Melhor não, a carga em 0% gera muito stress nas células da bateria. Deixa a 4% que já está bom.
Blz entao vou seguir a orientacao
Vamos lá…
Primeiro vê quanto foi no Accumulated charge:
5029-5013 = 16 kWh
Agora quando foi no Accumulated discharge:
5030-4977 = 53 kWh
Subtrai um valor do outro:
53 - 16 = 37 kWh
Portanto, seu carro gastou 37 kWh usando 90% de carga.
Fazendo um proporcional
37/0.9 = 41 kWh
A saúde da sua barteria portanto é:
41/45 = 91%
Não muito fora da última estimativa do app depois que calibrou a bateria, que foi 92%. Note que o app não “estragou” a bateria, ela já estava com 92% de saúde, só tava medindo errado antes.
Certo mas como degratou tanto assim se o carro so rodou 20 mil?
É uma boa pergunta, e acho que somente a BYD pra responder isso com alguma precisão.
De cara eu só consigo pensar em algum problema no processo de fabricação (ou montagem?) de 1 ou mais células que pode ter ocasionado essa degradação.
Não sei se serviria para esse fim mas, com a bateria cheia, veja a diferença entre a célula com maior e menor tensão, acho que o CarScanner tem essa informação como max/min cell voltage.
Você atualizou para a 1.5? No vídeo que vc postou, o cara comentou que muitos Dolphin baixaram 5% do SOH (saúde) após a atualização. Se for isso mesmo, meu palpite é que a BYD colocou 5% de reserva, para o carro rodar um pouco mais quando tá sem carga. Se for isso mesmo, seu carro tem na verdade 97%. Mas acho que vale a pena verificar isso na concessionária.
É um bom palpite. Mas somente no GS então pelo jeito. Aqui notei 0 diferenças no update.
Tem algo errado com seu carro. Se seu carro tem um acumulado de descarga de 5030 kw/h e só 20mil km. Isso da uns 25kwh/100km… o que é absurdamente alto, isso deve ser consumo de seal andando forte e olhe lá…
Veja como esta o seu consumo medio total na aba de gestao de energia - consumo de energia.
Muito bem observado. Acho que vale fazer uma conta inversa aí comparando com o consumo médio total.
A fórmula do cálculo de kw/100km é kw / ( distancia / 100)
, no seu caso 5030 / ( 20000 / 100 ) = 25,15
. A fórmula, nesse caso, seria (kw / distancia) * 100
, assumindo uma média acumulada de 15kw/100km por exemplo, (5030 / 15kw) * 100 = 33.533
.
Julio atualizacao para vcs… fiz nova recarga completa mas dessa vez eu usei o electro como referencia pois la notei que quando chegava a 3% da bateria ainda tinha uma porcetagem de 6,8%… la sao duas porcetagem notem… uma menor que condiz com o pianel do carro e outra maior é a real que ainda esta no carro… oque eu fiz foi deixei a bateri “zerar” " favor nao puxem.minha orelha" e vi que quando zerou ainda tinha porcemtagem nela no electro e no odb2, dixi essa porcetagem diminuir bastamte ate 1,3% carro na gargem com ar ligado no maximo e na ultima ventilacao… fiquei com.medo de passar esses 1% abaixo do 0… dei carga e pasmem minha saude hj subiu de 94 para 96%, eu acredito que nessa ultima atualizacao a byd deve ter colocado um.percentual de bateria abaixo dos 0% para nao deixar o cara na mao… mais para calibrar tem que fazer igual fiz ai para o sistema “ler” com.mais precisao a saude … sei la acessar acelula que ele nao ta contando e isso justifica os mah terem baixados, que agora subiu mais mah tambem, vejam nas fotos que tirei hj apos a carga
Ntws e depois logo abaixo, como podemver a porcetagem ta acompanhando mais precisamente nos dois indicativos porem tava em.94 e logo apos quando terminou foi para 96% a “saude”
Percebi tambem que no final da carga o meu pulava de 90% para 100% como ja relatei aqui no topico, agora nao pulou eu acompanhei o final da recarga minuto a minuto e pulou so la em 98,5% ou seja deve ter considerado os 1,3% que deixei abaixo do zero, creio que para fazer a correcao tem que deixar o carro em 0 de 0 e ai sim dar carga e balancear a bendita corretamente.
André, mistério resolvido, muito bom!!!