Calibragem Ideal Pneus Dolfin GS

Pessoal, eu tenho usado a calibragem dos pneus do meu Dolfin GS com 32 psi ao invés dos 36 recomendados pela BYD. Acho que com essa calibragem o carro ficou muito macio e quando passo por irregularidades do asfalto, sinto muito menos os impactos. Na minha opinião, com isso eu também estou preservando a vida útil da suspensão do carro. Faz sentido? Quais seriam as possíveis consequências de não usar a calibragem de 36 recomendada pela BYD?

Que consigo pensar seria desgaste prematuro dos pneus e aumento do consumo. E segundo um colega aqui do forum, um risco maior de corte no pneu ao cair em buracos.

Mais macio ainda? Coloco 38 PSI no calibrador para mostrar 36 no painel com pneu frio, já parece um LanDolphin de tão macio que é! Rss

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No meu, acontece a mesma coisa. Cheguei a pensar que era problema nos sensores. Coloco 38 ou 39 para aparecer 36 no painel.

O meu tbm acontece isso, mas coloco 36 normal pra aparecer uns 34-35 no painel. Mas o do @Marcio é o GS, que não tem TPMS, então ele não tem esse “monitoramento”.

Bom, acho que o Dolphin já é um carro muito macio, como nosso amigo Murilo falou: é quase um Landolphin.
O pneu com baixa calibragem tem mais contato com o solo o que aumentar o desgaste e maior exposição a danos nas laterais. Percebo também que quando está com uma calibragem muito baixa o carro fica mais instável, principalmente em curvas, mas acho que 32psi não é suficiente pra diminuir a estabilidade

Além de deixar a roda mais exposta também. Com pressão mais baixa, as chances de a roda chegar a bater em um buraco são bem maiores.

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Mesma coisa aqui, tem sempre uma diferença de 2psi entre o marcado no posto e o lido no carro.

E pelo jeito não é problema específico do posto nem do carro, já que a mesma diferença ocorre em diferentes postos e carros.

Por que será?

Minha informação não é técnica, é um achismo, maaaas na grande maioria das vezes quando vamos encher o pneu percorremos um trajeto de X quilômetros até o posto, isso faz com que o ar do pneu se expanda e aumente a pressão do pneu, para não ocorrer isso, EU ACHO que esses equipamentos são calibrados com uma margem de erro de até 10% para mais, assim no equipamento vai mostrar 30 mas na verdade seu pneu vai estar com 27/28, embora faça sentido não é uma informação técnica.

Bom dia Márcio
Com a redução da pressão nos pneus, sob aspeto de segurança operacional o carro passa a entrar em aquaplanagem já com menor velocidade se encontrar água na pista.
Com 36" a velocidade de hidroplanagem e 99.9 Km/h
Já com 32" está velocidade cai para 94 km/h.
Segundo experiências da Nasa para a aviaçao a fórmula para o cálculo em Km/h
e 16,65 multiplicado pela raiz quadrada da pressão em polegadas.
Isto ai

Recomendo manter os 36 indicados pela BYD. Acredito até que eles , de alguma forma podem monitorar isso e, em caso de problemas na suspensão, podem alegar que você não seguiu as recomendações. Não tenho como provar isso, mas acho possível.
Detalhe: confira a pressão de 36 psi na indicação do aplicativo . Em geral, pelo que tenho visto, é necessário colocar 38psi a 39psi no marcador do posto para o aplicativo indicar 36 psi.

Acho que o GS não tem essa opção no aplicativo. Primeiro porque, até onde sabemos, ele não tem TPMS ativo, apenas aquele monitor de pressão baseado na rotação dos pneus. Segundo porque muitos donos do Plus não tinham acesso a essa informação porque o carro estava cadastrado como GS no aplicativo, tem até um tópico sobre isso.

Não tendo TPMS ativo a BYD não tem como monitorar a pressão ideal, apenas o uso do veículo em condições de diferença de rotação, que pode indicar baixa pressão.

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