Calculo de painel fotovoltaico

Pessoal
Pra quem ainda não tem painel fotovoltaico em casa e quer calcular a potência necessária pra “abastecer” ou carregar o dolphin, vou deixar uma idéia de calculo.
O ideal é consultar posteriormente o pessoa que instala os painéis para um calculo mais preciso.
Também deve ser levado em conta os KWh já utilizados mensalmente pela residência

A bateria do Dolphin tem 44,9KWh
Considerando uma Autonomia de 290km divulgadas pelo inmetro
Logo com uma recarga de 44,9KWh seria possivel rodar 290km
Se rodar 1250km por mes, media de 15mil km por ano
Dariam 1250/290km= 4,31
4,31x44,9= 193KWh

193KWh seria a potencia a ser adicionada no calculo de consumo da residencia
Assim se normalmente uma casa gasta 200KWh por mes
Seria 200+193= 393KWh

Lembrando que quanto mais você rodar com o carro por mês, maior será o consumo mensal, e consequentemente a potência necessária pra carregar o Dolphin

5 curtidas

Eu tenho placa solar desde 2019 e sempre consumi menos do que geral. Com isso iniciei outubro com 5654 kw de crédito que começariam a expirar em maio/2024. Esse foi um dos motivos que me fez ir logo para o carro elétrico. Peguei meu Dolphin dia 05/10 e nesse primeiro mês, também influenciado pelo calor extremamente alto de Cuiabá e o uso frequente de ar condicionado em casa, acabei utilizando 152 kw desses meus créditos caindo atualmente para 5502 kw de crédito. Vamos ver esse consumo ao longo de meses mais amenos.

3 curtidas