Pessoal sou novo aqui comprei eu carro semana retrazada semninovo 2024, coloquei o walbox aqui em casa e carrego a 6,4 kw agora , deixei a bateria ir para 5% hj para fazer o balanceamento que segundo o manual é deixar a carga cair abaixo dos 10% e carregar em carga lenta ac ate 100% uma vez a cada 6 meses…acontece que fiz o procedimento e acompanhei pelo app da byd o carregamento notei que quando chega em.89% ele em pouco tempo pulou para 92% e depois para 94% e 100% isso é normal? Vcs ja prceberam.isso no final das recargas? Tipo do 89% para os 100% tava estimano uns 39 min ainda so que acabou em.5 min, vi um video no youtube que o cara deixou o carro chegar a 0% e ainda andou por 15 km… entao tem energia abaixo de 0% seria isso que ele desconta no final do carregamento? Porque eu olhei no medido de consumo dessa carga que fiz de teoricamente 95% e consumiu apenas 35kw e nao os 44,9 que diz a bateria ter
Lembra o que eu falei sobre porcentagem de bateria no outro tópico? Então…
Sobre o app, nem sempre ele atualiza os dados, ele não exibe a porcentagem em tempo real. Então pode ser que quando viu 89% ele na real já estava acima disso, mas o app mostrava um dado antigo. Pra isso tem um indicador da data/hora do dado no topo da tela.
É normal, principalmente se faz tempo que a bateria não é calibrada. O procedimento de calibração serve para exatamente isso. A bateria LFP tem uma parte bem plana na curva de tensão entre 10% e 90%, então a estimativa de carga é feita “contando” os elétrons que entram e saem da bateria e isso gera erros com o passar do tempo.
Quando ela está abaixo de 10%, o BMS usa a queda de tensão para estimar com mais precisão o quanto ela está vazia. E quando passa de 90%, consegue usar a tensão para saber com precisão o quanto está cheia. Por isso esses pulos na porcentagem, é a calibração funcionando.
Dá uma lida nesse tópico:
Eu iria atrás de um adaptador obd pra ver a saude da bateria.
O Car Scanner usa os Ah para estimar a saude da bateria. Mas o amperes que entram e saem já são estimados, então nas baterias que não foram muito bem calibradas durante o tempo (como o carro que o @Andrelcvd comprou), essa estimativa do Car Scanner pode ter um erro muito grande.
Se quiser saber com mais precisão quanto a bateria retém de carga, sugiro o procedimento descrito abaixo.
Testei o carro hj apos o relato de cima e deu certo agora o carro parece que recalibrou a bateria aps a ultma carga que fiz em.5% a 100% ta mostrando exatamente a previsao correta descontando o quanto rodei na trip vlw julio vc estava certo, ele se ajustou porque parece que o antigo dono nao fazia isso… como pode ver na imagem baixo rodei 50 km agora a tarde e marca uma autonomia ainda de 356 km que na verdade ganhei 1km pois em.100% marca 405..
Era a calibracao mesmo como tinha dito o julio
Que bom, se fosse a saúde da bateria seria ruim kkkk.
Mas ainda assim eu compraria um adaptador obd quando pudesse.
Rapaz eu ate tenho mas descobri que a seguradora plugou na entrada obd2 o rastreador agora to com medo de tirar para usar o scaneer
Isso ja anulou completamente a segurança do rastreador ne?
Em geral eles tem q ficar minimamente escondidos.
Agora, não pode dar problema, o dia q vc levar o carro pra revisão eles vão inevitavelmente plugar alguma coisa ali
Ou então é o conceito de hidden in plain sight que seria “esconder debaixo do próprio nariz”.
Sobre revisões e manutenções, provavelmente vai ter que notificar a seguradora quando for levar o carro na concessionária…
Julio posso fazer esse procedimentonde anotar os kw acumulados ao contrario? Tipo meu carro ta proximo a 13%, deixar ate menos de 10% puglar o odb2 pegar os valores e carregar a 100% e pegar os novos valores? Altera alguma coisa?
Altera porque você tem uma referencia estimada, porcentagem é estimativa. O 100% é um limite onde o carro não vai mais acumular carga, se você usar esse valor você vai ter uma noção melhor do quanto consumiu entre “cheio” e a porcentagem atual.
Outro ponto é que quanto maior o intervalo mais confiável é a conta. Quando vai fazer uma média de km/l você enche o tanque e, geralmente, anda bastante. Encher o tanque, dar uma volta no quarteirão e encher de novo não é uma média boa, né? Então rodar 3% também não seria.
Entao o correto é realente encher ate os 100% igual julio demostrou anotar e deixar abaixar ate 10%…
Então. A ideia de fazer de 100-10% é que tu vai passar, teoricamente, por toda a parte “plana” da curva de tensão do LFP, onde a bateria é estimada por contagem de elétrons, e cair de novo na curva onde a tensão varia mais. Deve ter essa explicação mais pra cima nesse mesmo post.
Não quer dizer que se fizer com 100-50% vai ser necessariamente ruim, mas dessa forma tu conseguiria um número mais confiável.
@Andrelcvd Se fizer ao contrário, dos 10% aos 100%, você vai medir quanto a bateria consegue receber de carga.
Como tem perdas tanto ao carregar quanto ao descarregar, é melhor você medir quando descarrega o carro de 100% a 10% (ou um pouco menos), pois você vai tem um resultado mais preciso da capacidade de uso da sua bateria ao movimentar o carro, que afinal é o objetivo da bateria
Fiz a medicao aqui ja em 100% mostrou esses dados:
Interessante que deixei a bateria descer ate 4% ontem e dei caraga ate 100% subiu o soh para 92% e estava em.90%, subiu tambem o ah da bateria… vamos descarregar ate 10% ou menos novamente e fazer a nova medicao.. daqui a 3 dias coloco aqui o resultado
Mas complementando sobre o soh ter caido tem um.video de ontem que um youtuber parece ter explicacao
Em.resumo segundo ele varios donos de dolphin gs incluindo ele mesmo tiveram.queda no soh e nos ah da bateria drasticamente depois da nova atualizacao ota… eu creio que a byd mecheu em.algo ai na medicao mesmo, e acredito que quanto mais deixarmos a bateria chegar proximo a 0% o sistema vairecalibrar e voltar ao normal a saude mostrada nesses app que medem.os ah, eu vou deixar chegar a 0% ou bem proximo e colocarei o resultado de minha teoria aqui e no youtube para exclarecer para a galera
Porque recapitulando… deixa a 5% apos atulizacao caiu de 100% da saude para 90% , agora deixei um pouco mais 4% e a saude “melhorou” para 92%, portanto acredito que quanto mais profunda for a descarga o bms ler areas que antes ele estava desconsiderando da medicao e recalibra a bateria corretamente…
@Andrelcvd Por enquanto anota esses valores:
Accumulated charge energy: 5013 kWh
Accumulated discharge energy: 4977 kWh
Sim, assim que descer a 10% ou menos ou vou medir novamente e veremos o calculo, mas julio eu to pensando em deixar proximo a 0% tem problema? Porque ai eu acho que vai subir o soh da bateria tambem, vai fazer a leitura mais precisa ao meu ver…