Bateria Blade em Offgrid

Meio off topic mas projeto interessante pra reuso da bateria com inversor hibrido high voltage.

Conversor TTL > CAN?

1 curtida

Este é um projeto que tenho interesse de fazer. Mas não diretamente no carro, mas sim colocando uma bateria estacionária de Dolphin em casa. Falta-me tempo para planejar isso.

Sem os sistemas auxiliares de resfriamento, eu ficaria preocupado com a estabilidade térmica dessa bateria em caso de alta demanda/amperagem. Imagino que haja um limitador de corrente.

a demanda completa de uma casa, nao deve passar de 20kW (isso se a pessoa que esta na casa ligar tudo que ela tem), o que fica muito tranquilo pra bateria do carro, que no caso do dolphin plus, chega até a 150kW de discarga

Dependendo da casa, essa demanda pode ser muito maior. Imagine uma casa com muitos hóspedes e todos os chuveiros elétricos são ligados ao mesmo tempo porque todos vão sair na mesma hora. Cada chuveiro pode chegar a 7kw.
Ainda há sauna, cooktop e forno elétrico, secador de cabelo… Só um aparelho de sauna trifásico pequeno consome 9kw, são 3 resistências de 3kw cada.
Concordo que não é comum que tudo seja ligado ao mesmo tempo, mas já vi acontecer e desarmar disjuntores bem grandes.

Outro cenário que pode gerar problema é a demanda não tão alta, mas constante.
Acredito que o calor gerado e acumulado por uma demanda constante de 20kw pode superar os parâmetros de segurança térmica da Blade. Um carro exigindo 20kw da bateria está em velocidade razoável, a dissipação pelo ar deve ser considerável.
Já uma bateria na parede não tem isso, então o calor deve acumular na parte interna sem ter para onde ir.
No mínimo esse sistema deveria monitorar a temperatura da bateria e prever proteções para superaquecimento.

pode ser verdade, mas não deve ser dificil adaptar uma bomba com sensor de temperatura e um radiador

Pois é. Com certeza a bateria suporta tranquilamente picos de descarga de 40 50 kw que parece ser a potência deste inversor. Lembro de já ter visto no painel do carro em acelerações subindo ladeira 240kw.
Porém com o veículo parado frio (sem uso desde o dia anterior), apos alguns minutos em cargas na faixa de 5,8kw que é o que o Wallbox padrao fornece é possível observar a atuação do ar condicionado do carro ligando para controle de temperatura. Entao é possível afirmar com segurança que algum tipo de refrigeração é necessário, pois se só esta carga ja aquece as células. Imagine um dia quente onde pode inclusive haver incidência solar.

1 curtida

Segundo mostrado na prática, a bateria não esquenta (provavelmente uma casa comum, sem nenhum exagero de alto consumo).

Nesse vídeo tem uns preços.

1 curtida

Não lembro onde foi que ouvi que o AC liga durante a carga lenta pra controlar a temperatura do inversor, a bateria mesmo nem chega a esquentar nesse tipo de carga.

O meu dolphin ligava a ventoinha quando eu interrompia a carga a 6kw. É interessante que ela não estava ligada, mas ao abrir o carro, ele interrompe a carga e liga a ventoinha, suponho que seja para resfriar a bateria. Eu imaginei que a temperatura ideal de carga seria mais alta que a de operação do veículo, então ele precisaria resfriar a bateria antes de sair. Mas pura suposição.

Será que ele estava medindo temperatura das células? Ou só superficial com um termômetro?
A carcaça tem objetivo de transferência térmica das células para o ambiente? Tenho minhas duvidas. Ao menos nos vídeos de desmontagem que tem por aí aquelas lâminas de plástico isolante parecem não fazer sentido se a intenção fosse dissipar calor pela parte superior e inferior através da carcaça né?
Lembrando que essa aplicação provavelmente fique inviável financeiramente pra resistências medias e grandes. Iniciando pelo custo de um inversor high voltage onde a entrada do banco de bateria litio é compatível com a tensão do carro.
Este tipo de inversor da Deye inicia em 30kw. Na faixa de R$ 17k só o inversor no AliExpress. + frete e impostos vamos aí a R$ 35k. + paineis, material, mão de obra e a bateria.

Quem for implementar isto, com certeza não vai puxar só 5 - 9kw. Vai ser alguma industria ou comércio que vai usar no mínimo 50% dos 30kw constante pra valer a pena o investimento.
Carro andando na estrada constante puxando 15kw não esquenta célula? Com certeza sim né?
No início sem pensar em qual cenário isso ia se pagar me parecia viável e seguro, mas agora começo a repensar. Ao menos não acho mais que seja seguro sem algum tipo de refrigeração onde será usado com cargas maiores em linha com o tamanho do inversor.

Não vi os detalhes, mas pelo que ele fala no vídeo estão comunicando com os circuitos internos da bateria, sensor de temperatura inclusive.