Brownout no Dolphin Mini

Hoje pela manhã o carro, com os 39% de bateria que deixei (normalmente carrego entre 20 e 80%) ao ligar me disse em áudio algo como “bateria de baixa tensão comprometida, o carro desligará em um minuto”. Dito isto, imaginei que seria alguma queda momentânea de tensão e desliguei o carro. Ao religar, alguns segundos depois, funcionou normal. Aconteceu pela primeira vez. Alguma ideia sobre a bateria de 12v ou se devo acionar a ccs?

Dados adicionais: comprado 0km em fev/2025. 13390km presente.

Deve. Completando 20 caracteres.

2 curtidas

Depende de quão " mecânico" você é, vc mesmo pode verificar e reparar.

Seu problema é provável que seja mau contato da bateria de 12V. No GS e Plus, fica embaixo do banco do passageiro. Há tópicos aqui mais elaborados sobre isso, pesquise.

E no GS/Plus você faz a chupeta em dois pontos da caixa de fusíveis no cofre dianteiro. O manual mostra onde.

Eu chamei o guincho para o mesmo problema ano passado, aí aprendi e tentaria verificar eu mesmo se acontecer de novo toc toc toc.

Boa notícia: se quiser trocar, a Moura tem uma bateria para o Mini M40SR e em 30 minutos chegam pra trocar pelo MouraFacil (eu deveria ganhar $$ por essas propagandas :grinning_face: ). Para GS e Plus eles não têm. :enraged_face:

1 curtida

Interessante. Vou ver sim! Valeu mano truc

1 curtida

É que o mini a bateria é comum de chumbo acido. Do GS e do Plus a bateria 12V é de li-ion. Não tenho ctz, mas também parece ser um formato proprietário(fora do padrão).

2 curtidas

Tem outros típicos sobre o caso no Mini aqui no forum. Vários dando problema na bateria e a BYD trocando por essa da Moura em garantia. Verifique o aperto dos cabos, se não estiverem frouxos, já peça a troca da bateria.

Atualizando: o carro está hoje na CCS para a troca da bateria. Descobri que aquele cheiro insuportável de ovo podre é na verdade Sulfeto de hidrogênio (H2S) e que é explosivo também. Sorte o carro não ter componentes à combustão.

Como esperado, o guincho da BYD não demorou muito. Espero que se resolva bem.

1 curtida

Levou 3 meses pra conseguir resolver isso?

Não, resolveram no dia em que resolvi levar para trocar.

Aliás, colocaram uma bateria Moura de 40A

A tá, menos mal, achei que eles tinham te deixado esperando esse tempo todo.

Moura é uma excelente bateria, estando dentro das especificações, deve te servir bem. Só não entendo o motivo de não usarem uma bateria de lítio como dos 2026, óbvio que se deve a custos, mas ainda assim.

Por falar nisto, notei que agora está com throttle no carregamento a partir de 75%. Antes só via isto com 95%. Me pergunto se é uma ou outra célula desbalanceado, ou algum problema no BMS, ou se de fato a nova bateria de 12v pode causar impacto na de tração. Pesquisei aqui no fórum e não encontrei informações a respeito. Resumindo: ao chegar em 75% a potência de carregamento cai para 10kw. Imediatamente antes estaria em 26~38 a depender do carregador.

Não creio ser por temperatura alta porque estamos a 26.3 com a gestão de temperatura já ativa.

Ou algo pior, como software, já que a versão do carro mudou durante esta visita na CCS

Não vejo motivo para a bateria de 12v impactar na velocidade de carga da bateria de alta tensão.

Acho que vale fazer um processo de calibração, descarregando abaixo de 20% e carregando até 100% com carga lenta. Depois disso verificar se o comportamento continua.