Meu wallbox parou de funcionar do nada.
Apagou totalmente. Achei que tinha queimado quando um transformador do condomínio tinha estourado aqui no condomínio.
Então para cobrar o ressarcimento da CPFL preciso de um laudo de empresa homologada dizendo se o carregador tem conserto ou não.
A BYD me passou 3 empresas: Ewolf, Greenv e eletric Mobility.
A única que daria assistência nesse carregador seria a Ewolf.
Mas ai veio a bizarrice: A empresa alega que “esse carregador muitas vezes para de funcionar sem motivo aparente e as pessoas julgam que morreu / queimou, porém na verdade, na maioria das vezes, é necessária apenas uma atualização de software que volta a funcionar normal”
Evidentemente essa atualização custa 400 reais se der certo. Se não der só 200 reais
Então eu pergunto a vocês:
Alguém ja viu isso de atualização o software do carregador? Funcionou?
Ou mais alguém aqui acha que isso é golpe?
Como que um aparelho, que não conecta na internet, para de funcionar do nada para fazer atualização e não da nenhuma luzinha piscando nem nada?
O primeiro é fácil de abrir, a maioria aqui abriu por conta própria pra desativar a chave do cartão RFID. Eu abriria para ver se há chamuscados na placa, ou algum fusível aberto, o que já eliminaria essa possibilidade de SW. Se o wallbox apagou completamente, poderia ser também falha do disjuntor, IDS, DPS no quadro que o alimenta, aí teria que medir a tensão na entrada do wallbox pra saber.
Quanto ao triangular, não sei se dá pra abrir e ver, pois esse não dá acesso ao circuito pelo que li aqui.
Acho difícil uma empresa credenciada / referenciada dar golpe, mas nunca se sabe né?
Realmente existem casos aqui no grupo, onde o wallbox da pessoa morreu (não se dizer qual o modelo, mas se não me engano é o novo, triangular) e levaram na concessionária, e lá mesmo eles fizeram esse update, e voltou a funcionar…
Eu acho pouco provável de o wallbox precisar de atualização.. até porque ele não tem nenhum tipo de conectividade… seja wifi ou usb… na minha opinião parece golpe… e se fosse realmente o caso de precisar, deveria ser coberto pela garantia, ja que é uma falha causada pela fabricante, seria tipo um recall pra atualizar o wallbox.
Lembrando que a dahruj campinas deu golpe em vários clientes cobrando pela revisão gratuita… eu mesmo quase fui um, se não tivesse batido o pé e ligado pra byd pra obrigar eles a cumprirem a oferta eu teria sido mais um.
Quando meu wallbox triangular parou de funcionar eu abri ele, não vi nada que se assemelhasse com uma porta de comunicação serial, usb, uart, nem nada do tipo. Claro que é possível que se faça algum tipo de comunicação conectando cabos direto a polos/pinos da placa do carregador, mas não acho que seria algo que concessionárias fariam.
Na minha opinião, essa de atualização de wallbox é conversa pra boi dormir. Especialmente se teve algum evento que possa ter sido o causador do problema, o que parece ser o caso. No meu caso o circuito de 12v do carregador foi danificado, mas não cheguei a quebrar a cabeça pra corrigir por motivos de “sem tempo irmão”.
Sobre a CPFL exigir laudo. Infelizmente é parte do processo. Não sei se tu conseguiria cobrar da CPFL pelos custos de laudo ou coisa do tipo. Mas se pretende ir atrás disso, vai precisar providenciar o laudo mesmo. Talvez existam outras empresas que possam fornecer esse laudo à um custo menor.