Bateria descarregando toda vez que tranco o carro

bom dia!

verifiquei esses dias, uma baixa autonomia do meu BYD mini Dolphin. percebi que toda vez que tranco o carro, dependendo do tempo que ele passe parado e trancado, ele diminui até 2% de bateria. ao perceber, fiz o teste de uma noite sem trancar o carro e a bateria se manteve como estava anteriormente. o que pode ser isso?

1 curtida

Tem um tópico sobre isso já. Mas parece estar relacionado a problemas com a bateria de 12v não segurando carga. A solução é levar na concessionária.

Quando estava com o Dolphin Plus, o que eu notei é que ele refrigera a bateria quando está trancado, coisa que não notei com ele aberto na garagem. Já viu isso? Pode ser esse consumo

Se você usa o ar condicionado e tranca o carro logo que você desliga, ele funciona a Ventilação do ar condicionado por um tempo pra secar e evitar mal cheiro. Talvez seja isso… só percebo a refrigeração da bateria na garagem quando estou recarregando.

E esse ciclo de limpeza da condensadora não deveria ter um consumo significativo. Salvo engano é somente a ventilação, sem aquecimento ou resfriamento, e por pouco tempo, o consumo deve ser irrelevante.

Amigo, vou te ajudar nisso, quase perdi a cabeça com esse problema, porém é um procedimento normal do byd mini e yuan, o ventilador é ativado para desumidificar o sistema, ele fica ativo por 10 minutos, ali perto do parabrisa e assim fica gerando tensão fazendo com que perca 1 ou 2% da bateria. eu tive acesso a engenheiros da BYD e me explicaram isso, mais duvidas, fala comigo no insta @andersonmasca12

1 curtida

Tenho o Dolphin Plus e ocorre o mesmo.. mas é normal no carro.

Será que o meu Dolphin Plus é o único que não sofre essa “perda de carga”?

Digo, meu carro faz esse ciclo de limpeza da condensadora, mas nunca notei uma perda significativa de carga nesse processo.

Olá! Eu não diria uma perda significativa… mas as vezes 1% ocorre no meu..

Imagino que, sendo às vezes, pode ser questão de arredondamento da porcentagem então.

Confesso que não monitoro isso toda vez, mas não me lembro de ter visto perda nem de 1%.

Nos ultimos dois dias, usei o ar quente do carro, uma dia no 30°C e outro no 28°C. Notei que ao trancar o carro, ele tambem fica com a ventoinha ligada para secar o Ar… mas como usei com ar quente, não faz sentido né? Ou estou enganado?

Não faz, inclusive carros mais antigos tinham recomendação no manual de ligar o ar quente depois de usar o ar condicionado por alguns minutos antes de desligar o carro. Talvez a central do carro não veja esse parâmetro e opere a ventilação independente da temperatura selecionada.

Não acho que isso seja normal. Meu Dolphin GS já passou 2 semanas parado e não reduziu praticamente nada. Eu diria que não baixou nem 1%, mas faz algum tempo e a memória pode estar me traindo.
A teoria da ventilação do ar condicionado após desligar o carro também não explica essa perda, em minha opinião. 2% no Dolphin Mini é 0,76Kwh. Essa energia seria capaz de manter um ar condicionado residencial ligado no máximo por quase 1 hora, pois o meu aparelho residencial LG 9.000 BTUs consome aproximadamente 1Kwh quando opera no máximo. O meu Dolphin GS somente chega a 1kwh de consumo parado no sinal com ar ligado em dias muito quentes.
Somente o ventilador precisaria ficar ligado por horas para gastar 0,76Kwh.
Enfim, eu apostaria na bateria 12v, muitos relatos aqui sobre ela. Não é à toa que a BYD trocou essa bateria por uma de lítio na versão 2026.

Fiz um teste pra acabar com a duvida se a secagem do ar condicionado realmente é o vilão do comedor de baterias noturno.

Antes de desligar o carro, olhei pelo OBD quanto estava a bateria(67.1%). Desliguei o carro, abri a porta como se fosse sair do carro, fechei e me tranquei dentro. Dai a secagem acionou. Esperei desligar, liguei o carro novamente e verifiquei pelo OBD a porcentagem da bateria, deu os mesmos 67.1%.

Resumindo
Não gastou nem 0,1%da bateria.

Notei que a tela do velocímetro ficou com um backlight aceso… achei estranho, mas enfim, não acho que ele seja relevante na questão do consumo noturno.

2 curtidas

É bem o que eu esperaria mesmo. Claro que, se estivesse em 66.55%, esse consumo de 0.1% pareceria 1% sem o uso do OBD. Dado que 66.55% seria exibido como 67% e 66.45% seria exibido como 66%.

O backlight depois de um tempo apaga. Isso tb já chamou minha atenção no passado

1 curtida