BYD Mais - BYD por Assinatura

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Já deram uma olhada no programa BYD Mais? Dei uma olhada por curiosidade, e parece, de longe, bem interessante.

Como exemplo um Seal por menos de 8.395 por 30 meses, 3.000km por mês.

Se for a gerenciada pela ARVAL, antes não atendiam pessoa física, talvez tenha melhorado, pois algumas concessionarias estavam com uns contratos bem limitados

-de km mensal, por exemplo quem tem energia solar roda mais do que o habitual, porem vi apenas opções próximas a 1500km por mês

  • o seguro, normal franquia alta, mas a cobertura a terceiros não cobre nem o valor do seu carro, imagine colidir em um dolphin e cobrir até 100.000 reais?

-rodar 20.000km por ano é considerado uso severo, parece que esqueceram ser eletrico.

-Visto que a manutenção está inclusa no contrato, e será feita na rede própria do fabricante [diferente de localiza e etc] ao considerar um hibrido os valores ficam igual ou pior que carros a combustão.

Esqueceram que prazo pra revisão é justamente 20k ou 1 ano. Como vai considerar uso severo se rodar uma quilometragem dentro do estipulado pelo fabricante? Faz um total de zero sentido.

Não sei se vejo vantagem nesse modelo. Vai pagar praticamente o preço do carro 0km ao longo de 2 anos e meio e no final não tem o bem para vender.
Na minha opinião, esse modelo só faz sentido entre financiar a perder de vista ou assinar. Se aproveitar essas campanhas de 50% + taxa zero que vive aparecendo por aí, acho que faz muito mais sentido a compra.
Vale lembrar que o custo de manutenção do elétrico é ridiculamente baixo. Nesses 30 meses o mais caro que vai gastar é com pneu.

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Acho que exatamente pela revisão ser com 20k ou 1 ano, que acima disso consideram uso severo. Abaixo não poderiam.

Quanto ao ponto de não ter o bem para vender, a conta que a maioria das pessoas se esquece de fazer nessa análise é que você não tem um bem desvalorizado para vender ao final, mas tem como “bem” todo o dinheiro que vc deixou de pagar no carro na aquisição acrescido do rendimento no período, menos as parcelas pagas mensalmente.

Esse é o seu “bem” ao final do período.

Eu não fiz a conta para saber se nesse caso específico do Seal está valendo a pena, mas é muito importante considerar no cálculo o custo de oportunidade (esse valor inicial com juros pelo período) e a desvalorização ao final de dois anos. Esses dois valores são os que geralmente fazem a diferença entre valer a pena ou não fazer a assinatura.

Obviamente a análise varia de perfil para perfil, mas pensando de uma maneira bem conservadora para os cálculos os valores podem ser bem atrativos, vejam se faz sentido ou se de repente estou a pensar de maneira equivocada:

Cenário 1::::: Compra 0km
Vou considerar o tempo de permanencia com o carro o mesmo período da locação.

Custos envolvidos:
• Entrada: R$ 150.000
• Parcelas: 24x de R$ 6.250 → R$ 150.000
• Pneus:R$ 8.000 (considerei 2 trocas, cada pneu a 1.000)
• Seguro: R$ 15.000 (para os 30 meses)
• IPVA: R$ 30.000 (para os 30 meses)
Total gasto em 30 meses: R$ 353.000

Valor de revenda após 30 meses: Considerando uma depreciação de 5% ao ano, o valor estimado de revenda do veículo será de R$ 264.000.

Resumo financeiro:
• Total pago em 30 meses:R$ 353.000
• Valor recuperado na revenda:R$ 264.000
• Δ Custos Compra x Preço Venda: R$ -89.000

Considerações: Nesse cenário, o saldo no final dos 30 meses é de -89 mil.
Se fizermos um simulação com base em dados de mercado, esse delta será maior, porque a depreciação será maior.

