Pessoal, vou pegar meu Plus essa semana e sempre li na internet que o ideal é carregar entre 20% e 80% para não superaquecer a bateria e diminuir sua vida útil.
Porém, li também que é sugerido recarregar até 100% uma vez por semana.
No meu caso não ando muito, então devo recarregar uma vez na semana só. Então para mim é melhor recarregar sempre até 100% ou alguma outra estratégia, como intercalar carregamentos de 80% e de 100%?
Além disso se tiverem dicas para o início eu agradeço, o que vi até agora é que nos primeiros 2000km é pra ficar sempre no eco e que não pode acelerar forte.
Pode carregar ate 100% uma vez por semana sim, o que nao recomendo é carregar ate 100% e deixar parado. São os extremos que podem acelerar a degradação da bateria. No meu caso, eu sempre carrego até 100% 1x por semana na noite anterior ao dia que preciso ir na empresa(trabalho hibrido). Fora isso, é tentar usar ate uns 20 ou 30% na sua rotina e uma vez a cada 6 meses fazer uma descarga até perto dos 5% para depois carregar até 100 para dar uma calibrada na bateria.
Tirando situações que eu preciso de muita autonomia no dia seguinte, eu sempre deixo a bateria baixar de 5% e carrego até 100%, como o manual diz pra fazer a cada 6 meses.
Pro meu uso padrão, faço esse carregamento em média a cada 2 semanas e sinto a relação potência/torque e autonomia (perto dos 400km cidade) muito melhor do que quando colocava pra carregar até 100% quando chegava perto de 30%.
É bem sabido que essas baterias deterioram mais abaixo dos 20%, acho que isso não deve ser feito com frequência , somente para fins de calibração a cada seis meses mesmo… mas claro, cada um faz o que acha melhor
Particularmente, eu nem me preocupo com essas boas práticas, apenas uso.
No meu uso típico, 70-75% de uma carga dá para uma semana. Então eu carrego na sexta-feira durante a noite, uso no final de semana e, se tiver uns 70%+ no domingo a noite, sei que via segurar meu uso padrão até sexta-feira.
Eu, dificilmente, tenho imprevistos de precisar viajar de última hora. Por padrão eu sempre sei com pelo menos 1 dia de antecedência, então independente de como estiver a carga, vai dar pra carregar à noite.
Sobre descarga profunda, calibração e afins. Fiz apenas 1 vez porque manda o figurino, mas senti ZERO diferença no consumo ou estimativa de autonomia ou qualquer outra coisa.
Acho que faria mais sentido essa preocupação pra quem roda muito diariamente. No meu caso, 13.000km em 6 meses, acho que faz bem pouco sentido essa preocupação.
Apenas um comentário: A recomendação de não recarregar até 100% não é por aquecimento, mas porque os extremos de estado de carga da bateria (0%-15% e 85%-100%) causam perda no inventário de lítio disponível para armazenar e liberar energia que acaba preso devido a processos prejudiciais internos que acontecem nesses extremos.
Mas possivelmente é algo que não vai te fazer diferença na vida útil do carro, não parece ser algo que alterará significantemente o desempenho da bateria. Muitos outros fatores que não temos como controlar podem influenciar na vida da bateria, como temperatura ambiente e a própria idade da bateria.
Se você só recarrega o carro uma vez por semana, eu recomendaria recarregar a 100% pelo menos uma vez por mês para calibrar o medidor de carga e no restante até 80%.
Mas pessoalmente tenho convicção que recarregar toda vez até 100% não fará nenhum mal. Eu ficaria tranquilo e carregaria como melhor me sentir confortável.
Meu carro tem 100 dias de uso e 9.000km, carrego ele todo dia quando chego em casa até 100% independente de quanto esta a bateria, salvo os dias que rodei muito pouco
bom dia! o meu Dolphin GS ja esta com 30.000. Quando comprei falaram que podia carregar com qualquer carga a qualquer momento e uma vez a casa 3 meses em média descarregar até uns 15 ou 10% e recarregar ate 100%. Na verdade eu faço isso quase todas as vezes que vou recarregar. Sempre ate chegar a uns 10% e carrego 100%. Nunca recarreguei só 80%. A Bateria esta perfeita, dando os mesmo 405km de autonomia.
Carregar 100% na carga lenta não estressa tanto a bateria assim, a recomendação até 80% é para casos em que você está viajando por exemplo e vai fazer várias cargas na sequência, o recomendado é uma carga rápida até 80% e não deixar baixar de 20% que vai permitir um estresse menor nas baterias além de um melhor aproveitamento do tempo que você vai deixar recarregando.
Na carga lenta uma vez por semana o stress na bateria é bem menor.
Complementando, outro motivo da recomendação de carregar até 80% é porque é até 80% que ela suporta carregar na potência maxima(varia conforme o carro/tamanho da bateria). Os últimos 20% a potência máxima é reduzida e acaba demorando mais.
Até 80% é o mais eficiente na questão tempo x kwh recarregados.
O que se deve evitar a qualquer custo: Deixar o carro zerar, e principalmente ficar com a bateria zerada por dias.
Todo resto varia em graus de preciosismo para baterias LFP (todos os BYD no BR).
