Donos de Plus e outros carros com ADAS, esta é a confirmação empírica do nosso medo das repentinas frenagens causadas pela hiperatividade do sensor de colisão - realmente aumentam as colisões traseiras.
E se o golfinho tivesse modo one-pedal, o risco seria maior ainda.
Depois dessa dá vontade de desativar o sensor de colisão, pena que ele reativa a cada ligada do carro.
Já tive alguns episódios de frenagens abruptas dos sensores de colisão e tráfego cruzado, mas se tornaram cada vez menos frequentes. Me preocupa bem pouco ultimamente.
Acho engraçado associar ADAS a carro elétrico. Sim, os carros são mais tecnológicos, mas é o tipo de recurso que qualquer carro pode ter, o Nivus mesmo tem uma frenagem de emergência até 50kmh…
Sim. Em algum momento isso vai ser tão comum que só quem desativar isso vai ter problemas. Até lá…
Sempre que matéria começa com “Estudo aponta” e é feita nos Estados Unidos, pode apostar que tem um viés contra o carro elétrico.
Até poucos anos atrás, quando a Tesla dominava, todos os “Estudos” eram só elogios aos carros elétricos. Agora que estão perdendo de lavada pra China nos carros elétricos, as “notícias” viraram isso.
Se as pessoas atrás mantiverem a distância correta não vão bater atrás. E quem bate atrás porque está perto demais tem que arcar com a conta.
Eu prefiro a segurança da frenagam de emergência, de evitar atropelar um pedestre que entre na frente repentinamente, que seria muito pior.
Estou com o carro há 3 meses, quase 7 mil km, e não vejo esses acionamentos exagerados, acionou comigo uma vez só, na estrada quando carro da frente parou, eu estava freando, ia parar mas ele freou mais rápido. Deu susto sim, mas é uma segurança.
Como bem dito acima pelo amigo, completo viés sensacionalista contra elétricos. Os sistemas ADAS estão no mercado há muito mais tempo que os elétricos em si. E não há absolutamente nenhuma diferença entre o ADAS de um elétrico e de um bebedor de suco de dinossauro.