Ausência de pneu estepe no Dolphin Plus - Dúvida?

Como o Dolphin Plus não vem com pneu estepe, se valendo de kit de reparo para eventuais emergências, e sendo o pneu estepe item obrigatório pelo CBT salvo algumas exceções, fiquei em duvida:

  • os pneus do Dolphin Plus são Run Flat?
  • caso não sejam, os futuros proprietários serão passiveis de serem multados por ausência do estepe?
  • Houve alguma mudança recente na legislação permitindo o uso de kit de reparo em substituição ao pneu estepe?
  • Pesquisei no google e não achei resposta para esse possível problema bem como não li manifestação da BYD a respeito.

Coloco o tema em discussão.

Grato.

Olá Luis, bem-vindo.

Sim, o Plus não tem estepe, mas neste caso cabe ao fabricante justificar tecnicamente a alternativa ao estepe (cópia abaixo da resolução).

Resolução CONTRAN Nº 259 DE 30/11/2007:

e) para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total - PBT, de até 3,5 toneladas, a dispensa poderá ser reconhecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, por ocasião do requerimento do código específico de marca/modelo/versão, pelo fabricante ou importador, quando comprovada que tal característica é inerente ao projeto do veículo, e desde que este seja dotado de alternativas para o uso do pneu e aro sobressalentes, macaco e chave de roda.

1 curtida

Pois é Julio, eu também vi isso.
Porém me preocupa é como explicar em uma blitz de transito, caso os agentes venham a questionar, o fato de um modelo ter estepe (o Dolphin comum) e outro não (Dolphin Plus). :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face:

No caso de automóveis que utilizam sistemas alternativos, o condutor que não tiver estepe não poderá ser enquadrado na infração do art. [230]

(https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10600462/artigo-230-da-lei-n-9503-de-23-de-setembro-de-1997), X do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Não implique com o policial, aceite a multa e depois recorra se notar que ele não está aberto ao diálogo.
Eu tive esse mesmo problema ha uns bons anos com o farol em rodovia. O meu carro foi um dos primeiros modelos no Brasil a ter DLR antes mesmo de virar lei aqui (cerato g2). Fui parado numa blitz por um policial que questionou eu estar com os farois desligados e tentei explicar que o DLR era aceito no lugar dos mesmos. Ele insistiu, eu aceitei a multa e recorri e venci.
As vezes, melhor do que estar certo, é saber evitar problemas que atrapalham a viagem ou o nosso dia. Mesmo o policial estando errado, ele tem fé publica e pode prender vc ou guinchar o carro.
O mesmo vale para o pneu. O carro foi homologado assim e portanto está dentro da lei.

1 curtida

Os pneus do Plus não são RunFlat… eu questionei a vendedora e ela me falou que ele apenas tem o kit de reparo mesmo.

A legislação dispensa pneu estepe nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar**, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencia**l.

2 curtidas

Alguém saberia utilizar o kit de reparo que vem no Dolphin Plus? Se sim, poderia fazer um descritivo como fazer esse procedimento!!

Eu me incomodo com a ausência do estepe menos pela legislação e mais por não saber usar o selante e por não acreditar que vá funcionar em todas as situações…

Pelo que vi nas fotos a roda do GS tem 4 furos enquanto a do Plus tem 5; sei que o diâmetro é diferente, mas isso até se compensa com pneus de perfil maior para uso emergencial, mas a questão dos furos inviabiliza usar o estepe do GS no Plus.

A solução seria comprar uma quinta roda original e um pneu. Perguntei na CSS e 1 roda do Plus cinza custa R$ 2.583. Não sei se a roda do branco tem o mesmo preço.

Adicionalmente, achei este estepe de BYD Song que serve no Dolphin Plus:

Este preço inclui roda, pneu (com perfil específico para cada diâmetro da roda), macaco, chave, capa, bordado.

O que acham?

2 curtidas

Não precisa do macaco para usar o kit de reparo?

Não precisa. Ele tem um compressor pra encher o pneu sem precisar retirá-lo, e já injetando o líquido selante

1 curtida

quero comprar um kit desse, mas vou tentar peça por peça primeiro para ver se fica mais em conta.
Tem que ver as medidas da furação certinho, etc

do honda hrv bate as dimensões e furação, mas tem que testar compatibilidade do cubo

quem tem os dois carros e está disposto a testar?

1 curtida

tem que ver ainda medida do parafuso para chave de roda e tipo de macaco.
Tem kits de macaco chave na espuma circular por 250,00 no ML
Estepe oridinal HRV por 350.
Uma capa custa menos de 100.
Dá para montarmos esse kit de estepe por uns 700 reais. Vou ver no civic da minha mulher qual medida do estepe, se for o mesmo vou testar se cabe
Se alguém tiver um HRV e puder testar tb vamos nos falando

Melhor invenção quase não tecnológica. Não faz força, não suja, não dá muito trabalho, não ocupa espaço das malas no bagageiro por algo que você não quer usar e em ultimo caso pode chamar o seguro.
E quem tem estepe não pode tirar e jogar fora porque toma multa. Mas quem tem essa “tecnologia” pode andar sem estepe e comprar o estepe se quiser ocupar espaço na mala :stuck_out_tongue_winking_eye:

concordo, para rodar na cidade perto de casa, ando sem estepe de boas. Mas pegar qualquer caminho mais longe quero comprar um estepe para não ter que ficar esperando o seguro

Hoje tivemos a primeira experiência com o kit reparo.
O pneu é realmente muito fragil. Apenas pegar estradas carroçais será um grande desafio, pois nao houve buraco ou furo, mas um rasgo lateral que só nao nos deixou no prego por conta do selante que perimitiu seguir mais alguns quilômetros ate a borracharia. Nao da pra andar sem estepe COM ESSE TIPO DE PNEU!

1 curtida