Essa questão dos 80% vem de dois cenários: baterias com outras químicas, que realmente degradam mais em ficar acima disso, e da recarga rápida (DC) em transito, onde a velocidade de carregamento cai muito quando chega nesse patamar, fazendo mais sentido, se o trajeto permitir, parar e seguir pro próximo eletroposto.
Se quiser ter um cuidado extra, tente evitar carregar a 100% quando o carro só vai ficar parado. Agora se vc usa todo dia, no stress, carregue com a frequência que for conveniente…
Mas cai tanto assim? Digo, levando em consideração o limite de 80kw do Dolphin Plus, nas poucas experiências de carga rápida que tive, a potência só caía de verdade a partir dos 95%. Em um carregador de 60kw ele sustentou bem essa potência até perto de 90%, a partir de 95% caiu pra próximo de 17kw e foi caindo até dar 100% (sim, eu precisava de 100% pra ter uma margem). Ontem, testando um carregador de 40kw que um amigo está implementando, ele segurou 37kw até 96% e só caiu de verdade lá pelos 98%.
Tenho a impressão de que essa queda varia demais do tipo do carregador DC, o dele permite até 1000v. Na hora da queda a tensão subiu uns 10-20v (oscilava em 430v e foi pra perto de 450v) a medida que a corrente caía. Aliás, bem legal poder fazer uma carga rápida com o engenheiro responsável do lado, fomos monitorando praticamente todos os dados durante a recarga.
Depende da potencia do carregador. Se for considerar um de 60kw, ele não vai sentir cair tão cedo porque ele vai baixando conforme a carga. Por exemplo em 90kw(se não me engano a potencia mais alta que ja vi foi 88kw no dolphin plus) acima de 80% ele cairia pra perto dos 60kw que era a potência do carregador que você estava usando, ai la pelos 90% cairia pra uns 40-30. E la pelos 98-99% cai pra uns 13kw.
Claro, 60kw e 30kw estão longe de ser considerado lentos, mas demora mais do que a ~90kw, e de pra 60kw pra 90kw são quase 50% de diferença. A questão de tempo/conveniência é relativa tambem, depende de outros fatores pessoais, tipo esta passeando, esta com família, crianças, etc.
Além do fator fila, se tiver fila de carro pra carregar, e tiver 2 carros na sua frente e os dois não forem carregar os últimos 20%, daria pra “economizar” pelo menos 1hora.
Obs: os valores não são exatos, alguns eu falei pelo que eu me lembro e podem estar incorretos
@dawtaylor . Não estava me referindo aos nossos Dolphins, mas de onde veio essa questão em geral.
A verdade é que, vários carros elétricos (que ainda não temos no BR) carregam a capacidades bem altas, 150, 250, 300, até 500++KW… Isso quer dizer que em poucos minutos, vc recupera muitos km de autonomia. Mas nesses casos, chegou por volta de 80%, essa velocidade cai muito… tipo um Tesla M3 vai baixar de 250 pra 80kw… menos de 1/3… e em 95+% cai mais ainda…
Nos nossos BYDs não vai cair tanto pq a carga “rápida”, já é lenta… kkkkkk…
Apenas a titulo de curiosidade, a esmagadora maioria dos carros que anunciam um capacidade de carga bem alta, só conseguem sustentar ela por poucos minutos… e dai vai diminuindo gradualmente a medida que a bateria vai aquecendo… Ainda assim, imagina que 10min a 200kw (média), são 33kwh… é meia bateria do Dolphin Plus, em 10 min…
Diz no manual do Dolphin MIni:
“Recomenda-se o carregamento completo do veículo regularmente (ao
menos uma vez por semana) e carregá-lo totalmente com a bateria fraca
(SOC <10%) uma vez a cada três a seis
meses”
Não sei pra tanta discursão, o manual eh claro inclusive o BYD sempre toca nesse ponto… a carga da bateria eh 100% ou seja toda vez q for carregar eh até 100% a não ser q vc não possa carregar, carga rápida pode diminuir a vida útil da mesma. E recomenda-se ao menos uma descarga profunda salvo engano a cada 4 meses… tá tudo no manual. Uso o carro e sempre carrego 100% logicamente ninguém vai ficar feito um louco carregando com 90% aqui custumo colocar pra carregar entre 30 ou 20%.
1 É uma pena que o fôrum cresceu tanto e informações relevantes acabaram se “perdendo” no meio de tanta info, como por exemplo de que cada célula tem tensão máxima de 3,6V, mas ao carregar a 100% o BMS da BYD deixa ela a 3,2V, ou seja, carregar a 100% já é na verdade carregar a 89% da capacidade total. Good enough for me, mas se você quer chegar nos 80% reais (em relação à capacidade máxima a 3.6V), carregue a 90% *. Isto te dará mais autonomia ao mesmo tempo que te mantém confortado com sua limitante de 80%.
80% de 3.6V é 2.88V
2.88V é 90% de 3.2V
Assim, carregar nominalmente a 90% corresponde a 80% da capacidade real máxima.
2 De qualquer maneira, não entendo por que abrir mão de 20% da autonomia hoje para salvar 5-10% da autonomia num futuro incerto. Sob a ótica de um investidor financeiro, esse seria um “investimento” com retorno seguramente negativo.