verifiquei esses dias, uma baixa autonomia do meu BYD mini Dolphin. percebi que toda vez que tranco o carro, dependendo do tempo que ele passe parado e trancado, ele diminui até 2% de bateria. ao perceber, fiz o teste de uma noite sem trancar o carro e a bateria se manteve como estava anteriormente. o que pode ser isso?
Quando estava com o Dolphin Plus, o que eu notei é que ele refrigera a bateria quando está trancado, coisa que não notei com ele aberto na garagem. Já viu isso? Pode ser esse consumo
Se você usa o ar condicionado e tranca o carro logo que você desliga, ele funciona a Ventilação do ar condicionado por um tempo pra secar e evitar mal cheiro. Talvez seja isso… só percebo a refrigeração da bateria na garagem quando estou recarregando.
E esse ciclo de limpeza da condensadora não deveria ter um consumo significativo. Salvo engano é somente a ventilação, sem aquecimento ou resfriamento, e por pouco tempo, o consumo deve ser irrelevante.
Amigo, vou te ajudar nisso, quase perdi a cabeça com esse problema, porém é um procedimento normal do byd mini e yuan, o ventilador é ativado para desumidificar o sistema, ele fica ativo por 10 minutos, ali perto do parabrisa e assim fica gerando tensão fazendo com que perca 1 ou 2% da bateria. eu tive acesso a engenheiros da BYD e me explicaram isso, mais duvidas, fala comigo no insta @andersonmasca12
Nos ultimos dois dias, usei o ar quente do carro, uma dia no 30°C e outro no 28°C. Notei que ao trancar o carro, ele tambem fica com a ventoinha ligada para secar o Ar… mas como usei com ar quente, não faz sentido né? Ou estou enganado?
Não faz, inclusive carros mais antigos tinham recomendação no manual de ligar o ar quente depois de usar o ar condicionado por alguns minutos antes de desligar o carro. Talvez a central do carro não veja esse parâmetro e opere a ventilação independente da temperatura selecionada.
Não acho que isso seja normal. Meu Dolphin GS já passou 2 semanas parado e não reduziu praticamente nada. Eu diria que não baixou nem 1%, mas faz algum tempo e a memória pode estar me traindo.
A teoria da ventilação do ar condicionado após desligar o carro também não explica essa perda, em minha opinião. 2% no Dolphin Mini é 0,76Kwh. Essa energia seria capaz de manter um ar condicionado residencial ligado no máximo por quase 1 hora, pois o meu aparelho residencial LG 9.000 BTUs consome aproximadamente 1Kwh quando opera no máximo. O meu Dolphin GS somente chega a 1kwh de consumo parado no sinal com ar ligado em dias muito quentes.
Somente o ventilador precisaria ficar ligado por horas para gastar 0,76Kwh.
Enfim, eu apostaria na bateria 12v, muitos relatos aqui sobre ela. Não é à toa que a BYD trocou essa bateria por uma de lítio na versão 2026.
Fiz um teste pra acabar com a duvida se a secagem do ar condicionado realmente é o vilão do comedor de baterias noturno.
Antes de desligar o carro, olhei pelo OBD quanto estava a bateria(67.1%). Desliguei o carro, abri a porta como se fosse sair do carro, fechei e me tranquei dentro. Dai a secagem acionou. Esperei desligar, liguei o carro novamente e verifiquei pelo OBD a porcentagem da bateria, deu os mesmos 67.1%.
Notei que a tela do velocímetro ficou com um backlight aceso… achei estranho, mas enfim, não acho que ele seja relevante na questão do consumo noturno.
É bem o que eu esperaria mesmo. Claro que, se estivesse em 66.55%, esse consumo de 0.1% pareceria 1% sem o uso do OBD. Dado que 66.55% seria exibido como 67% e 66.45% seria exibido como 66%.