Autonomia e cuidados em dias frios

Boa tarde, pessoal.

Tenho há 6 meses um Dolphin Mini GS 2026. Tendo pego o carro em dezembro, passei verão e outono com ele e eis que chega o inverno, com temperaturas que pela manhã chegam a 10 graus. Pode ser que mais à frente fique um pouco mais frio.

O que pude aprender? A perda de autonomia é nítida. Comigo perde uns 10% e com minha esposa perde uns 20%… Motivo: ela usa muito mais o ar quente que eu…:-))) quanto a mim, essa perda de autonomia é devida apenas ao pior desempenho da bateria em dias frios.

A questão do ar quente é interessante… Carros elétricos e a combustão usam ar condicionado pra resfriar o ar, o que causa perdas em ambos. Só que no caso do ar quente, no carro a combustão ele sai de graça, pois aproveita o calor que o motor dissipa no seu funcionamento. Já nos carros elétricos um pouco mais sofisticados (se entendi bem, até o Aion UT é assim), o ar quente vem da bomba de calor, o que reduz as perdas. Já no caso do Dolphin Mini, é uma resistência mesmo, o que traz perdas muito maiores, podendo gerar um consumo adicional acima de 1kW.

Nisto tive também uma experiência interessante. Peguei estrada com o carro, em um dia frio. Andando a 97kph, é evidente que vai consumir mais que na cidade, mas não me pareceu que houve maior redução de autonomia devido ao frio. Isso provavelmente porque ao demandar mais potência da bateria, ela aqueceu naturalmente e seu desempenho deve ter melhorado. Como na cidade não demandamos tanta potência, a bateria deve permanecer fria por mais tempo e aí o desempenho é afetado. Estou pensando se pode haver alguma forma de dirigir que proporcione um aquecimento mais rápido da bateria. Isso, claro, desde que o benefício em autonomia não acarrete um maior desgaste de pneus, da própria bateria e de outros itens do carro. Portanto, até chegar a uma conclusão, vou seguir pegando leve.

Aí aproveito para fazer mais uma pergunta…

Carros a combustão envolvem certos cuidados em dias frios, como por exemplo, não forçar antes do motor chegar na temperatura de regime.

E carros elétricos? Há algum cuidado quanto a isto. Creio que como o motor elétrico não chega a atingir as mesmas temperaturas de um motor a combustão, a amplitude térmica seja muito menor. Mesmo assim, estatores e rolamentos também enfrentam dilatações com temperatura, o que pode tornar recomendável pegar mais leve nos primeiros 5 minutos. Só que nunca vi nada do tipo no manual.

Vocês sabem alguma coisa sobre isso?

Mesmo os modelos com bomba de calor também existe a resistência. A diferença é que a resistência só é acionada quando a bateria está gerando calor. No Plus, por exemplo, o “consumo em vazio” enquanto espero desembaçar o pára-brisa chega a 2kw…

A resistência dele só é acionada se estiver muito frio e a bateria não estiver gerando calor suficiente. A mesma resistência também pode ser usada pra esquentar a própria bateria em dias extremamente frios.

Não tem muito o que se fazer. O motor elétrico fica 100% parado quando não está em movimento, logo não tem como “pré condicionar” ele para o funcionamento, como ocorre nos motores a combustão.

Nunca vi nada sobre impacto de temperatura ambiente sobre o motor, só sobre bateria. Não deve ter.

Mas eu no seu lugar me preocuparia mais era com a variação da calibração dos pneus no frio. Sempre acompanho a pressão dos pneus (o Plus tem essa leitura), e me impressiona como em um dia de grande amplitude térmica você chega a ter uma variação de até 6 libras ao longo do dia. Quando o frio entra, os pneus perdem até 3 libras pela manhã e devem ser recalibrados.

Entendi com o tempo que é sempre bom programar a pressão dos pneus para que tenham 36 psi no momento mais frio, e subam de pressão ao longo do dia: com uma pressão mais alta você tem um risco muito pequeno de explosão dos pneus. Mas com uma pressão abaixo da nominal você passa a ter um risco muito alto de manchões e rasgos ao passar por um buraco. E buraco é o que não falta né?

1 curtida

Esses dias tenho usado bastante o aquecedor dos bancos, notei uma piora no consumo, mas pode ser que seja apenas pelo consumo elevado do motor com a temperatura externa mais baixa.

Alguém tem ideia do consumo apenas do aquecedor?

Não cheguei a testar o mesmo trajeto em condições parecidas com o aquecedor ligado/desligado.

Só ligar o carro e o aquecimento dos bancos e manter ele parado que vai mostrar no painel. Aí tu tem que extrapolar o consumo com base na potência e tempo de condução.