Ausência de pneu estepe no Dolphin Plus - Dúvida?

Como o Dolphin Plus não vem com pneu estepe, se valendo de kit de reparo para eventuais emergências, e sendo o pneu estepe item obrigatório pelo CBT salvo algumas exceções, fiquei em duvida:

• os pneus do Dolphin Plus são Run Flat?
  • caso não sejam, os futuros proprietários serão passiveis de serem multados por ausência do estepe?
  • Houve alguma mudança recente na legislação permitindo o uso de kit de reparo em substituição ao pneu estepe?
  • Pesquisei no google e não achei resposta para esse possível problema bem como não li manifestação da BYD a respeito.

Coloco o tema em discussão.

Grato.

Olá Luis, bem-vindo.

Sim, o Plus não tem estepe, mas neste caso cabe ao fabricante justificar tecnicamente a alternativa ao estepe (cópia abaixo da resolução).

Resolução CONTRAN Nº 259 DE 30/11/2007:

e) para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total - PBT, de até 3,5 toneladas, a dispensa poderá ser reconhecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, por ocasião do requerimento do código específico de marca/modelo/versão, pelo fabricante ou importador, quando comprovada que tal característica é inerente ao projeto do veículo, e desde que este seja dotado de alternativas para o uso do pneu e aro sobressalentes, macaco e chave de roda.

1 curtida

Pois é Julio, eu também vi isso.
Porém me preocupa é como explicar em uma blitz de transito, caso os agentes venham a questionar, o fato de um modelo ter estepe (o Dolphin comum) e outro não (Dolphin Plus). :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face:

No caso de automóveis que utilizam sistemas alternativos, o condutor que não tiver estepe não poderá ser enquadrado na infração do art. [230]

(https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10600462/artigo-230-da-lei-n-9503-de-23-de-setembro-de-1997), X do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Não implique com o policial, aceite a multa e depois recorra se notar que ele não está aberto ao diálogo.
Eu tive esse mesmo problema ha uns bons anos com o farol em rodovia. O meu carro foi um dos primeiros modelos no Brasil a ter DLR antes mesmo de virar lei aqui (cerato g2). Fui parado numa blitz por um policial que questionou eu estar com os farois desligados e tentei explicar que o DLR era aceito no lugar dos mesmos. Ele insistiu, eu aceitei a multa e recorri e venci.
As vezes, melhor do que estar certo, é saber evitar problemas que atrapalham a viagem ou o nosso dia. Mesmo o policial estando errado, ele tem fé publica e pode prender vc ou guinchar o carro.
O mesmo vale para o pneu. O carro foi homologado assim e portanto está dentro da lei.

Os pneus do Plus não são RunFlat… eu questionei a vendedora e ela me falou que ele apenas tem o kit de reparo mesmo.

A legislação dispensa pneu estepe nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar**, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencia**l.

1 curtida

Alguém saberia utilizar o kit de reparo que vem no Dolphin Plus? Se sim, poderia fazer um descritivo como fazer esse procedimento!!

Eu me incomodo com a ausência do estepe menos pela legislação e mais por não saber usar o selante e por não acreditar que vá funcionar em todas as situações…

Pelo que vi nas fotos a roda do GS tem 4 furos enquanto a do Plus tem 5; sei que o diâmetro é diferente, mas isso até se compensa com pneus de perfil maior para uso emergencial, mas a questão dos furos inviabiliza usar o estepe do GS no Plus.

A solução seria comprar uma quinta roda original e um pneu. Perguntei na CSS e 1 roda do Plus cinza custa R$ 2.583. Não sei se a roda do branco tem o mesmo preço.

Adicionalmente, achei este estepe de BYD Song que serve no Dolphin Plus:

Este preço inclui roda, pneu (com perfil específico para cada diâmetro da roda), macaco, chave, capa, bordado.

O que acham?

1 curtida

Não precisa do macaco para usar o kit de reparo?

Não precisa. Ele tem um compressor pra encher o pneu sem precisar retirá-lo, e já injetando o líquido selante

1 curtida