Comprei o Mini Dolphin e estou rodando há 15 dias. Já fiz a terceira recarga. Meu trajeto é puramente urbano com trechos curtos e engarrafados. Sempre usei o modo ECO e não piso fundo, tento andar aliviado. O incrível é que ele não está nem conseguindo atingir 200km de autonomia . Agora mesmo rodei 130Km e a bateria já acusa 23%.
Alguém teve problema semelhante ?
Leva um tempo até a gente acostumar com o carro elétrico vindo do carro a combustão. Temos o hábito de pisar um pouco mais até sem perceber, o pedal do acelerador é extremamente sensível. Temos vários tópicos aqui com dicas de como melhorar o consumo, dá uma olhada aqui no fórum.
Duas sugestões rápidas:
Quanto mais “solto” e suave a tocada, mais econômico. Deixe a regeneração no standard, não no high.
O pé é o principal causador de maior consumo. Uma dica: Procura sempre observar o consumo instantâneo em kW no painel atrás do volante. Procure deixar sempre no valor mais baixo possível, sem picos de consumo. Ajuda a treinar o pé.
Outra coisa é o ar condicionado… suponho que você utiliza ele… não sei no mini, mas no plus, dependendo da potencia do ar, o consumo varia entre 1kw/h até 3kw/h… parece pouco, mas no acumulado dá bastante, se pegarmos uma média de 1,5kw/h. Em 10 horas, vai ter consumido 15kw/h que é um pouco menos da metade da bateria do mini que é uns 30 e poucos.
Como você disse que pega trechos engarrafados, também estou achando que você gasta bastante tempo com o ar ligado no carro.
Um cálculo que talvez seja interessante pra você, é ver quanto você gastou de energia nesses 15 dias, e calcular quanto você ja teria gasto de combustível no carro a combustão…
@euataciofilho a autonomia é baixa mesmo. A byd fala em 405km e o inmetro em 280km, mas não explicam as condições de condução pra atingir essa autonomia.
Para eu chegar na marca dos 300km aqui no gs, somente quando:
Não ultrapasso 15kW/h de consumo instantâneo (Não faço arrancada forte, para manter o consumo instantâneo pequeno como falou @julio)
Não ultrapasso 80km/h de velocidade durante todo esse tempo
O AC pesa bastante mesmo @Roluber e aqui eu não tenho escolha. Dificilmente chego perto dos 400km de autonomia. Só consigo uns 340km…
Então deve ser isso mesmo, pois uso o ar o tempo inteiro e muitas vezes ligo uns 10 min antes de sair no carro porque aqui na minha cidade é muito quente .
Eu tenho um mini e ando 210 km por dia, sendo 190 em rodovia entre 100km/h e 120km/h no modo normal. Sempre com ar condicionado ligado, mas no mínimo, por que eu acho muito gelado o ar dele.
Sempre saio com 100% e chego em casa com 20% de bateria. Por seu trajeto ser urbano, eu acho que está estranha essa autonomia.
Uma coisa que não mudei e senti uma grande diferença na autonomia foi colocar o ar no ar condicionado, antes deixava sempre em Lo e ventilando a 2 ou 3, agora coloco no 21 e deixo no automático, achei que ficou mais confortável, porque não vem aquele vento trincando na cara, aparentemente está sobrando mais bateria no final do percurso
Tá muito estranho essa autonomia. Ando pisando bem, com ar condicionado sempre no low e velocidade entre 1~3 e faço uns 280, 290km. Isso com misto entre cidade/BR (a uns 80km/h).
Realmente deve ter algo anormal na condução ou no próprio carro. Tenho um desde março e aqui dentro de BH eu rodo próximo dos 300km e a bateria ainda sobra acima de 20%. Na estrada as viagens que faço são para Ouro Preto e volto com bateria acima de 30% e para Divinópolis eu retorno como bateria acima de 20%. Sempre no modo ECO