Categoria: mini-foguetes elétricos. Qual o seu pick?

Essa é uma categoria que sempre me animou: carros rápidos e luxuosos, sem serem mastodontes enormes ruins de guiar e estacionar em ruas apertadas, bons para o dia a dia. Mas essa é uma categoria pequena, pois performance e luxo vêm invariavalmente com tamanho no mundo automotivo.

E essa categoria é mais divertida (na rua, não nas pistas) que a categoria equivalente a combustão, com aceleração mais forte e linear, e mais conforto no dia a dia pois a suspensão não é dura tipo kart (o que não os fazem divertidos para as pistas, além do seu peso).

No mundo VE brasileiro vejo 4 carros nessa categoria, infelizmente 2 são datados e 1 está próximo da meia-vida. Fiz um comparativo entre eles, não incluí features (pois todos vêm devidamente recheados) mas incluí algumas observações pro/cons ao final.

BYD YUAN PLUS AWD ZEEKR X FLAGSHIP AWD VOLVO EX30 ULTRA TWIN MG4 XPOWER AWD
Potência (cv) 449 428 428 435
Torque (kgmf) 57,1 55 55,4 61,2
0-100 (s) 3,9 3,8 3,6 3,8
Bateria (kWh) LFP 74,9 LFP 66 NMC 69 LFP 62,1
Autonomia Inmetro (km) 378 304 316 279
Comprimento (m) 4,455 4,432 4,23 4,287
Entre-eixos (m) 2,72 2,75 2,65 2,705
Porta-malas / frunk (L) 490 / 101 362 / 66 318 / pequeno 350 / 0
Peso (kg) 1.990 1.960 1.850 1.810
Ano / modelo à venda 25/26 24/25 25/26 25/26
É o modelo global atual? Não Não (chega outubro) Sim (próximo meia-vida) Sim
Preço cheio (R$) 269.900 338.000 309.950 229.800
Preço real estimado (R$) 250.000 240.000 290.000 220.000
Cobertura CSS 220 10 (1 na cidade de SP) 52 24
Recarga AC / DC (kW) 11 / 205 22 / 153 22 / 153 11 / 140
Principais qualidades Autonomia Luxo Interno Menor tamanho Melhor Preço
Porta-malas Espaço interno Melhor 0-100 Modelo Global
Recarga DC Melhor revenda?
Cobertura CSS
Principais problemas Datado Cobertura CSS Bateria NMC Não tem teto, porta-malas elétrico
Interior feinho Carro datado e encalhado Não tem painel Poucas CSS, marca não se firmou
Pior 0-100 Não tem porta-luvas! Sem botões Baixa autonomia
Chance de virar mico Aqueles brake calipers laranjas…

Resumo:

• Volvo: é o menor carro e com melhor aceleração, e talvez o com melhor potencial de revenda, mas a vida a bordo deve ser chata sem botões, o acabamento é fraco para o preço, e a bateria é a NMC que já deu recall.
  • Zeekr: é o carro mais bonito, de melhor qualidade e acabamento e deve ter uma margem de negociação enorme na compra, mas tendo vendido pouco mais que 400 unidades e com 1 CSS em SP, é futuro candidato a mico. Já falei que ele não tem porta-luvas?
  • Yuan: é o maior carro e com menor beleza entre os 3, datado, mas é um BYD que já conheço, tem uma excelente autonomia, espaço interno, e recarga DC animal. Tem a mehor cobertura de CSS dos 3 (quem diria que o tamanho da rede da BYD tenha se tornado um plus com os anos?)
  • MG4 Xpower: é a opção de menor preço, luxo e features e é o modelo global sendo vendido. Mas o seu futuro aqui ainda é incerto, a marca está demorando para decolar, mesmo com o MG4 Urban que venderam e não entregam.

Meu pick dessa lista seria o Yuan.

E o seu pick dessa lista, qual é? (Diferentes insights serão muito apreciados!).

Comentário post-mortem: essa faixa de 0-100 abaixo dos 4s costumava ser exclusiva de Ferraris, Lamborghinis e Porsches Turbo, que grande mudança no mercado!

2 curtidas

Dessa lista tbm ficaria com o Yuan pelo custo benefício, mas a vontade seria ficar com o Zeekr.

MG4 Xpower não se encaixaria na sua categoria de comparação? Talvez não tenha tanto luxo ( e nem teto…) mas com um valor bem menor poderia se tornar uma opção atrativa? Vc já escreveu bastante sobre ele por aqui…

1 curtida

A escolha mais racional entre esses seria o Yuan, sem a menor sombra de dúvidas, pelo conjunto da obra.

Sobre o Zeekr X estar datado, eu discordo. Apresente esse carro como novo lançamento para um não-entusiasta e veja qual seria a reação. Eu vejo um potencial pra se tornar datado, mas no longo prazo.

Minha definição de datado é quando algo entrega a idade de longe. Tipo o interior do Xsara 2002, tu bate o olho e já pensa em “carro do início dos anos 2000”.

É, poderia entrar, se bem que lhe falta luxo e várias features (como o teto) que são importantes da categoria. Depois atualizo.

Eu quis dizer datado porque há uma nova versão já à venda em outros mercados, e que só chega aqui em outubro. Devo usar outra palavra, como defasado?

1 curtida

Cyberster está no seu critério de potência/tamanho (tem 4,5m de comprimento). Não entraria nessa lista?

Nem pensei nele, por não ser um carro para o dia a dia. Não acho que alguém vá decidir entre um EX30 e um Cyberster, esse concorre mais com um Boxster ou uma Z4, não? E está em uma feixa de preço bem acima.

1 curtida

Acho que, nesse caso, defasado pode fazer mais sentido. Não quer dizer ruim/antigo, somente que já existe uma nova versão.

Mas, nesse caso, o Yuan também não deveria ser considerado defasado?

1 curtida

Sim, eu disse no início que os dois - Zeekr X e Yuan AWD - são datados, ou melhor, defasados, e o EX30 deve fazer 3 anos agora no final do ano, se cumprirem o típico ciclo de 3/6 anos, deve aparecer um facelift de meia-vida em breve. Aliás, se colocassem um painel de instrumentos, alguns botões a mais e uma bateria LFP nessa nova versão, seria algo a olhar com carinho. Mas é pedir muito.

Sério, achei que você ia dizer que o Zeekr era a escolha racional por ter volante de 2 raios. Surpreendeu. :rofl::rofl::rofl:

Sim, atualizei a lista, obrigado por lembrar. Inclui extre-eixos. Apesar do XPower ser uma escolha racional para a categoria pelo seu preço e sua atualidade, sigo com o Yuan.

Achei que o outro datado seria o EX30. haha

Já abandonei a causa anti-volante de 2 raios.

o Gac Aion V não seria uma excelente opção?

Não é nem mini, muito menos foguete…rs

mas a lista parece tudo SUV kkk

Se a autonomia do MG4 fosse melhor seria uma opção ideal, considerando o preço bem mais em conta comparado aos outros. Considerando a questão “foguete” iria de Cyberster, pena que a minha carteira não comporta este mimo.