Comprei o carregador portátil que a byd aqui de João Pessoa pb disponibiliza, porém descobri um problema em ele não ser tão “portátil” assim, ele sendo 20 amperes poucas pessoas pelo menos aqui na Paraíba tem uma tomada 20 amperes que eu possa conectar! Quais seriam as complicações em eu fazer um adaptador com pinos de 10 amperes e saída de 20?
@Pietrok comentamos sobre isso em outros tópicos, mas você pode fazer um adaptador de 20A para tomada 10A sem problemas, só preste atenção no carregador para usar 8A no máximo. Apesar da tomada teoricamente aguentar ate 10A, como o carro fica ligado por muito tempo é bom deixar uma margem de segurança usando 8A.
Olá Júlio, tenho o carregador da BYD portátil e comprei um adaptador com terra (3 pinos) de 20A para 10A, só não chegou ainda, vi no seu comentário em ajustar o carregador para usar 8A no máximo, mas não encontrei onde posso fazer esse ajuste, você acha que teria algum problema conectar direto?
@Guiflopes Qual a potência do seu carregador? Tem alguns modelos de carregadores que não dá para baixar a corrente, sempre fica no máximo.
Se esse for seu caso e ele puxar mais de 10A, pode esquecer, é BO. Ou pode cair o disjuntor (se estiver bem dimensionado), ou pode esquentar e derreter os cabos da casa ou pode derreter a tomada de 10A.
Encontrei as specs do carregador em 13A:
e o cabo comprado:
Bom vou fazer um teste rápido e ficar observando… se der ruim eu bato dijuntor rapidão.
Se não comprou um carregador que consiga mexer na corrente( 8A, 10A, 13A, 16A, 25A e 32A), sugiro cancelar sua compra e pedir um outro que permita essa flexibilidade. Caso contrário vai ficar inviável de ser usado em residência não adaptada para correntes maiores.
@Guiflopes quando peguei meu carro o próprio pessoal da BYD afirmou que esse carregador portátil não tem ajuste, apenas o modelo de 32a teria esse ajuste, segundo eles.
O grande problema é que o carregamento leva tempo, muito tempo, e pode ser que não apareça em um “teste rápido”.
No seu lugar eu seguiria o conselho do @julio, esquece e usa esse carregador somente em tomadas/redes de pelo menos 13a (o mais comum é encontrar de 20a).
E também vale lembrar que uma tomada de 20a nem sempre significa que a rede vai suportar essa carga. O que tem de tomada de 20a que foi simplesmente instalada no lugar de uma tomada de 10a.
@Guiflopes não sei onde você vai instalar, mas se der, faça uma extensão com cabo de 4mm e liga direto no quadro de força, é mais garantido.