Cenário 2::::: Assinatura 0km

Custos envolvidos:
• Mensalidade: 30x de R$ 8.395 → R$ 251.850
• Sem custos adicionais:IPVA, manutenção, pneus e seguro já inclusos
Total gasto em 30 meses: R$ 252.000

Rendimento da entrada investida:

Se o valor da entrada (R$ 150.000) fosse investido em um CDB com rendimento de 0,5% ao mês, o retorno estimado seria de ~R$ 25.000 após 30 meses.

Economias com a assinatura:
• IPVA economizado: R$ 30.000
• Seguro economizado: R$ 15.000 (estimado)
• Pneus economizados: R$ 8.000
• Valor da entrada não paga: R$ 150.000
• Rendimento com aplicação do valor de entrada: ~R$ 25.000

*Total gasto em 30 meses: 252.000

Resumo financeiro:

• Total pago em 30 meses:R$ 252.000,00
• Valor economizado com IPVA: R$ 30.000
• Valor economizado com Seguro: R$ 15.000
• Valor economizado com Troca de Pneus: R$ 8.000
• Valor da Entrada Economizada: R$ 150.000
• Rendimentos da Aplicação da Entrada: ~R$ 25.000
Δ Compra X Assinatura: R$ 48.000 (considerando puramente o valor da assinatura x valor de compra)

Conclusão
Ao final dos 30 meses, a assinatura me parece mais vantajosa que a compra em R$48.000, isso considerando puramente o valor de compra e assinatura.
Se considerarmos o valor total pago durante o período, o delta vai para R$ 101.000,00.
E se considerarmos o capital perdido no ato da venda esse delta seria ainda maior.

Lembrando que aqui não tenho intuito de convencer ninguém a assinar ou comprar o carro. Estou levantando a questão do quão vantajoso pode ser (ou não) o programa criado pela BYD em parceria com a Arval.

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@Ramilson Sua conta está errada, a entrada não abate do aluguel e não pode descontar os gastos de propriedade no aluguel (não existem) pois já foram considerados na compra, assim você está duplicando esses gastos.

Vou colocar seu exemplo de outra forma: Imagine que você tem 1 milhão na conta do banco, temos os cenários:

Cenário 1: Compra
Gastou 353 mil com a compra/custos de propriedade e vendeu por 264 mil.

Após 30 meses:

1.000.000 - 353.000 + 264.000 = 911 mil na conta.

Cenário 2: Aluguel

Gastou 252 mil no aluguel e ganhou 25 mil de juros no valor não gasto com a entrada.

Após 30 meses:

1.000.000 - 252.000 + 25.000 = 773 mil na conta.

A diferença entre comprar e alugar foi de 138 mil a favor da compra.

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É isso. Pra conta fazer sentido teria que se comparar com um financiamento com entrada baixa e taxa alta.

A forma simples de fazer a conta pra mim é, se faz sentido pra locadora, comprar um carro, bancar as manutenções, imposto, seguro e tudo mais, provavelmente faz sentido para o cliente também.

@julio Obrigado pela contribuição. Acompanho o fórum aqui e seus comentários sempre acrescentam muito.

Mas vamos lá, não dupliquei os gastos com o carro, na verdade eles foram só demonstrados para ilustrar o que estava sendo “poupando” com o aluguel. Na conclusão do comentário anterior, não abati esses custos justamente por já está incluso no valor mensal da assinatura.

Agora, realmente, quando você traz essa outra estrutura, bem mais simplificada, me faz repensar as vantagens que eu havia considerado inicialmente. Tudo bem que a diferença final deve ser um pouco menor, considerando a depreciação que percebemos atualmente, mas ainda assim a diferença é significativa.

