O Mini de um vizinho deve ter entrado hoje no seu 5o dia plugado no wallbox, provavelmente viajaram.
Fiquei refletindo se isso é ok, e acho que não, principalmente se ele não fez Recarga Inteligente, isto é, mandou carregar sem teto.
Não achei ok porque já são 5 dias com a bateria a 100%, o que todos sabemos não é recomendável. E aí fiquei pensando, pode ser pior ainda, se o wallbox for acionado toda vez que o SoC cair um pouco (99%?) para levar a bateria de volta aos 100%.
Gostaria de ouvir a consideração dos colegas sobre o tema, e também saber de quem já deixou o carro no wallbox por vários dias, como que é o padrão de carga/recarga (ou seja, volta a carregar depois de cair quantos %?).
Acho que esse ponto nunca foi discutido aqui, pelo menos procurei e não achei, desculpem se já existe.
Acho que deixar conectado ou parado a 100% gera praticamente o mesmo desgaste da bateria. Não é recomendável, mas provavelmente ele nunca vai notar um desgaste prematuro na bateria.
A diferença que vejo é que o carro plugado pode sofrer danos por problemas no fornecimento elétrico como os causados por descargas atmosféricas. Ele deve ter as proteções na instalação, mas sempre há risco.
Baseado em vozes da minha cabeça, eu acho que o carregador não inicia uma nova recarga enquanto você não retirar o plug e conectar de novo. A não ser que dê uma queda de energia, dai ele perde a comunicação com o wallbox, e quando a energia voltar, ele vai achar que o plug foi reconectado.
Brincadeira a parte, meu palpite é baseado no defeito que eu tive que o carro não reconhecia o travamento do conector e encerrava a carga, dai eu precisava tirar o plug e colocar de novo pra tentar de novo.
E tambem nos usuários que comentaram que programaram a recarga inteligente pra acabar antes de atingir os 100%. Após a recarga acabar o carro não inicia uma nova recarga a nao ser que você tire o plug. No comentário deles a reclamação era que tinha dado queda de energia no meio da noite e o carro tinha sido carregado até 100% após a energia voltar.
Talvez não seja exatamente o caso que você cita, mas meu Dolphin começa a carregar depois de parar a carga pela recarga inteligente sem a conexão e desconexão do plug. Isso ocorre quando eu programo a recarga inteligente para executar apenas uma vez. No meio da noite ele para de carregar na hora programada, mas na manhã do dia seguinte, sem intervenção minha, ele volta a carregar até 100%. Acho que ele considera que eu pedi apenas uma vez e já estamos em outro dia, então desativa a recarga inteligente.
O meu carro eu deixo carregando à noite , e no dia seguinte já está ok. Também tenho esse receio de deixar plugado, se prejudica a bateria, mas não tenho paciência de programar. Pelas informações ninguém tem certeza do que acontece. Se não houver queda de energia, ele pode voltar a carregar automaticamente sem que seja retirado e plugado novamente ? Alguém da BYD no grupo ?