BYDicas: Ar-concionado - Ventilação de Estacionamento

BYDicas: Ar-concionado - Ventilação de Estacionamento

BYD Brasil

Às vezes, depois de estacionar o carro, é possível ouvir um som de “zumbido” vindo de baixo do capô, como o som de um motor ligando. Provavelmente o questionamento é se há algo errado com o carro, né?

A resposta é: Não!

Essa é a função de ventilação de estacionamento dos carros BYD, e o som vem do ventilador (ventoinha). Depois de usar o ar-condicionado para resfriar o veículo, há depósito de água resultante da condensação dentro do sistema do ar-condicionado, e a umidade a longo prazo pode causar a formação de mofo. Neste caso, da próxima vez que o ar-condicionado for ligado, não só vai espalhar o mofo, mas também irá produzir um mau cheiro característico.

Para evitar isso, os engenheiros da BYD desenvolveram a função de ventilação de estacionamento. Após o veículo ser desligado e trancado, o ventilador é ligado automaticamente por um tempo para secar rapidamente a água da condensação restante dentro do ar-condicionado, reduzindo assim a chance de formação de mofo e mau cheiro.

Algumas condições são necessárias para ativar a função de ventilação de estacionamento:

Se essas duas condições forem atendidas, quando o veículo for trancado, o ventilador vai ser ligado automaticamente por um tempo para secar a água condensada no sistema de ar-condicionado e manter o interior seco.

Fonte: APP BYD
27/01/2025
https://dilinkappoversea-br.byd.auto:8666/staticHtml/shareH5/communityShare.html?share_id=523953523592146944

2 curtidas

Interessante. Eu perdia essa vantagem, pq não tranco o carro ao chegar em casa. Não seinse vale à pena, pois trancar o carro me traz alguns inconvenientes, na verdade, deixo de ter comodidade.

Na verdade eu nunca percebi essa ventilação aqui no GS. Inclusive já tive problema de odor no sistema de AC. Tô torcendo que seja alguma atualização e que em algum momento funcione no meu…

Eu achava que ele ligava pra resfriar a bateria. Obrigado por compartilhar.

Olha, não tenho certeza sobre a necessidade do carro ficar trancado não. O meu sempre faz isso e tbm nao tenho o habito de trancar o carro.

Não me parece que é a mesma função da ventoinha que ouvimos durante o carregamento.

O AC pode ser acionado em diversos momentos para resfriar a bateria, mesmo quando não está usando o AC na cabine. Para secar a cabine eu entendo que precisa acionar automaticamente o ventilador interno e isso o meu não faz…

Nunca tranco meu y+ e o ventilador sempre liga quando saio do carro…