Meu dolphin plus está com 40k rodados e um problema recorrente:
bolhas nos pneus dianteiros.
Aconteceu primeiro com o pneu de fabrica (os hankooks)
Troquei por pneus Continentais, mesma medida. O problema se repetiu. Será que o problema é o perfil baixo? Posso tentar botar um perfil um pouco maior…
Ou o problema sou eu que to pisando demais (vez por outra dou umas arrancadas a mais com o carro…motor esperto, sabem como é…)
Tem uma diferença básica entre o Sentra e o Dolphin aí, uns 300kg mais ou menos. É fato que carros mais pesados vão sofrer mais com impacto em buracos, seja no conjunto de suspensão, rodas e, por que não, pneus.
A diferença no perfil dos pneus pode ser relevante também. Mas mesmo que fossem idênticos, um impacto similar causaria mais danos no Dolphin do que no Sentra.
Meu Plus ta com 80mil, já perdi 02 pneus por conta de buracos (carro muito pesado), perdi 04 pneus já, os dianteiros comendo só as bordas, mesmo o carro sendo constantemente alinhado na BYD, sempre calibrando com 36 psi.
Agora estou calibrando com 41 psi, pra ver se para de comer os pneus Dianteiros nas bordas.
Perfil baixo + peso extra + buraco = rodas tortas e estragos no pneu.
Solução = SEMPRE mantenha a pressão dos pneus acima das 36lb recomendadas.
Eu ja entortei os aros 3 vezes, mas nao danificou os pneus.
Desde que passei a colocar pelo menos 38lb, o problema parou de acontecer.
Não adianta só usar pneus da medida correta. Tem que ver o índice de carga e velocidade. É um carro pesado com uma aceleração maior que uma BMW ou Mercedes típica. Outro causador de bolhas é andar muito tempo em velocidades altas, ou seja, muitas vezes as bolhas se formam por altas temperaturas.
Como não queria mais perder pneus, simplesmente adotei usar o modo ECO no dia-a-dia. Mesmo porque, precisando de potência, é só pisar fundo que ele libera tudo numa emergência.
Eu uso Michelin Primacy 4+, mas dizem que os Yokohama BlueEarth são muito bons, também.
O nosso aqui em casa está com 12600 km, 8 meses de uso e duas rodas empenadas. Resolvemos trocar os Hankook pelos Michelin Primacy 4 - 205 55 17. O funcionário da loja aonde fizemos a troca relatou que é o terceiro caso que eles pegam e que os dois outros clientes preferiram trocar os Hankook por Goodyear. Optamos pelo Michelin depois de ler os relatos aqui no fórum. De inicio realmente dá uma diferença pra melhor, no conforto, ruído e mesmo em pequenas ondulações na pista. Agora é ver se vai resolver essa questão de roda empenada.
O trajeto que fazemos quase diariamente com o Dolphin nós já fizemos com um Focus Fastback (45km rodados), Corolla Híbrido (17k rodados) e Renegade T270 (27k rodados) e nenhum deles teve esse problema.
Lógico que o trajeto apesar de ser o mesmo, na maioria das vezes, tem seus novos buracos, ondulações, etc. mas pelo tanto de relatos que existem de BYD com problemas de pneu e roda a fabricante poderia dar um direcionamento mais preciso e confiável ao invés de nos deixar testando soluções por nos mesmos.
Estamos adorando o carro, é o nosso primeiro elétrico e não é isso que vai nos deixar de olhar pra outro BYD no futuro mas também não deixa de ser frustrante.
Eu migrei do original para Yokohama (mesma medida que o original), tinham ótimo grip mas achei duros e barulhentos. Aí um deles rasgou e troquei um par por Michelin 205 55. Achei muito mais macio e silencioso, praticamente o mesmo grip, estou esperando acabar os 2 Yokohama da frente para trocar por Michelin também.
Troquei recentemente os 4 pneus pelos Michelin Primacy 4+, mantive as medidas originais. O nível de conforto e ruído melhorou consideravelmente. Hankook nunca mais.
Galera, muita boa discussão. Acho que já bati o martelo dos próximos, devo pegar os Michelin Primacy 4…porém vou aumentar para 205 55. Não tenho nada contra o hankook n, os traseiros inclusive são os originais do carro e apresentam mt pouco desgaste. Porém como os da frente sofrem mt vou dar um upgrade para pneu premium nos 4 e ver se a duração sobe.
Eu manteria as medidas originais. Tudo no carro supõe que o diâmetro dos pneus é o da medida original, a começar pelo velocímetro, passando pela estimativa de autonomia e sistemas de segurança. É só um pouco mais que 3%, mas não sei o quanto pode ser relevante numa situação de emergência. Pensando por outro lado, 3% a mais de diâmetro não vai fazer muita diferença em termos de benefícios.
Caro @Surak essa eu truco. Também sempre persigo medidas originais para tudo, mas o caso aqui é um pouco diferente.
Esses míseros 3% podem fazer a diferença entre passar num buraco incólume ou ganhar um rasgo ou manchão levando à troca de um par de pneus e a um prejuízo acima de R$1.500, sem contar o tempo e aborrecimento.
Minha experiência empírica no golfinho: já tive 2 rasgos e 1 manchão em pneus 50, e até agora nada com meu par de pneus 55 (toc toc toc).