Carro no wallbox por vários dias

O Mini de um vizinho deve ter entrado hoje no seu 5o dia plugado no wallbox, provavelmente viajaram.

Fiquei refletindo se isso é ok, e acho que não, principalmente se ele não fez Recarga Inteligente, isto é, mandou carregar sem teto.

Não achei ok porque já são 5 dias com a bateria a 100%, o que todos sabemos não é recomendável. E aí fiquei pensando, pode ser pior ainda, se o wallbox for acionado toda vez que o SoC cair um pouco (99%?) para levar a bateria de volta aos 100%.

Gostaria de ouvir a consideração dos colegas sobre o tema, e também saber de quem já deixou o carro no wallbox por vários dias, como que é o padrão de carga/recarga (ou seja, volta a carregar depois de cair quantos %?).

Acho que esse ponto nunca foi discutido aqui, pelo menos procurei e não achei, desculpem se já existe.

Acho que deixar conectado ou parado a 100% gera praticamente o mesmo desgaste da bateria. Não é recomendável, mas provavelmente ele nunca vai notar um desgaste prematuro na bateria.
A diferença que vejo é que o carro plugado pode sofrer danos por problemas no fornecimento elétrico como os causados por descargas atmosféricas. Ele deve ter as proteções na instalação, mas sempre há risco.

1 curtida

Baseado em vozes da minha cabeça, eu acho que o carregador não inicia uma nova recarga enquanto você não retirar o plug e conectar de novo. A não ser que dê uma queda de energia, dai ele perde a comunicação com o wallbox, e quando a energia voltar, ele vai achar que o plug foi reconectado.

Brincadeira a parte, meu palpite é baseado no defeito que eu tive que o carro não reconhecia o travamento do conector e encerrava a carga, dai eu precisava tirar o plug e colocar de novo pra tentar de novo.

E tambem nos usuários que comentaram que programaram a recarga inteligente pra acabar antes de atingir os 100%. Após a recarga acabar o carro não inicia uma nova recarga a nao ser que você tire o plug. No comentário deles a reclamação era que tinha dado queda de energia no meio da noite e o carro tinha sido carregado até 100% após a energia voltar.

4 curtidas

Talvez não seja exatamente o caso que você cita, mas meu Dolphin começa a carregar depois de parar a carga pela recarga inteligente sem a conexão e desconexão do plug. Isso ocorre quando eu programo a recarga inteligente para executar apenas uma vez. No meio da noite ele para de carregar na hora programada, mas na manhã do dia seguinte, sem intervenção minha, ele volta a carregar até 100%. Acho que ele considera que eu pedi apenas uma vez e já estamos em outro dia, então desativa a recarga inteligente.

1 curtida

O meu carro eu deixo carregando à noite , e no dia seguinte já está ok. Também tenho esse receio de deixar plugado, se prejudica a bateria, mas não tenho paciência de programar. Pelas informações ninguém tem certeza do que acontece. Se não houver queda de energia, ele pode voltar a carregar automaticamente sem que seja retirado e plugado novamente ? Alguém da BYD no grupo ?