Carregamento local em cidades pequenas

Pessoal , de modo a aumentar capilaridade de carregadores e aumentar a disponibilidade de cidades com recarga, alguém já pensou ou estaria disposto a criar um aplicativo ou rede colaborativa para ceder seu carregador residencial a algum viajante ?

De forma simplificada , valeria a pena criar um app ou simplesmente criar uma estação no Plugshare ou ABRP , e cobrar pelo KW carregado ?

Explico: Você viaja para uma cidadezinha do interior que não tem estacão comercial. Você marca com alguém voluntarioso de pagar R$ 1,50 a R$ 2,00 por KW , e você deixa seu carro lá . Você ajuda alguém , ganha um troquinho a mais pelo custo do KW , e a pessoa pode planejar de viajar pra algum lugar que não tenha carregador no mapa.

Faz sentido ?

Abraços

2 curtidas

Eu acho que faria sentido sim. Porém existem outros detalhes como o acesso ao carregador.

Onde moro, por exemplo, a pessoa teria que acessar o condomínio e deixar o carro carregando na minha garagem. Haveriam limitações de horário também.

Não sei se funcionaria bem, pelo menos no meu caso.

Mas já ouvi falar que tem gente fazendo isso no EUA. Cadastra no PlugShare, como é bem comum casas sem portão ou muro por lá, a pessoa entra no “drive way” pluga o carregador e combina com o proprietário o pagamento.

4 curtidas

Teria que ser algumas situações bem especificas. Tem que ser o destino final da pessoa ou ela iria dormir nessa cidade, nao vejo outra forma de esperar 5+ horas esperando carregar, a não ser que seja uma emergência.

4 curtidas

E se a pessoa for dormir na cidade pode fazer mais sentido pedir para usar uma tomada no hotel/pousada/airbnb pra fazer o carregamento durante a noite.

1 curtida

Eu pensei nessa hipótese… mas o carregador portátil é muito lento. Nem todo lugar acha 220v . Pelo menos em MG não é comum 220v

Pelo que eu vi, tem uma galera fazendo isso no Plugshare.

Se olhar no interior de São Paulo e Minas, tem alguns carregadores em cidades pequenas marcados como restritos, já vi alguns que na descrição está como “carregador de fulano” e o dono colocou uma mensagem do tipo “se precisar utilizar, manda mensagem no whatsapp numero x para combinarmos”.

2 curtidas

O Plugshare já faz isso, inclusive compartilho o meu desde o ano passado.
https://www.plugshare.com/location/575122

4 curtidas

Qual região de MG? Aqui no sul de mg eu sempre achei.

Outra opção interessante é procurar por camping que aceite motorhomes. Eles costumam ter até 220/32 com aquelas tomadas industriais que, teoricamente, carrega na mesma potência do wallbox.

1 curtida

Temos 4 estações de recarga lenta na nossa empresa e desde o início deixei disponível no PlugShare, inclusive descrevendo que pode ser usado por quem precisar. Até hoje não apareceu ninguém pra carregar. Mas a ideia é ótima até em cidades maiores, onde o viajante passa a noite, tendo em vista que poucos hotéis ou airbnbs possuem carregamento.

1 curtida

Realmente. Vou pro RJ semana que vem e vou ter que “perder” um tempo pra carregar antes de voltar, o AirBNB não tem nem garagem. Seria infinitamente melhor se eu pudesse deixar o carro carregando durante a estadia.

A ideia é boa, mas é um momento transitório que estamos vivendo. Aqui em SC por exemplo, ja tem uma padaria que tem 2 carregadores de 7kw. E essa é uma tendencia. Cada vez mais vai haver carregadores em comercios, deixando os postos de gasolina obsoletos. Além disso, carregar na casa de um estranho não tem uma praticidade boa, pois no melhor caso, a pessoa vai ter um carregador de 11kw em casa, o que ainda é bem lento.
A alternativa mais acertada é realmente comprar um carregador portatil. Esse final de semana por exemplo alugamos um chalé em Rancho Queimado, literalmente uma cidadezinha no fim do mundo do oeste catarinense. Enquanto dormia o carregador portatil carregou a bateria para mim o suficiente para voltar pra casa sem medo de ficar sem energia no caminho

2 curtidas

Eu, as vezes que vou a Urubici Sc, a trabalho, chego normalmente em torno de 7 hrs da manha, deixo carregando em uma tomada de 20, final da tarde, qdo volto para Balneario, está carregado. Nem uso mais um carregador rapido que existe ali em Bom Retiro.

2 curtidas

Carregador lento precisa estar em locais onde o carro possa passar a noite com segurança. Não adianta ter carregador em padaria e supermercado se vc fica lá no máximo por 1 hora…

1 curtida

Fiz exatamente a mesma coisa em uma viagem, porém só tinha disponível tomada de 10A no local. Neste meu caso carregou o suficiente para retornar sem preocupação de ficar sem bateria.

1 curtida