Talvez fator a ser analisado seja custo de oportunidade e liquidez, maaaaaaas confesso que desabrilhantou os olhos kkkkkkkk

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Concordo com você! Queria só entender o quanto poderia fazer sentido, acho que tem muitas variáveis do perfil do usuário

Para locadora faz sentido, ela ganha 2 vezes, ganha com a locação do carro e ganha depois com a revenda

Para o usuário não precisa descapitalizar, não compromete o potencial de crédito, “all inclusive” e etc … No final das contas, nem tudo é só sobre o dinheiro

Pra mim é dinheiro x dinheiro, no final precisa fazer sentido. Pra mim não parece mais fazer tanto sentido, acho que teria que avaliar outros fatores para optar pela compra.

Se vcs quiserem brincar com valores, sem montar isso numa planilha de Excel, eu gosto desse site:

Vc pode ajustar todos os valores e taxas, e no final encontrar qual o ponto de equilíbrio.

Numa simulação mais realista (na minha visão), um Seal que rode 90k em 2,5 anos, seria vendido por algo em torno de 180k (faz sentido?). Considerei valor de mercado 299k, porém custo de aqusição de 175k, que acredito estar na média para pagamento à vista (para CNPJ na venda direta em dezembro estava saindo 257k). Colocando esse valor e uma taxa de rendimento bem razoável de 1% (não estamos falando de poupança, né), o ponto de equilíbrio da assinatura seria aproximadamente em uma parcela de assinatura de 6,8k quando comparado à compra à vista.

Então esse valor de 8300 está realmente muito alto. Prejuízo de quase de 50k, na assinatura.

Alguns pontos pra se observar:
1- carro não perde somente 5% do valor, hj um SEAL 2024 na fipe está em, torno de 250k, uma desvalorização de 17% apenas no primeiro ano.

2- 0.5%/mês de CDI é irrisório tendo em vista que temos hj algo em torno de 1.10%/mês pré-fixado, facilmente.

3- Estão esquecendo de considerar os juros compostos ao longo dos 5 anos.

Aqui eu fiz uma simulação da compra de um SONG plus quando eu precisava de PHEV.
Eu pegaria todas as despesas que não teria todo ano com assinatura e investiria, IPVA e seguro. isso ajuda a somar aos juros compostos.

Estou usando 12%/ano, o que pra mim que sou do mercado financeiro ainda é bem pouco, consigo ganhos bem maiores porém com riscos maiores, então fiz algo que vale pra um leigo no assunto.
Usei também uma depreciação ao longos dos anos entre 7% e 9%, o que acho justo para um carro “prêmio”.

12%
ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5
CARRO FIPE R$ 239.800,00 R$ 191.840,00 R$ 172.656,00 R$ 164.023,20 R$ 155.822,04
Saldo anterior R$ 239.800,00 R$ 283.347,68 R$ 331.315,35 R$ 383.642,55 R$ 441.620,55
IPVA R$ 5.995,00 R$ 6.714,40 R$ 6.042,96 R$ 5.740,81 R$ 5.453,77
Seguro R$ 7.194,00 R$ 5.755,20 R$ 5.179,68 R$ 4.920,70 R$ 4.674,66
Total R$ 252.989,00 R$ 295.817,28 R$ 342.537,99 R$ 394.304,06 R$ 451.748,98
Rendimento R$ 30.358,68 R$ 35.498,07 R$ 41.104,56 R$ 47.316,49 R$ 54.209,88
Saldo R$ 283.347,68 R$ 331.315,35 R$ 383.642,55 R$ 441.620,55 R$ 505.958,86
Análise
Despesas Carro Comprado R$ 57.671,18
Carro FIPE após 5 anos R$ 155.822,04 ???
Saldo Carro Comprado R$ 98.150,86
Valor rentabilizado R$ 505.958,86
Gastos com ALUGUEL R$ 375.000,00
R$ 130.958,86

A questão mais relevante aqui é saber investir o dinheiro de forma regrada, do contrário não vale a pena.

Eu paguei o meu DP à vista por causa da pressão da mulher e 1 ano depois minha carteira de Criptoativos subiu 300%, ou seja, meu DP teria virado um TAN se eu tivesse financiado o carro e investido a grana e agora esse carro hj vale uns 140k.

Essa é a regra do jogo!