Sou engenheiro de energia, e percebi que o carregador de 7KW entrega somente 5,2 a 6,3KW, isso acontece por que o carregador limita a 32A, não importa a tensão fornecida, por exemplo, das 18 as 21 que é o horario de pico, a tensão da rede tende a baixar, em vez de 220v oferecendo apenas 200v, logo temos 200V*32A=6,4kW (lembrando que ha percas, o painel mostrara 5.5kW). Em regiões do sul onde é disponibilizado o 220V fase/neutro, é possivel chegar até a 254V, onde o carregador entregaria sua maxima potencia. Gostaria de saber se alguém ja tentou tirar alguns enrolamentos do TC interno do carregador, ou uma divisão de corrente antes do TC, ou algo para burlar essa limitação. Por que se conseguissimos subir a corrente de 32A para 35A, boa parte do problema seria resolvido, e acredito que sem afetar o carregador, por ser uma diferença minima.
Mas ai não esbarraria numa limitação do carro aceitar até 32a?
É o carro que controla a corrente, não o carregador. O carregador comunica com oncarro pelo protocolo Type 2, informa a corrente disponível e então a corrente é regulada pelo inversor do carro. O carregador não faz muita coisa nesse processo, elw só comunica com o carro e informa a corrente disponível, e mesmo se informar que tá disponível uma corrente maior, o carro vai limitar nos 32A pq é a limitação dele.
Foi bem o que eu imaginei. Sempre ouvi dizer que, na carga AC, o carregador/controlador de carga é do carro, o wallbox serve apenas para impedir que o carro peça mais corrente do que tem disponível.
mas ja vi em sits chineses, wallbox de 11kW, sendo 220v 50A
Não precisa nem ir em sites chineses. Tem wallbox de 11kwh a venda no Brasil, embora o mais comum seja de 22kwh.
Se a sua tensão for de 220v por fase, o ideal seria trocar o wallbox mesmo. Não sei se faria sentido modificar um sistema de proteção, e nem se o carro aceitaria esse tipo de carga.
Pelo que entendo, o wallbox de 11kwh trabalharia com 2 fases de 220v 25a cada.
Tem um outro tópico aqui onde já discutiram bastante sobre a instalação de wallbox de 11 e 22kw
O de 11kw trabalha em 03 fases de 220 a 16 amperes,
E o de 22kw trabalha em
03 fases de 220 a 32 amperes
Pode ser que tenha carros que aceitem configurações diferentes de 11Kw… porem a do dolphin plus(pelo menos a minha versão) é essa que voce falou. 3 fases de 220V x 16A ou 380V x 16A
Como comentei, pode ter o wallbox, mas o carro é limitado em 32A. Então ele vai carregar em 32A, para o caso monofasico. E o Plus pode carregar em trifásico, 16A, como comentado acima. Então essas são limitações do carro, não adianta fazer modificação no wallbox.
Agora, se se aventurar a modificar o carro…
O que na teoria seria possível, seria fazer um retificador de tensão. Pra elevar a tensão pro máximo que o carro suporta e pra não sofrer tanto com queda de tensão. Mas teria que ser eletrônico. Com transformador, qualquer elevação no primário, iria passar pro secundario e possivelmente queimar algo no carro.
Muito rolé pra aumentar um pouquinho de nada a velocidade de carga.
Eu comprei um carregador trifásico, vou instalar pra carregar nos 9,5kw. Aí sim ganha 50% de velocidade.
aqui so pago a taxa minima de energia por ter sistema fotovoltaico. Aumentar a rede para trifasico, alem do custo de infraestrutura, ainda iria aumentar minha conta de energia em 50%
Nem sempre ter mais potencia é melhor.
E não adianta só trocar o wallbox e rede para trifásico. São poucos modelos de carros que suportam isso. Além disso não adianta ter trifásico 127/220V tem que ser trifasico 220/380V então dependendo do estado ainda precisaria de transformador.
Na maioria dos casos onde as pessoas carregam a noite não chega a fazer diferença. E se carrega durante o dia com fotovoltaico pode ser mais interessante ainda carregar com corrente menor se não tem pressa para evitar de injetar na rede. Eu tenho controle do meu wallbox assim, a corrente informada para o carro varia de acordo com a disponibilidade de energia solar aqui tem exemplo : Integração de recarga e sistema solar - Fórum Veiculos e Mobilidade Elétrica
Eu tenho trifasico 127/220V a carro elétrico desde 2020, sendo 2 carros desde 2022 e um wallbox de 7kW (somente 2 fases) atende muito bem meu uso. Mas deixei uma tomada industrial extra de 32 A com a outra fase para o caso de um dia precisar carregar 2 simultaneamente.
Eu quero ter o trifásico. No Plus a carga de 10 a 100% é umas 12 horas no de 7kw. Nem precisa carregar de 10 a 100% a maioria das vezes. Mas já aconteceu de eu chegar em casa umas 22h, e sair pra viajar 7h da manhã e não tinha carregado completo. Outra vez cheguei de uma viagem de 320km com 9% de bateria em casa, e precisava ir deixar uma pessoa no aeroporto 1h depois. Essa 1h que eu poderia ficar em casa descansando, tive que ir a um posto de recarga rápida e ficar lá esperando uns 20 minutos. Em casa eu conseguiria perto de 10% em uma hora e pra or e voltar aonaeroporto aqui de casa já sei que gasto 25%, se eu tivesse o carregador carregando em 9,5kw já dava.
Eu vou mudar de casa agora, e na nova o projeto será oncarregador de 22kw, para o Plus irá carregar 9,5kw, e num futuro carro a 22kw quem sabe…
Estranho, será que não tá oscilando a velocidade do seu carregador durante a noite, talvez por queda de tensão da rede?
Carregar de 10% s 100% no plus, que daria uns 54kWh, mesmo considerando bastante perda, uns 5,9kW efetivos, daria umas 9h de carregamento…
O dolphin plus suporta até 11kW em trifase. Quanto o sistema fotovoltaico, não faz diferença se voce usa diretamente da saida do inversor durante o dia, ou se voce utiliza a rede normal, consumido seus creditos de energia, dos dois modos vai carregar a mesma velocidade, e o custo também será o mesmo. A não ser que voce seja um consumidor industrial, classificado no grupo A, ai sim, voce pagaria por demanda, e consumir direto do inversor seria benefico, o que acredito que não seja o caso.
Quando você consome enquanto está gerando, essa energia tem custo zero, pois é auto consumo. Mesmo tendo crédito de energia na concessionária, vc vai pagar o imposto quando precisar usar esses créditos, então faz diferença de custo final sim se vc carregar enquanto está gerando….
Depende do estado. No RN por exemplo não conta imposto do compensado.
Estranho… a 7kwh (32A), eu levo 1h/10%… na sua história levaria um pouco menos de 9 horas ao invés de 12 horas.
Normalmente, eu uso em 16A, e sempre me atende…
Num caso esporádico, como viagens (acabei de ir e voltar de Gramado para sampa), vale a velha regra de ser planejar e, talvez, reduzir a velocidade para aumentar a autonomia.
Como comentei, com a queda de tensão da rede à noite, carrega por volta de 5 kw. Com tensão boa 6kw.
Sobre se planejar, é o que mais faço, mas nesse dia eu estava vindo de uma viagem pra pegar uma pessoa em Mossoró, pra chegar em Natal e ir pro aeroporto, com uma hora de folga. Tem muito que se programar mais não. Tive que ir no carregador rápido que tem perto de casa.
Eu quero ter o que o carro suporta, se ele suporta 11kw, quero ter essa possibilidade em casa