvo engano, é um “timeout”, destravou o carro usando o NFC ou o app, é possível ligar o carro um certo tempo depois de destravar.

Com uma chave UWB é possível assegurar que, além de ter sido usado para destravar o carro, o celular esteja dentro do carro antes de “dar a partida”.

Eu tenho o Yuan Pro e esse recurso é configurável. Ativei, é prático . (ligar ao abrir a porta)

1 curtida

No Song Pro é assim tbm… Parce besteira, mas sinto falta quando vou dirigir o Dolphin…

1 curtida

Eu atualizei tem dias para versão 2503, mas pelas telas que vi do 2504 é exatamente a que tenho. A barra configurável embaixo, em cima.. tudo igual. Já tem uns 15 dias de instalei via Pen drive. Povo ta falando da barra configurável embaixo, mas isso já existe na versão 2503. Tenho Song Pro.

1 curtida

Essa mudança da barra embaixo configurável veio na 2412. Depois dela teve mais duas versões 2501 e 2503 que não tinham modificações aparentes, seriam apenas correções de bugs.

1 curtida

Eu atualizei para 2412, por USB, na época em que ela foi disponibilizada, depois disso não recebi mais nenhuma outra versão via OTA… Então, vou atualizar via USB para a 2503 em breve.

Esse volume “baixo” é irritante mesmo. Do 0 pro 1 é um salto anormal de volume…

Usando o equalizador e baixando tudo pro minimo da uma melhorada.

1 curtida