Carregamento Inteligente com horário agendado funciona?

Eu sempre programo os carregamentos para 06h15 ou 06h30 de carga (em casa eu consigo carregar em média 9,5 kW por hora) quando a bateria está próxima dos 20%, para deixar a carga final entre 80% e 90%.

O carregamento sempre começa no horário certo, mas nunca interrompe antes de chegar nos 100%!

Já tentei em horários diferentes (começando às 19h, 22h, 0h, 02h, etc.) e com o motor “quente” e “frio”. E sempre carrega até carga total ao invés de interromper o carregamento no horário agendado.

Alguém tem a mesma experiência? Ou ideia de qual seria o problema ou como resolvê-lo?

Se vc programar para a metade do tempo (partindo dos mesmos 20%), por exemplo, ele para antes ou tbm só quando chega a 100%?

Pergunto isso, pois, se vc carrega a 9,5kW, suponho que seja um Dolphin Plus (pois o GS não alcança essa potência), que tem bateria de 60kWh. Se vc coloca pra carregar com 20%, ainda tem 80% pra carregar, que equivaleria a aproximadamente 48kWh.

Se vc carrega a 9,5kW de média, o tempo para carregar 48kWh seria por volta 5h. Se vc está programando para mais de 6h, voce vai carregar sempre até 100% mesmo…

2 curtidas

Eu vou testar isso na semana que vem, @Br_Robot.

Na verdade, eu acho que fiz os cálculos errados para postar aqui. O dado concreto que eu tenho, testado 3 vezes, é que de exatos 20% a 80% me demora 06 horas e 15 minutos (mais ou menos 5 minutos).

Mas eu vou fazer esse teste que você sugeriu e programar para 3 horas. Veremos!

Legal, faz sim e volta com o resultado.

Pra confirmar, seu Dolphin é o GS ou o Plus?

1 curtida

Vou fazer, sim. Dolphin Plus.

Eu tive esse problema. Agendei para carregar das 00h05 até 5h05, e em princípio funcionou, mas às 5h35 ligou de novo e carregou até 100%. Abaixo o gráfico do meu carregador weg (o horário dele está 3h à frente, em UTC).

1 curtida

No meu Dolphin GS, eu constatei que ele volta a carregar se o aplicativo do celular for acessado para monitorar a carga.
Ou seja: No seu caso ele vai parar de carregar as 5h05min. Se você não acessar pelo aplicativo, ele permanecerá desligado. Más se você acessar pelo aplicativo para ver se o carregador desligou, ele ligará e voltará a carregar até 100%.

2 curtidas

Interessante! Vou observar isso da próxima vez, obrigado!

1 curtida

@LuizArthur Sim! Acontece isso comigo direto, também. Eu até evito acessar o aplicativo nesses dias.

Eu carreguei três vezes com agendamento por apenas 3 horas e 15 minutos, como o @Br_Robot tinha sugerido! O agendamento funcionou direitinho e realmente cortou o carregamento após 3 horas e 15 minutos. Carga média de 30%.

Exceto que, como o @LuizArthur relatou, se eu acesso o aplicativo para, por exemplo, abrir o carro, ele volta a carregar sozinho!

Nesses testes eu deixei o fim do agendamento para próximo do horário quando eu preciso do carro. Agora eu vou fazer testes de agendar e deixar plugado por várias horas para ver se ele, por acaso, volta a carregar espontaneamente sem acessar o aplicativo.

1 curtida

Parece um bug, será que tem alguma forma de relatar isso pra BYD? Só no 0800/email será?

Uma coisa que não gostei do agendamento é que o carro fica consumindo energia do carregador. Meu módulo atorch indica 1A constante, mas curiosamente 9W (em 220V, 1A daria 220W? A não ser que seja corrente/potência reativa?). O carregador em si (um Weg, com wifi e aplicativo) indica em torno de 200W.
De qualquer forma, é mais do que eu esperava, e mais do que gostaria de deixar consumindo por horas a fio até a carga realmente iniciar, e depois que ela parar até eu levantar e desconectar.
Talvez fosse melhor um timer na rede mesmo, independente dessa programação do carro…

1 curtida