Olá pessoal, essa semana fiz a primeira carga fora de casa no dolphin mini. Em um carregador de 30KW carregou no máximo 24,9 KW, porque, tanta diferença?
Há sempre uma perca entre o carregador e o inversor do carro. Por exemplo, o wallbox de 7kW que mostra no máximo 6,4kW no painel. Outro efeito disso é que nos carregamentos pagos irá sempre pagar por mais kW do que “cabia” na bateria devido a esta perca. Vai consumir alguns kW da rede que não chegarão até a bateria.
Outro motivo é que há uma rampa de carregamento. A depender do % de carga da bateria, a potência do carregamento não estará no máximo. Isso acontece normalmente quando está abaixo de 20% ou acima de 90%. Nesses casos, independente da potência do carregador rápido, estará limitado pelo carro para proteger a saúde da bateria.
Entendo que a perda acontece quando carrega na tomada TYPE2 por causa da conversão da alternada para continua, mas carregando em CCS2 não era pra ter. O inicio da recarga estava com 50% da bateria.
O conjunto carregador+carro sempre tem perdas.
@wsimendes O carregador mostrava quanto de potência? Pergunto pq a potência divulgada pelos eletropostos é a nominal, mas nem sempre o carregador rápido está configurado no máximo devido a disponibilidade da rede.
Já vi alguns manuais técnicos especificando uma eficiência de 95%, ou seja, é esperado perder 5%. Vi também em algum lugar e não me aprofundei, mas no type2 o inversor do carro faz a conversão e no ccs2 a conversão AC-DC é feita pelo carregador, por isso a capacidade é maior. Mas vai perder de qualquer forma…
O display do carregador mostrou o mesmo do painel do carro.
De qualquer forma fui muito melhor que carregar em casa.
Carregou 50% em 55 minutos.
Outra coisa que diminui a velocidade de recarga é o AC/refrigeração da bateria. Durante a recarga, a energia acaba saindo do carregador e não da bateria, então a velocidade de recarga diminui.
Abasteci apenas uma vez em um super rapido da Shell, se nao me engano era de 150kw, e ficou limitado a 40kw quando conectado. Acho que esse é o limite do mini
O Carregamento não é 100% eficiente, Mesmo sendo DC para DC, existe perda de eficiência em forma de calor durante todo o processo de carregamento.
Outra coisa que influencia é a corrente. Um carregador de 20Aem uma tomada de 220v tem a capacidade de gerar 4400 watts, sem considerar as perdas do próprio box, mas a tensão pode ser mais baixa. Na casa do meu sogro, por exemplo, a tomada 220v varia entre 205v e 209v. Se eu multiplicar isso por 20A, dá em torno de 4100w a 4180w. Longe dos 4400w teóricos.
Aí na conversão para DC há ainda mais perda de eficiência