BYD ultrapassa a Tesla

Chineses produziram 50 mil carros elétricos a mais no último trimestre de 2023.

A BYD, montadora de veículos elétricos chinesa, assumiu a liderança na produção mundial de veículos elétricos, ultrapassando a norte-americana Tesla, dirigida por Elon Musk.

No quarto trimestre de 2023, a BYD registrou recorde de entrega de 526 mil carros. Já a Tesla entregou 484 mil carros, acima dos 473 mil previstos para o período, mais ainda mais de 50 mil abaixo dos chineses.

Fundada em 1990, a BYD tem sede em Shenzhen, a 27,3 km de Hong Kong, e é considerada líder na fabricação de baterias recarregáveis e na indústria automobilística.

No Brasil, a empresa abriu sua primeira fábrica em 2015, em Campinas, para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras.

Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta no país, voltada para produção de módulos fotovoltaicos.

|0x0

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

A companhia também é responsável por dois projetos de monotrilho no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro.

Em abril de 2023, a chinesa anunciou que estava em fase final de negociação para a aquisição da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, e pretende começar a fabricação local no final de 2024.

Hoje, a BYD comercializa empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos, no país.

Fonte: BYD ultrapassa a Tesla | Notícias | Baguete

1 curtida